As atividades industriais que são realizadas nas empresas são muito importantes para oferta de produtos e serviços nos comércios.

A compra e venda de mercadorias e a prestação de serviços de assistência aos clientes ajudam no crescimento econômico, proporcionando geração de renda e novos postos de trabalho.

A indústria para conseguir bons resultados, nas empresas em especial, precisam investir capital na compra de maquinários e matéria-prima de qualidade para que os funcionários possam desempenhar com eficiência as tarefas na linha de produção.

As instalações das empresas precisam estar em boas condições para que o trabalho aconteça sem nenhuma interrupção. A eletricidade é uma grandeza de extrema importância para as companhias, pois é com um sistema elétrico bem distribuído que os aparelhos, equipamentos, ferramentas e máquinas conseguem energia para funcionarem.

O papel das instalações elétricas na indústria

Uma montagem do sistema elétrico feita por eletricistas pode ajudar as empresas a terem um bom uso da eletricidade, com muita qualidade e segurança.

A vantagem de uma instalação profissional é a possibilidade de evitar danos ao maquinário da empresa e, principalmente, à saúde física dos colaboradores. Por isso, comprar materiais e componentes de primeira é fundamental para conseguir um resultado satisfatório.

O primeiro passo é contratar os serviços de empresas de instalações elétricas, que com a sua equipe de funcionários experientes, podem realizar as instalações, que exigem muito cuidado, devido ao nível de perigo que a eletricidade tem.

O engenheiro elétrico fica responsável pela criação do projeto elétrico, documento que reúne todas as informações e detalhes sobre a instalação.

As vantagens de ter um projeto como este são:

  • Economia das contas;
  • Facilita os processos de manutenção;
  • Controle de gastos na compra dos materiais;
  • Evita surpresas durante a execução do sistema;
  • Dimensiona a quantidade de interruptores e tomadas que o espaço terá.

Um quadro de distribuição energia é um equipamento elétrico que tem a função de receber a energia vinda das companhias de distribuição, que podem ser uma ou mais fontes de alimentação e assim distribuí-las nos circuitos.

Os elementos que são usados no quadro são: disjuntor geral, barramento de proteção, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos), barramento do neutro, disjuntores dos circuitos terminais, proteção de policarbonato, etc.

Durante a montagem do quadro, os funcionários devem usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que ajudam a evitar problemas e danos à saúde física. Os mais utilizados são: capacete, botas, luvas, óculos e roupas especiais.

A importância da automação industrial nas empresas

A automação é um processo que consiste no uso de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos que conseguem automatizar alguns processos industriais.

O principal objetivo é aumentar a eficiência das atividades, maximizar a produção com baixo consumo de energia, menor índice de emissão de resíduos e melhores condições de informações e segurança aos colaboradores.

Pesquisar informações e referências de uma empresa automação industrial são importantes para conseguir implementar este sistema na companhia, com qualidade e máquinas corretas.

Este processo pode ser aplicado em vários segmentos: automobilístico, alimentos, mineração, química e demais áreas que adotam a produção em série.

Os equipamentos e máquinas utilizados são:

  • CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • CLP (Comando Lógico Programável);
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído);
  • Computadores;
  • Microcontroladores;
  • Robôs;
  • Sensores.

As maquinas cnc a venda são um excelente investimento para as empresas de usinagem que utilizam com frequência este maquinário para a produção de peças metálicas ou não, em grande quantidade. Com o cnc é possível controlar o número de itens produzidos, o tempo e os comandos que serão utilizados.

Os equipamentos cnc ajudam a diminuir o índice de falhas humanas e os atrasos na produção. Por isso, a automação industrial empresas, é considerado um excelente investimento, porque, além do cnc, é possível utilizar diversas máquinas específicas para automatizar os procedimentos, agregando agilidade e qualidade nos resultados.

Serviços especializados

As empresas de montagem e manutenção industrial realizam reparos periódicos ou consertos mais específicos. Com funcionários especializados em várias funções, conseguem realizar melhorias nas firmas da indústria.

Lubrificação, troca de componentes e peças, inspeção e limpeza são algumas das atividades que ajudam a manter o maquinário com boas condições de funcionamento.

Os benefícios das empresas de montagem e manutenção são: redução de custos com a compra de equipamentos, melhora a segurança, aumenta a eficiência, etc.

Portanto, os investimentos em automação industrial e nas instalações elétricas de qualidade são o caminho para o sucesso das empresas, conquistando os clientes e espaço no mercado.