Há uma imensa variedade de produtos que são confeccionados por meio de processos industriais, dessa forma, a fim de garantir que todos eles estejam em boas condições para serem usados pelas pessoas as fábricas realizam diversos processos para certificar a eficácia e qualidade dos produtos.
Dessa maneira, o controle de qualidade é um processo comum às indústrias, principalmente, em alguns setores industriais como na indústria farmacêutica e na automobilística, ambas que produzem produtos consumidos constantemente e que quando possuem algum defeito eles causam grandes problemas a saúde e qualidade de vida das pessoas.
Compreender quais são os principais tipos de controle de qualidade contribui para que a indústria tenha um desenvolvimento ainda melhor e mais resistente, apresentando a sociedade mercadorias melhores que facilitem ainda mais o cotidiano das pessoas.
Laboratório de análise
O laboratorio analise é um local reservado a estudos, verificações e descobertas de novos elementos, produtos e teorias.
Definido como um espaço reservado para execução de experimentos, análises e pesquisas, é essencial que esse espaço seja bem equipado, iluminado permitindo que as analises químicas sejam realizadas.
Há dois modelos de laboratório de análises o voltado a medicina que faz análises clínicas e o químico voltado aos produtos de maneira geral, sendo que a análise química consiste em um conjunto de técnicas aplicadas na identificação das espécies químicas, podendo ser realizadas de três maneiras diferentes: imediata, qualitativa e quantitativa.
A imediata consiste em isolar os materiais e elementos que constituem o material, podendo ser um processo manual ou por meio de equipamento, processo adotado para realizar uma análise de amostra sólida quando esta está inserida em um meio aquoso.
A análise qualitativa identifica toda a composição do material, sendo necessário instrumentos adequados para os processos, como o teste de tinta que envolvem os dois processos para verificar a qualidade e formação da tinta.
Lembrando que há diferentes tipos de tintas para serem aplicadas em diversos locais, por isso os testes mesmo sendo semelhantes, possuem padrões e resultados diferentes.
Por fim, a análise quantitativa é um processo mais criterioso, pois além de identificar os produtos químicos ela também permite identificar a quantidade do componente presente no produto, processo esse muito presente nas indústrias farmacêuticas e alimentícias.
Além desses processos, um ensaio muito comum nas indústrias, o ensaio de dureza rockwell serve para avaliar a dureza e resistência dos produtos de maneira geral.
Atualmente, há duas máquinas que são utilizadas o modelo normal que faz avaliações mais gerais e o modelo superficial indicada para lâminas, folhas finas e camadas mais superficiais dos produtos.
Dessa forma a indústria faz, em sua totalidade até quatro tipos de ensaios sendo eles:
- Imediato;
- Quantitativo;
- Qualitativo;
- Ensaio de dureza.
Por meio deles é possível ter resultados mais seguros e melhores.
Materiais de laboratórios de análises
Com o desenvolvimento das tecnologias, os laboratórios passaram a ser locais bem equipados e tecnológicos, permitindo estudos mais rápidos e práticos de serem realizados.
Atualmente, há vários equipamentos que podem ser aplicados, dentre eles o microscópio eletrônico de varredura (MEV) responsável por produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra, fornecendo mais detalhes e permitindo um direcionamento mais correto aos resultados.
Além do microscópios há os instrumentos de medição que servem para que haja mais precisão e controle nos ensaios realizados.
Nos laboratórios eles são bem comuns, dentre os equipamentos utilizados há a proveta de vidro que mede líquidos, com formato cilíndrico com bico vertedor na parte superior e uma base, esse modelo de bico permite que o líquido saia da proveta sem correr o risco de escorregar na peça.
Por fim, há os sensores que são aplicados às fabricas e também aos laboratórios que servem para tornar os processos mais seguros e eficazes.
Dentre eles há o modelo que permite detectar objetos metálicos a pequenas distâncias. O sensor indutivo é da categoria de proximidade, com uma vida útil longa, podendo ser aplicados em ambientes com poeiras e líquidos, ou seja, são versáteis e essenciais aos processos.
Com esses equipamentos e processos de análises e estudos, todos os produtos industriais podem ser testados garantindo a segurança e viabilidade do produto no mercado, assim tanto a indústria quanto a sociedade permanece em constante desenvolvimento e progresso que são facilitadores nas atividades cotidianas, pessoais ou profissionais das pessoas dentro da sociedade.