INDÚSTRIA

As atividades desempenhadas na indústria são essenciais para a fabricação de mercadorias de pequeno, médio e grande porte. A diversidade de produtos são formas de atender as necessidades dos clientes, obter lucros e se consolidar no segmento de atuação.

Um trabalho de qualidade está diretamente relacionado a um bom planejamento, pois a organização é o segredo para ter o controle das atividades, realizar a compra de materiais e equipamentos e assim ter ganhos expressivos. No plano, os responsáveis pela produtividade podem definir a mercadoria que será fabricada, a quantidade, o maquinário necessário para o trabalho, materiais e outros detalhes com impacto direto no serviço.

A importância do quadro elétrico na indústria

Um quadro de comando eletrico é um sistema que ajuda na automatização dos processos industriais, ou seja, aumentando a produtividade e as vantagens do trabalho na indústria. O quadro é uma estrutura ampla que pode ser utilizada para comandar todos os impulsos elétricos que são programados para a operação das máquinas.

Este sistema proporciona economia, mais segurança durante o trabalho, além de ter a tecnologia como aliada na execução dos processos produtivos. Os benefícios em ter o quadro se resumem em:

  • Comando e controle de todos os equipamentos elétricos;
  • Economia na mão de obra;
  • Solução personalizada conforme as necessidades da empresa;
  • Produtividade sem perdas;
  • Maior agilidade;
  • Protege o sistema elétrico de possíveis falhas;
  • Organização;
  • Redução de custos;
  • Automatização dos processos.

Estes são alguns dos inúmeros benefícios que podem ser aproveitados ao investir na instalação do quadro de comando elétrico na empresa.

Recursos que podem ser úteis no ambiente industrial

Há diversos componentes e peças que têm um papel importante na indústria. O motor weg 5cv consegue transformar a energia elétrica em mecânica, tem fácil adaptação, aplicação simples e funciona através do princípio de eletromagnetismo. Ou seja, os condutores encontram-se em um campo magnético e repassam por uma corrente elétrica que acaba afetando a força mecânica.

Os motores são considerados o coração da máquina, em outras palavras, é o que faz mover todas as outras engrenagens. Sendo assim, é muito importante escolher motores elétricos de qualidade para conseguir modernizar os processos de fábrica e assim ter equipamentos de altíssimo rendimento.

O queimador a gás industrial é um equipamento usado para a queimar combustíveis, gerando aquecimento dos gases, substâncias e fluidos em diferentes temperaturas. Os queimadores são amplamente utilizados em:

  • Fornos industriais;
  • Estufas;
  • Caldeiras de vapor;
  • Secagem de grãos.

Em atividades que exigem altas temperaturas, o queimador pode ser muito útil gerando uma combustão controlada, além de ser essencial para as máquinas de funcionamento térmico.

Soldagem e cortes de chapa

As chapas metálicas são muito importantes em diferentes áreas da indústria, já que podem ser transformadas em peças de diferentes formatos e tamanhos. Para chegar em um tamanho ideal é necessário executar um processo de corte e dobra de chapas, técnica muito utilizada para ajustar o material, conforme as especificações do projeto.

As chapas passam por uma pressão que pode ser executada por punção ou por lâmina de corte que consegue separar as chapas em várias partes com tamanhos diferentes. O serviço de corte pode ser feito de duas formas: com o método a frio, onde se usa uma guilhotina para ângulos retos., ou com o corte a plasma (laser), que permite qualquer tipo de corte.

O método de plasma corte chapa consiste em um feixe de luz (raio) que é emitido acima do material que será cortado. A máquina de corte a plasma é muito utilizada, graças à flexibilidade, qualidade e precisão que proporciona durante o momento do corte. Os benefícios do corte a plasma são:

  • Qualidade no corte;
  • Baixo custo por peça;
  • Aumento da produtividade;
  • Alta lucratividade;
  • Segurança;
  • Mais fácil do que oxicorte.

Soldadura

A soldagem é um processo que visa unir dois materiais similares ou não de modo permanente. O resultado deste processo é a solda que pode ser feita por fusão ou deformação localizada, onde os profissionais usam diversos métodos: TIG (Tungsten Inert Gás), oxicombustível, a arco tubular, por forjamento, MIG (Metal Inert Gás), entre outros.

Para solda aço inox é comum o uso do eletrodo revestido MAG (Metal Active Gás) ou MIG, que conseguem o efeito de soldar o material com qualidade e rapidez, proporcionando um ótimo acabamento.

Portanto, métodos produtivos eficientes, máquinas de alta potência e instalações de qualidade no ambiente industrial são o caminho para obter ótimos resultados na produção.