Os flanges são peças que têm como principal aplicação, a conexão das tubulações circulares industriais, permitindo que sejam desmontadas sem haver necessidade de destruição da estrutura.

Os flanges passam por rigorosos testes, como por exemplo, o mapeamento por radiografias em dutos de petrolíferas após a finalização dos tubos contínuos.

O flange é uma peça que se acopla na terminação de tubos seccionados, como por exemplo, tubo de junção a um vaso de pressão, bomba, válvula ou qualquer outro equipamento.

Onde haja a necessidade da interação de um elemento idêntico. Através da fixação dos parafusos, ocorre então a união das seções de tubos fazendo dos tubos e flanges uma única estrutura.

É muito usado na automação industrial de diversos setores, por terem o poder de conduzir muitos tipos de fluídos, como óleos, gases, vapores e combustíveis.

Os elementos podem ter diferentes temperaturas, porque as normas da ISO (Organização Internacional de Normalização), fazem com que os fabricantes passem por rigorosos testes de pressão.

Para se adaptar a todas as suas finalidades nas indústrias. As disponibilidades de tamanhos e de materiais dos flanges, são muito distintas no mercado.

Porque há muitas aplicações diferentes na indústria, todas as peças vêm com o diâmetro, em polegadas, especificado.

Quais são as características dos flanges?

De acordo com as normas ANSI B16.5 e B16.47 os flanges podem variar de diâmetro 1,8 e 64 polegadas.

Existem diferentes materiais, que compõem a estrutura molecular do flange, como o flange de aço carbono, inoxidável, níquel e titânio, disponíveis à venda.

Além dos diâmetros padronizados, escritos em polegadas em cada peça, há uma norma que determina o quanto sua peça mecânica suporta.

Representado por uma ranhura de “#” na peça, que significa unidade de pressão por micrômetro, normalmente um número precede essa ranhura, como, por exemplo, 600#, 900#, etc.

Esses logaritmos, determinam a classe de pressão ou PSI (libra-força por polegada quadrada) de sua peça. As aplicações são tão distintas quanto a sua usinagem.

No setor industrial, além do flange liso ou mais conhecido como flange cego, o qual não possui o diâmetro interno usinado pela indústria, há também outras variações como:

Flange com pescoço / Flange pescoço / Welding-Neck

Esse tipo de flange transfere a tensão para os tubos evitando a concentração de pressão na sua base e, portanto, que haja rupturas nas soldas de encaixe.

O flange pescoço é o mais utilizado nas indústrias, pois além da diminuição de tensão em sua base, esse tipo de flange permite que a peça encaixe perfeitamente ao tubo por uma única solda de topo.

Flange solto / Lap-Joint

Normalmente, são encontrados em aço ou carbono, são muito parecidos com os flanges lisos, mas possuem um ressalto em um dos lados de sua superfície.

À qual é apropriada a inserção de pestanas (stub-ends). O Flange solto, é normalmente empregado para obras que tenham baixa pressão, pois podem girar sua base para facilitar desmontagens frequentes.

Flange soquete

É utilizado por todas as indústrias em geral, esse tipo de flange suporta altas temperaturas e pressões, mas cuidado ao expor esse flange à temperaturas altíssimas.

Flange Raquete ou número 8 cego

Esse flange tem como aplicação industrial a obstrução de fluidos ou gases de alta pressão. Por exemplo, as indústrias petrolíferas, usam esse tipo de flange oito cego na manutenção dos tubos, vedando-os.

Para ser feito o serviço no resto das secções com segurança, pois seu formato, em forma de raquete, permite que os parafusos fixem os pares de flanges, impossibilitando o rompimento dos tubos.

Quais outros modelos de flange podem ser utilizados?

Há modelos de flanges mais simples e seu uso pode incluir residências, pois sua estrutura pode tolerar temperaturas e pressões moderadas diferentemente das altíssimas temperaturas industriais.

A usinagem de flanges de rosca, é mais simples e seu custo de mercado é inferior, comparado ao dos outros tipos.

Isso acontece porque o flange rosqueado não precisa necessariamente de solda, por isso, seu uso pode incluir residências que usam fluidos com altas pressões, por exemplo, válvulas de piscinas e sistema de calefação.

O Flange rosqueado é muito utilizado em determinadas tubulações, onde não pode haver solda em suas seções, por conter algum fluido do tipo altamente explosivo, como oleoduto e gasoduto.

O Flange aço carbono sobreposto, também é indicado para tubos que requerem pressão e temperatura moderada a leve.

E seu custo pode ser um pouco inferior do que os demais, mas é preciso uma solda, tanto interna quanto externa, para que seja exposto à pressão e à temperaturas elevadas.