Não basta que uma indústria produza mercadorias de qualidade: também é fundamental que ela garanta que seus produtos cheguem a quem os comprar no prazo combinado e em condições para que sejam usados.

Em outras palavras, é essencial criar um planejamento logístico adequado, que seja tanto eficiente quanto seguro para as mercadorias.

A boa notícia é que, apesar de a logística no Brasil ser complicada por uma série de fatores, há uma série de produtos no mercado que facilitam o transporte.

Deste modo, é possível realizar algumas etapas do processo de uma maneira mais eficiente, sem maiores problemas

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns objetos que podem ser de grande ajuda nessa tarefa.

  1. Cabo de aço

Existem ramos da indústria que trabalham com mercadorias pesadas. É o caso, por exemplo, daqueles estabelecimentos que atuam no ramo da construção civil.

Nesse contexto, uma cinta de amarração (responsável por contribuir para mais firmeza nas estruturas), assim como qualquer outro tipo de viga, é extremamente grande e volumosa. Isso a torna impossível de ser transportada apenas com a força humana.

A boa notícia é que existe uma alternativa para tal: o içamento. Nele, usa-se um equipamento de grande porte, como um guindaste, para exercer toda a força necessária para erguer o equipamento.

Deste modo, o processo é feito de uma maneira muito mais segura e eficiente para todos os envolvidos.

Vale ressaltar que, para que esse método realmente funcione, é fundamental que a máquina em questão seja operada por uma pessoa devidamente qualificada para tal. Do contrário, não apenas perde-se em eficiência, como também há um risco muito maior de acidentes.

Além disso, é preciso dispor de um acessório para manter o item seguro. Para tal, usa-se o cabo de aço.

Como o seu próprio nome diz, o item trata-se de uma corda feita com fibras dessa liga metálica, o que a torna resistente e apta a ser usada até mesmo no transporte das mercadorias mais pesadas. Por conta disso, ele sempre está presente no transporte de mercadorias.

Vale ressaltar que, ao comprar um objeto do tipo, o cabo de aço preço não deve ser o único fator levado em conta. Isso pois, caso ele tenha um valor muito abaixo da média do mercado, as chances de que a qualidade seja igualmente baixa são grandes.

  1. Parafuso olhal

Por mais que equipamentos como guindastes sejam importantes para mover cargas pesadas, eles, por si só, não são capazes de dar conta da tarefa.

Por esse motivo, é fundamental que máquinas do tipo sejam usadas em conjunto com acessórios apropriados.

Entre esse rol de itens, está o parafuso DIN 580, mais conhecido como parafuso olhalTrata-se de uma peça que tem como função criar um ponto de apoio para a carga içada, permitindo que sua movimentação aconteça sempre de forma estável.

Versátil, ele está disponível em modelos com diferentes capacidades de trabalho, tais como:

  • 0,14 toneladas;

  • 0,34 toneladas;

  • 1,8 toneladas;

  • 16 toneladas.

Portanto, antes de realizar todo e qualquer processo de içamento, é fundamental verificar o peso da carga em questão. Isso porque, caso o parafuso usado não seja o adequado, pode haver desde a perda da mercadoria até acidentes com ferimentos graves.

  1. Manilhas para cabo de aço

Além dos parafusos, há outros elementos de ligação que são necessários para que o processo de içamento seja seguro e eficiente.

Entre eles, está a manilha para cabo de aço, um item que faz a conexão entre o cabo e a corrente, caso ela seja necessária para o procedimento.

Vale ressaltar que, assim como no caso do parafuso, esse é um item que está disponível em diversos modelos.

É possível, por exemplo, comprar um modelo com pino rosqueado que seja curvo ou reto, conforme as particularidades do objeto em questão.

No caso de cargas mais pesadas, é possível optar pela manilha com pino reforçado. Por conta disso, é fundamental estudar tanto o item a ser içado quanto os modelos de manilha, de modo a escolher o mais adequado.

  1. Esticadores para cabo de aço

Por último, durante o processo de içamento é preciso extrair o máximo de força e tensão do cabo usado, mas sem ultrapassar sua capacidade ou prejudicar a estabilidade da mercadoria durante o procedimento.

A boa notícia é que existe um item no mercado que é projetado especialmente para a tarefa: o esticador de cabo de aço.

Quando bem aplicado, ele é de grande valia para extrair o melhor desempenho possível desse objeto.