A organização de um galpão não é o trabalho fácil, muito menos rápido, mas é algo que precisa ser feito.
Um galpão bem organizado não só ajuda a localizar mais rapidamente as ferramentas, como também auxilia em seu armazenamento em um lugar seguro para prolongar a vida útil dos produtos e prevenir que ocorra qualquer tipo de acidente.
Também é importante armazenar com segurança os produtos químicos ou materiais inflamáveis que talvez você possa precisar e verificar os recipientes regularmente.
Tanto o sistema de estocagem, quanto o ambiente, precisam estar adequados para simplificar a rotina de operação e os produtos que serão armazenados.
A identificação de um inventário e indicação correta do local de armazenagem de cada objeto no estoque são princípios muito importantes para manter um ambiente seguro e funcional, e com uma iluminação para galpão industrial adequada.
A separação dos produtos para armazenagem precisa considerar alguns cuidados, para evitar perdas, aumentar a produtividade e garantir um controle sobre os processos, pois, quanto maior o controle sobre a operação, melhor será a gestão do estoque.
Assim, existem alguns fatores necessários para manter a organização de um galpão como:
- organização;
- separação dos objetos por categorias;
- armazenamento correto;
- equipamentos, entre outros.
Organização
Garantir a eficiência na organização dos produtos para armazenagem é muito importante, inclusive padroniza os processos.
Além de reduzir as falhas, a organização também evita o retrabalho, aumenta a produtividade e ainda favorece a redução de custos.
A organização de produtos deve levar em conta as características de cada mercadoria individualmente. As cargas perecíveis, por exemplo, precisam um ambiente controlado já que estão sujeitos à deterioração.
Já os produtos com forma irregular necessitam de um armazenamento especial, porque, geralmente, não há possibilidade de guardá-los nos mesmos espaços para os materiais uniformes.
Além de precisar ter um espaço específico para os artigos perigosos, itens de alto valor e produtos diferentes, como manteiga e peixe, no mesmo ambiente refrigerado.
Separação e armazenamento
A organização de produtos também envolve os cuidados com a conservação e separação correta das mercadorias.
Portanto, é necessário cuidado para que cada produto seja estocado no espaço correto, e será mantido acondicionado, seguindo as orientações do fabricante do produto.
As principais precauções nesse sentido são com a iluminação, temperatura e umidade, já que são fatores que podem influenciar diretamente na qualidade do produto.
Antes do armazenamento, verificar esses fatores é uma tarefa muito eficiente para identificar mercadorias com defeitos ou que não atenderam às condições indicadas no transporte.
Armazenar produtos em espaços adequados também é um assunto de logística de distribuição.
Sendo assim, é necessário seguir os princípios de estocagem para corrigir possíveis falha e problemas, uma boa alternativa é investir em tamanhos de prateleira, por exemplo.
Inclusive, muitas empresas que já implantaram novas tecnologias voltadas à logística conseguem ter acesso fácil ao controle e aos produtos em si, o que simplifica o gerenciamento do local e a tomada decisões necessárias na organização de produtos para armazenagem.
Equipamentos
Os equipamentos usados no para o auxílio de armazenagem devem ser aplicados de acordo com o tipo de produto a ser organizado, dentro de uma área adequada com as condições corretas para sua armazenagem.
É possível utilizar alguns equipamentos como veículos transporte, empilhadeira, carrinhos, equipamentos de elevação de cargas, entre outros.
Os equipamentos de elevação e de transferência de produtos são usados para mover diversos tipos de cargas dentro de um determinado espaço, sendo usados para carga e transporte, e são aplicados em materiais pesados e volumosos, para transporte em curta distância dentro do sistema de um galpão industrial.
Para esse tipo de função, é recomendado o uso de uma empilhadeira elétrica. Esse equipamento é compacto e oferece espaço para apenas um operador, que deve ser profissional e habilitado para essa função.
Ela possui dois garfos horizontais que se encaixam nos pallets de madeira, transportando a mercadoria sobre ele.
Os pallets são levantados e abaixados através de uma força hidráulica paleteira que a empilhadeira possui e é aplicada de acordo com os comandos executados pelo operador.
Também consegue executar um movimento frontal e lateral de acordo com o local onde a carga deverá será armazenada ou retirada em um galpão ou estoque.
Dependendo do tamanho do galpão e da frequência de uso, às vezes é recomendado o aluguel de empilhadeira já que assim.
É possível contratar o equipamento de acordo com a necessidade do período, evitando custos extras com armazenagem e manutenção do equipamento, que são tarefas feitas pela empresa locadora.