Seja na gestão de estoques ou para fazer diferentes processos produtivos, como o transporte de materiais e cargas, é de suma importância que os estabelecimentos tenham em mente que será necessário uma estrutura para agilizar todos esses processos.
Nesse sentido que surge o uso dos elevadores, mesas hidráulicas e também as plataformas elevatórias.
O elevador de carga serve a grandes demandas, principalmente no quesito organizador dos objetos industriais, que podem ser levados tanto para andares mais altos, como para os armazenamentos subterrâneos.
O elevador, portanto, é um elemento muito útil no cotidiano das empresas que lidam com processos produtivos grandes e ou com extração de matéria-prima.
Além disso, as plataformas e mesas hidráulicas conseguem exercer um papel extra, atuando em construções e também em manutenções de diversos outros produtos.
Assim, como o elevador de carga preço tem uma importância muito grande dentro dos sistemas produtivos existentes, há algumas classificações com relação ao elevador de carga e é de grande importância saber essas classificações para identificar qual o melhor elevador para atender às suas necessidades.
Classificações dos elevadores de carga
Como dissemos, os elevadores de carga são importantíssimos nos processos por efetuar o transporte de materiais e, assim, para que esse transporte seja facilitado dentro dos pátios existem os elevadores, que além de industrial, pode ser encontrado nas versões comerciais e de elevador de carro.
O elevador de carga tem como característica a robustez e a alta qualidade, fazendo com que as condições do ambiente não interfiram dentro do elevador.
Os elevadores de carga conseguem suportar mais de 2300 kg. Dessa forma, temos as seguintes classificações:
- Elevador de carga classe A
- Elevador de carga classe B;
- Elevador de carga classe C1;
- Elevador de carga classe C3.
Os elevadores de carga classe A, são chamados também de elevador de carga geral de frete.
O elevador de carga geral para frete tem uma carga distribuída e o peso de qualquer peça nunca é maior que 1/4 da capacidade do elevador. Dessa forma, a carga consegue ser manuseada dentro e fora da plataforma ou então por carrinhos de mão.
Os outros elevadores, de calsse B, são chamados de transporte de automóveis, são muito importantes para o transporte dentro das indústrias automotivas e carregam utilitários e automóveis de passageiros.
É possível encontrar elevador automotivo usado para ser usado também em indústrias que tem produção de cargas muito maiores.
O elevador classe C, são os elevadores que fazem carregamento e o descarregamento por meio das empilhadeiras motorizadas ou manuais. A carga fica estática durante todo o processo desde que a carga não exceda a carga nominal.
A última classificação é a C3, que permite fazer o carregamento com uma alta concentração de carga. Nesse elevador as cargas ficam estáticas, facilitando os processos.
Além dos elevadores de carga, existem dois outros tipos de sistemas de elevação de cargas temos as mesas elevatórias e as plataformas.
Mesas elevatórias
A mesa elevatória, também chamada de mesa elevadora hidráulica ou mesa pantográfica, são mesas que ajudam a transferir cargas. Diferentemente dos elevadores, que permitem a elevação de cargas para andares subterrâneos ou então altos, as mesas elevatórias são capazes de elevar, sem a necessidade de aplicar esforço humano e também sem movimentos bruscos.
Assim, as mesas elevatórias são importantíssimos para manutenções de cargas, como em conserto de chassis e outros processos.
Plataformas elevatórias
As plataformas, por sua vez, são usados para os trabalhos em altura, que podem ser usados tanto para montagens de plantas industriais como para trocas de lâmpadas e outros sistemas.
Há três tipos principais de plataformas áreas encontradas: articulada, tesoura e telescópica.
As plataformas tesouras são aquelas que não necessitam de grandes alcances ou então altura, porém precisam de um bom espaço de trabalho.
As plataformas tesoura são usadas tanto em lugares fechados quanto em abertos. Possui esse nome pois tem uma articulação de forma de tesoura.
As plataformas articuladas são usados para realizar serviços em muitos lugares elevados e de difícil acesso. Permitem um grande alcance lateral, permitindo acesso a lugares elevados.
Já a plataforma telescópica são aquelas que possuem um braço telescópico e permite o trabalho em grandes alturas.
É importante lembrar que todos os processos precisam de manutenção, como manutenção de elevadores, de plataformas e mesas, para que esses equipamentos consigam exercer suas funções de formas plenas.