A coleta de resíduos industriais é um serviço especializado, que as indústrias devem solicitar que empresas do segmento de gestão ambiental executem.
As diferentes produções feitas na indústria geram bastante e variados tipos de resíduos, os quais precisam de processos específicos para serem coletados de forma correta, assim, como o transporte, armazenagem, tratamento, reciclagem e destinação final.
Os resíduos industriais geram um grande impacto ao meio ambiente, mas desde que sejam gerenciados de forma descuidada. Para evitar ações prejudiciais para a natureza, órgãos, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), criaram regras para um gerenciamento de resíduos industriais.
Tendo muita importância e obrigando empresas do setor a seguirem as normas técnicas vigentes, esse serviço está integrado uma série de processos, que inclui o gerenciamento de resíduos.
Empresas especializadas nessa gestão e valorização ambiental, dão soluções completas nos cuidados com o resíduo, identificando-os até o processo final dos materiais.
A coleta somente deve ser feita por meio de veículos próprios e destinados para cada tipo de material, dessa forma, não tem risco de vazamentos.
Vale lembrar que os motoristas desses veículos passam por treinamentos para ficarem aptos no transporte de produtos perigosos. Como, em sua maioria, são materiais que agregam riscos a saúde, é obrigação da indústria contratar empresas do ramo experientes em gestão ambiental.
Com novas diretrizes na legislação ambiental, as empresas que não cumprirem as normas de tratamento e destinação dos resíduos podem ter autuações e multas de órgãos relacionados com o meio ambiente, como: a CETESB, o IBAMA e o Ministério Público, por isso, é necessário ter em dia a regularização dos processos.
Efetuar a coleta, o transporte, o tratamento e destinação de modo corretos dos residuos solidos e efluentes assegura a conservação do meio ambiente e, ainda, passa a responsabilidade socioambiental da empresa ao mercado industrial.
Detalhes do tratamento de resíduos industriais
Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, novas ferramentas surgiram para ajudar no tratamento de resíduos industriais, assim, aprimorando a gestão e qualidade dos serviços prestados pelas empresas responsáveis por esse serviço.
Tais equipamentos destinados ao tratamento de resíduos industriais são considerados de alto padrão tecnológico e eficazes na função. Os resíduos são tratados por meio de uma classificação que deriva três grupos.
No processo de tratamento do primeiro grupo – denominado mecânico -, o procedimento não tem química, porque os resíduos são fisicamente separados por tamanho e feitos em usinas de triagem e reciclagem.
No grupo seguinte – tratamento bioquímico -, os resíduos são ingeridos por microrganismos, fungos e bactérias, ou pelos organismos maiores: minhocas e lesmas, que quebram as moléculas maiores e transformam em uma mistura de substâncias e moléculas menores.
O terceiro grupo – tratamento térmico -, o resíduo ganha uma enorme quantidade de calor ao alcançar certa temperatura, que varia conforme o tipo de resíduo, tendo uma mudança em suas características, como: diminuição de volume (incineração e gaseificação).
Entretanto, é válido lembrar que são diversos os fatores que podem influenciar a maneira de proceder um tratamento de resíduos industriais, dessa forma aplicando a mais adequada em cada caso.
Saiba mais sobre os procedimentos das instalações elétricas
As instalações elétricas industriais nada mais são do que estruturas fundamentais para o funcionamento da indústria, contudo, precisam ser planejadas e efetivadas por profissionais experientes.
Ou seja, a empresa que for contratada para dar andamento nas instalações, é quem vai se preocupar, com: a produção, a transmissão, a distribuição e a aplicação de energia elétrica do projeto.
Antes de começar a instalação das ligações elétricas, é importante se atentar em seguir as exigências da concessionária de energia local, respeitando as normas técnicas dos órgãos competentes.
Pois um sistema elétrico eficaz possibilita um melhor uso de energia dentro da indústria, sem desperdícios ou falhas em sua distribuição.
Empresa especializado em engenharia, montagem e em instalações elétricas devem oferecer ao cliente os seguintes pontos:
-
Mão de obra especializada;
-
Dispositivos de alta tecnologia;
-
Instalações de média e baixa tensão;
-
Iluminação interna ou externa.
Outra questão importante é o oferecimento de manutenção industrial, pois é um serviço que impede danos aos equipamentos e instalações.
Dessa forma, proporcionando algumas vantagens como: segurança na instalação dos circuitos elétricos das indústrias, uso de materiais de alta qualidade dentro das normas nacionais e internacionais, além da mão de obra especializada, a sua empresa deve ganhar muita credibilidade.