As atividades na área industrial são essenciais para a produção de mercadorias de pequeno, médio e grande porte. Estes produtos são vendidos para algumas empresas (fornecedores) ou comércios especializados em equipamentos, máquinas e peças para serviços industriais.
Um fator muito importante para o sucesso das empresas é o planejamento anual, ou seja, uma organização eficiente. Dedicar tempo para a elaboração deste documento é o modo de estabelecer metas e objetivos para curto, médio e longo prazo, algo que aumenta o foco no ambiente de trabalho.
No plano é possível decidir a mercadoria que será desenvolvida, a quantidade, os materiais necessários e outros detalhes essenciais para ter um bom desempenho. Os investimentos na compra de matéria-prima de boa procedência, equipamentos modernos e uma equipe com funcionários experientes são fatores que podem contribuir para o sucesso da empresa.
A importância de máquinas potentes no ambiente industrial
Ter equipamentos e máquinas que ajudam a otimizar tempo de serviço e produzir com qualidade é algo que todo empreendimento necessita. Na indústria de plásticos, por exemplo, a extrusora de balão é um maquinário essencial para preparar a matéria-prima, deixando-a adequada para a fabricação de diversos produtos e moldes de injeção.
A função da extrusora é fazer o derretimento dos grânulos de resina termoplástica, gerando um processamento ideal para o plástico ser utilizado. Os benefícios desta máquina se resumem em fabricar filmes personalizados conforme a necessidade de aplicação, produtos com maior resistência mecânica, propriedades de barreira e rigidez.
Os produtos que podem ser feitos com a extrusora são:
- Sacolas plásticas;
- PEAD (Polietileno de Alta Densidade);
- Sacos de lixo;
- PEBD (Polietileno de Baixa Densidade);
- Bobinas picotadas;
- Filmes variados.
Veículos para movimentação
Utilizar equipamentos e máquinas que auxiliam no processo de mover materiais, peças e consequentemente os produtos finalizados. No setor logístico das empresas, o uso de empilhadeira é muito comum para a organização do estoque, posicionamento das mercadorias em prateleiras altas e preparação dos detalhes do transporte.
Os benefícios em utilizar uma empilhadeira no ambiente industrial são: movimentação rápida e precisa, evita o desgaste dos funcionários, equipamento com longa vida útil, aumenta a eficiência dos processos produtivos, suporta cargas pesadas, bom preço, entre outros ganhos.
Investir na aquisição de pneu maciço empilhadeira é uma maneira de potencializar a qualidade do veículo. Este modelo de pneu pode ser utilizado em ambientes internos e externos, tem confecção em borracha, concede bom tracionamento e consegue suportar impactos e pesos exercidos pela locomoção com muita segurança.
Peças que ajudam no funcionamento das máquinas
No sistema pneumático, o pistão pneumatico é muito importante na movimentação das partes móveis do maquinário nos processos de automação, aplicando a força necessária para os equipamentos e máquinas trabalharem.
O pistão ajuda nos movimentos conforme a pressão do fluido que gera energia e força necessária para movimentar esta peça.
Os pontos positivos do pistão se resumem em funcionamento simples, funcionamento com ar comprimido, possibilidade de implementação com cilindros, fácil manuseio, atua em operação contínua, entre outros ganhos.
O acoplamento elástico de borracha é um componente que consegue absorver choques e oferece uma transmissão silenciosa, deixando os eixos alinhados.
Pode ser fabricado com diversas borrachas, fator que ajuda na estabilidade na união de eixos rotativos, consegue aumentar a vida útil das peças dos equipamentos e outros pontos que podem agregar qualidade na produção industrial.
As vantagens do acoplamento são:
- Não precisa de lubrificação;
- Capacidade de absorção de vibrações;
- Instalação simples;
- Promove o isolamento elétrico;
- Redução de ruídos;
- Consegue operar nas posições horizontal e vertical.
A importância de sistemas que visam o destino correto aos resíduos
Investir em processos que ajudam a dar um fim adequado para os resíduos é essencial para reduzir os problemas de impacto ambiental. A destinação de resíduos industriais é um processo que visa reutilizar e dar um novo destino aos resíduos que possuem potencial para reciclagem.
As empresas especializadas em coleta de resíduos industriais fazem uma avaliação do que pode ou não ser utilizado e realizam vários métodos de coprocessamento, blindagem, incineração, reciclagem e logística reversa para o descarte da forma correta. Os resíduos que não tem mais utilidade são levados para um aterro sanitário.
A água utilizada nos processos industriais precisa passar por um sistema de tratamento de agua para ficar adequada para o uso.
O processo de tratamento é feito nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) onde os profissionais submetem o recurso hídrico as etapas de: coagulação, decantação, floculação, desinfecção, filtração, fluoretação e correção de pH.