A indústria é o setor responsável pela criação de produtos, peças e diversos itens que são utilizados pelas pessoas diariamente. O surgimento de mercadorias que facilitam a vida das pessoas é o segredo do sucesso das empresas, independente do segmento de atuação.
Um ponto muito importante no ambiente industrial é a segurança dos funcionários e do patrimônio (maquinário e imóvel) é fundamental para evitar problemas. Implementar um projeto de segurança do trabalho para que todos usem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e atenda às exigências de seguridade.
Investir em produtos são formas de mostrar aos funcionários o quanto eles são importantes e ajuda a evitar acidentes de trabalho e processos judiciais trabalhistas.
O papel dos projetos na indústria
O desenvolvimento de projetos para a indústria, ajuda as empresas nas suas instalações, proporcionando bom aproveitamento e agregando uma economia no orçamento financeiro. É possível criar projeto elétrico, de incêndio, hidráulico, entre outros que podem ajudar a conquistar ganhos expressivos.
Um projeto de incendio é o documento que consiste na elaboração de medidas de segurança, seguindo as normas e requisitos de exigências estaduais para prevenir situações de incêndio. Este projeto é um requisito básico de segurança para edificações com grande circulação de pessoas.
No documento são registradas todas as medidas e estratégias para combater incêndios. Com o projeto é possível reduzir os danos e proteger os indivíduos.
O corpo de bombeiros tem o poder aprovar o projeto de incêndio, avaliando as informações que o documento tem, visando se a edificação tem a estrutura e condições necessárias para manter a segurança das pessoas.
O projeto deve conter a planta de emergência com a quantidade de equipamentos que o imóvel terá, laudo técnico descritivo com os cálculos e o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) onde o responsável pela elaboração assina o documento.
Os aparelhos e equipamentos que podem ser usados são:
- Sistema de alarme de incêndio;
- Redes de hidrantes;
- Sprinklers;
- Extintores;
- Portas corta-fogo;
- Rotas de fuga;
- Escadas pressurizadas;
- Detectores de calor e fumaça;
- Iluminação e sinalização de emergência;
- Quadros de comando.
Componentes importantes para o funcionamento das máquinas
Na indústria o uso de itens para fazer a medição e contagem de materiais e peças usadas da produção. O sensor indutivo é um dispositivo eletrônico que consegue medir o nível de proximidade de objetos metálicos que ficam em um campo magnético. Este é um modelo de sensor muito vantajoso, ou seja, pode ser utilizado em vários segmentos da indústria.
O método de medir ocorre sem contato físico, ação que contribui para durabilidade do sensor. É ideal para espaços limitados, ótima estabilidade térmica, leveza, baixo índice de manutenção, alta velocidade de comutação, entre outros pontos positivos.
Eletricidade
As máquinas necessitam de uma fonte de alimentação para ter a energia necessária para o uso. As fontes 12v é um dispositivo que consegue converter a corrente alternada em contínua, fornecendo uma tensão elétrica com boa capacidade. A qualidade da corrente e tensão evita o uso de um transformador.
As vantagens desta fonte são: preço acessível, eficiência, tamanho reduzido, baixo índice de dissipação de calor e instalação simples.
Motobombas e suas funções
A motobomba centrífuga é um equipamento com funcionamento elétrico e um motor que permite a circulação dos líquidos e fluidos de um ponto a outro. A força centrífuga impulsiona o giro das engrenagens fazendo a motobomba funcionar e movimentar as substâncias.
Pode sugar e bombear água, levar o recurso hídrico para os sistemas de irrigação, circulação de produtos químicos, podem ser acopladas aos sistemas de incêndio, bombeamento de resíduos industriais, entre outras possibilidades.
O modelo desta bomba tem funcionamento constante, sem pulsações, pressão uniforme, vantagens que podem ser muito bem aproveitadas no ambiente industrial.
Uma motobomba diesel possui alta potência e pode ser utilizado em vários segmentos industriais. A função deste equipamento é converter a energia vinda de uma fonte motriz em cinética ou velocidade. As funções são semelhantes a outros modelos de bombas, permitindo bombear líquidos de modo simples, rápido e proporcionando um excelente desempenho.
Portanto, investir em um bom projeto para as instalações industriais podem ajudar as empresas no trabalho, permitindo qualidade e eficiência. As máquinas com alta potência criam um diferencial na produção, otimizando tempo e permitindo um aumento da quantidade de mercadorias produzidas.