A polia de ferro fundido é utilizada na indústria para modificar o sentido e direção de uma força aplicada ao se puxar um objeto. Esses serviços facilitam o funcionamento de funções que podem estar interligadas.
Ela é uma peça que geralmente é utilizada na transferências de forças ou energia cinética, podendo ser composta por uma roda de metal ou madeira, lisas ou sulcadas em seu perímetro. Seu funcionamento é por meio de correias, cordas ou correntes metálicas.
A polia faz um movimento de rotação em seu próprio eixo, isto é, as polias de ferro fundido fazem também um serviço de transferência de movimento. Suas vantagens são:
-
Desempenho alto da rotação;
-
Aumento da capacidade;
-
Auxílio múltiplo de transmissão;
-
Várias aplicações.
Além dessas, as polias não precisam de muito espaço para serem instaladas e são muito eficientes. No entanto, possui algumas desvantagens, como um custo elevado na reparação, as aplicações necessitam ter alto níveis de redução e o seu preço de fabricação.
As polias de ferro fundido são originárias da França e eram maquinários muito simples, os conjuntos de polias apresentavam variações conforme o mecanismo da aplicação.
Agiam de maneira arbitrária e individual. Já no Egito Antigo, as polias serviam para levantar e mover os blocos de pedras muito pesados, blocos utilizados na construção das pirâmides.
Atualmente as polias de ferro fundido são aplicadas em: maquinários, grandes instalações, máquinas de academia e qualquer outro equipamento que necessite de transferência de movimento ou energia.
Sua aplicação é feita quando elas são fixadas em um suporte onde tem dois objetos suspensos juntos através de um fio não alterando seu tamanho e sem massa. Ao liberar o sistema de repouso, obtém resultados onde o objeto A terá X peso e o outro objeto, B, terá peso diferente.
Quando o corpo é levantado, as polias diminuem a força na qual será precisa para suspender e, assim, com essa configuração, utiliza a forma de tração para manter o corpo dividindo e equilibrando os pesos para efetuar um trabalho eficiente.
Fique por dentro do rebobinamento de motores
O rebobinamento de motores é uma atividade exercida somente por profissionais altamente capacitados e da área elétrica. É essencial para esse profissional sempre se atualizar sobre normas, prescrições e medidas de segurança.
O rebobinamento é a técnica mais comum para introduzir algumas peças novas no qual auxiliam na composição e garantem o funcionamento. Ainda, evita alguns defeitos como, por exemplo, aquecimento excessivo e o rebobinamento em desacordo.
Quando precisa reparar o
motor eletrico, o profissional necessita identificar aspectos importantes antes de realizar qualquer providência ou desmontar o aparelho.
Precisa observar a placa de identificação que está na carcaça com algumas informações, avaliar o físico do equipamento e ver se tem rachaduras, amassados ou qualquer outro dano.
Antes de começar o rebobinamento de motores, veja se os fios estão encaixados de forma correta para que o motor funcione adequadamente. Depois do trabalho efetuado é o momento de fazer um teste para verificar se o motor está funcionando corretamente.
Mas caso haja irregularidades o próprio técnico deve consertar o dispositivo e testá-lo para que o cliente não tenha surpresas.
Saiba mais sobre empresa de automação industrial
As empresas de automação industrial têm a função de facilitar os procedimentos internos de uma indústria garantindo sobrevivência dentro de um mercado competitivo, ter equipamentos inteligentes que ajudam nos procedimentos com o objetivo de melhorar a produção, entre outras vantagens para alavancar a empresa.
A empresa de automação industrial dá o devido suporte técnicos para atualizar o sistema produtivo e em mudanças nos procedimentos internos das organizações que estão cada vez mais presentes na hora de atrair clientes novos e fidelizar os que já tem.
Elas oferecem soluções variadas para se aderir, porém o que vem se destacando são os dispositivos e processos que usam a tecnologia robótica no qual contribuem, de modo eficaz, na redução de muitos gastos relacionados à produção.
Com a ajuda da automação industrial é permitido um controle maior em cima do volume da produção como, também, possuir mais dados sobre a qualidade dos itens que foram fabricados e confeccionados.
Como resultado, o empresário consegue enxergar que sua marca e seus produtos ganharam valor no mercado. Mas, para isso, a empresa de automação industrial deve assegurar que todos os processos e equipamentos da organização estão configurados e instalados de modo correto.
Assim, possibilita flexibilização da produção em realidade, possibilitando que a indústria tenha mais condições para explorar outros mercados e aumentar sua rentabilidade.