O controle de um processo industrial depende de inúmeras análises, testes, condições de avaliação e serviços de manutenção. Ou seja, é algo complexo, que demanda o trabalho especializado de profissionais, bem como o uso de instrumentos específicos de medição.

Essa área de estudo é conhecida como Instrumentação Industrial, sendo indispensável para qualquer fábrica que deseje manter o alto padrão de qualidade.

De maneira geral, a instrumentação é definida como uma ciência, voltada para o estudo e desenvolvimento de instrumentos de medição e controle de processos.

Sendo assim, ela é uma área de trabalho na qual atuam técnicos, engenheiros e cientistas especializados na produção industrial.

No entanto, a instrumentação também está vinculada a outros serviços de controle e medição que utilizam instrumentos, como processos químicos.

Os principais instrumentos de medição e controle de processos industriais

A partir dos anos de 1940, com o desenvolvimento dos instrumentos pneumáticos, foi possível aumentar o controle da produção industrial, de forma automatizada.

Com esses itens, o operador não tinha a preocupação de abrir ou fechar todas as válvulas manualmente, o que reduziu o tempo de trabalho e, como consequência, contribuiu para o aumento da produtividade.

Com o avanço tecnológico, muitos outros instrumentos de medição surgiram para ampliar as possibilidades na indústria, como o termometro digital.

O dispositivo é usado para medir temperatura em processos e produtos diversos, sendo recomendável para casos em que não há a necessidade de uma medição constante, apenas esporádica.

Desse modo, o instrumento é aplicado em diversas situações na indústria, como:

  • Nos processos de fundição;
  • Nas caldeirarias;
  • Nos processos químicos;
  • Na preparação de alimentos.

Especialmente na indústria alimentícia, os termômetros digitais asseguram o controle de temperatura do ambiente, evitando a disseminação de bactérias e contribuindo para aumentar a durabilidade dos alimentos (principalmente os perecíveis).

Outro dispositivo muito usual de medição na indústria é a balança de precisão. O equipamento tem elevada sensibilidade, sendo usado para medir a massa de sólidos e líquidos não voláteis.

Além das indústrias, esse tipo de balança é indispensável em todos os laboratórios, já que muitos procedimentos necessitam de amostras em quantidades exatas.

O mesmo vale para a pipeta graduada, que é um instrumento de vidraçaria, usado em laboratórios de análises.

A pipeta permite a medição e transferência de líquidos em volumes variáveis. O instrumento tem o formato de um tubo longo e estreito, com abertura nas duas extremidades.

A pipeta também é marcada com linhas horizontais em uma escala graduada (daí o nome), para medir com precisão a quantidade da amostra.

Equipamentos usados em laboratórios industriais

Além da pipeta, existem muitos outros acessórios que são usados em laboratórios, sejam eles industriais ou não.

As vidrarias para laboratório constituem todos os instrumentos em vidro que são usados nesse segmento, incluindo as pipetas, beckers, balões de fundo chato ou redondo, buretas, condensadores e muitos outros.

Normalmente, todos os itens são fabricados em vidro temperado, pois o material suporta grandes variações de temperatura, além de processos de corrosão e a ação de substâncias químicas.

Fora as vidrarias de laboratório, os microscópios também fazem parte do conjunto de equipamentos indispensáveis para análise.

Existem diversos modelos de microscópios, com especificações diferentes, entre os quais, se destaca o microscópio biológico binocular.

Com design ergonômico, o equipamento permite visualizar corpos muito pequenos, com alta resolução, com um aumento de 1000x.

Os microscópios biológicos binoculares são comuns em laboratórios clínicos e médicos, especialmente, para a avaliação de material biológico, como bactérias, amostras sanguíneas, entre outros.

Além desse modelo, é possível encontrar o microscópio estéreo. Nesse equipamento, a iluminação fica por cima da amostra, sendo destinado à visualização de objetos maiores.

Empresas especializadas em instrumentos de medição e precisão

Diante das especificações de cada equipamento e instrumento de medição, é preciso encontrar o item que melhor adéqua às necessidades de cada setor.

No entanto, deve-se priorizar o local de aquisição desses produtos, uma vez que todos devem ser de qualidade e com garantia.

Por esse motivo, o mais recomendável é encontrar empresas especializadas e com reconhecimento no mercado, que tenham experiência na venda de equipamentos para instrumentação.

Além da qualidade, é possível negociar bons preços e condições do pagamento, para que o cliente tenha em mãos uma mercadoria de excelente custo-benefício, com ótimo desempenho e com garantia.