A indústria existe em diversos segmentos e fabrica produtos que são enviados para todo o país e até para alguns locais do mundo. Muitos processos estão envolvidos dentro da indústria, dentre eles, a logística do transporte da carga, que tem por objetivo fazer com que ela chegue até seu destino.
Existem algumas especificações e normas que são analisadas a partir do produto transportado, o tipo e peso da carga para verificar qual a melhor forma de realizar essa entrega. No Brasil, existem alguns meios de transporte de carga. As principais formas são:
- Ferrovias: Este transporte é antigo e feito por meio de trens;
- Rodovias: Processo mais comum no país, por meio de caminhões. Este tipo de transporte é recomendado por exemplo, no caso de madeiras, veículos e cargas vivas;
- Hidrovias: Apesar de não ser muito utilizado no país, ele é recomendado para o transporte de Cargas Pesadas e para percorrer longas distancias. De modo geral, consiste no processo realizado por meio dos rios;
- Transporte portuário: geralmente realizado pelo mar e consiste em uma das maiores fontes de exportação e importação de mercadores.
Estes são alguns exemplos de transporte quando a carga já está pronta e precisa ser transportada de modo externo. Mas, dentro de uma indústria também existe um processo de locomoção dos produtos e materiais, e a correia Transportadora é responsável por isso.
Elas encaminham material de um ponto a outro de modo constante. Com isto, é possível padronizar a produção e otimizar os processos. Além disto, o uso da correia traz maior segurança ao procedimento.
Ela é produzida com material muito resistente, que seja capaz de absorver o impacto no processo de carregamento e descarregamento. Como também, a correia precisa ter estabilidade para evitar perdas de materiais.
Transporte dentro da indústria: o uso da ponte rolante
Este equipamento é muito utilizado para movimentar as cargas na indústria, independentemente do setor. Esta ponte realiza as seguintes atividades:
- Elevação e transporte do material;
- Otimização do espaço físico;
- Faz outros movimentos que seriam complicados de serem feitos manualmente, como lateral ou linear;
- Por poder ser utilizada em vários setores, suporta diferenciadas cargas.
No caso da ponte rolante, ela é formada por um sistema de guincho, tambor de armazenamento, cabos de aço, sistema de velocidade, dentre outros. Sua confecção passa por regulamentação para evitar acidentes com o transporte das cargas.
Além da ponte rolante, existem outros materiais dentro da indústria que contribuem para o transporte, organização, armazenamento e logística dos equipamentos.
Equipamentos fundamentais na indústria
O profissional de logística contribuirá no processo de organização de equipamentos e materiais dentro de uma empresa, focado no estoque, armazenamento e transporte. E, existem equipamentos que facilitam estes processos. Confira:
- Empilhadeira: move diversos produtos e pesos variados, conseguindo proporcionar elevação e uma estabilidade;
- Braço giratório: conhecido também como guindaste giratório, o braço é considerado um equipamento muito adaptável, que pode ser utilizado em vários setores. Ele tem capacidade de até 2.000 kg além de poder ser padronizado de acordo com a necessidade do cliente, no âmbito de sua rotação;
- Paleteira: por meio da utilização de uma alavanca, é possível arranjar itens e carregar uma carga com peso considerável;
- Transelevadores : Se na empresa os corredores foram estreitos, os transelevadores são equipamentos indicados para facilitar a agilidade do transporte, otimizando o tempo.
Outro material bastante utilizado e muito comum é o guindaste. Ele pode ser utilizado para o transporte de cargas elevadas em vários segmentos da indústria, garantindo um bom mecanismo hidráulico acoplado à mecânica. Além disso, este equipamento é considerado ajustável, com ampla capacidade.
Segurança do trabalho na indústria: a importância da prevenção de acidentes
A Segurança do trabalho é um setor presente em praticamente todas as empresas, que tem como objetivo evitar acidentes no ambiente de trabalho, seja pelos equipamentos ou por doenças adquiridas.
Ou seja, este setor tem o papel de realizar procedimentos que visam proteger à saúde do trabalhador por meio do uso de equipamentos de segurança e de orientação.
No Brasil, este setor é regulamentado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Além disto, existem outras regulamentações junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que atuam nesta fiscalização e proteção. No âmbito da indústria, pode-se destacar o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), que são obrigatórios.
Dentre os equipamentos mais solicitados, podemos citar o uso de capacetes, luvas, protetores auriculares, botas, equipamentos de segurança, no caso do trabalhador que lida com altura, e outros. Seguir estes procedimentos é fundamental para prevenir acidentes e garantir um ambiente de trabalho mais agradável.