![](https://www.compcorp.com.br/wp-content/uploads/2018/06/automacao-industrial.jpg)
Processos industriais incluem diversas etapas e com elas, cada fase exige procedimentos específicos, funcionários especializados e também a Adequação de máquinas ao produto que há de ser produzido.
Todas essas etapas incluem gastos e exigem controle do gerente ou administrador, que deve conhecer todo o processo, e que, normalmente, utiliza um sistema de controle para o auxiliar.
Esse controle é essencial para que resultados sejam priorizados e os processos de produção sejam otimizados.
Além disso, é extremamente necessário que haja a Manutenção industrial para que os procedimentos tenham consistência, eficiência e funcionem corretamente, sem contar com a redução dos gastos e o maior controle proporcionado pela manutenção.
Há uma grande quantidade de mão de obra é envolvida nesses processos, mas os Serviços de automação podem auxiliar, e muito, na monitoração dos processos. Além disso, auxilia na melhora dos resultados, e consequentemente, das contas no final do mês.
As normas que regem os processos industriais
Existem diversas normas regulatórias que zelam por etapas dos processos industriais dentro de suas especificidades.
O objetivo delas, no geral, é garantir pontos tais como os listados a seguir:
- Segurança dos funcionários;
- Saúde e bem-estar dos funcionários;
- Fornecimento de treinamento adequado e capacitação;
- Regulamentação de etapas;
- Elaboração de relatórios específicos para cada etapa do processo industrial;
- Registro do uso correto e equipamentos;
- Garantia de manutenção e atualização de sistemas
As normas de cada processo
Dentre as Normas regulamentadoras, existem algumas específicas para cada tipo de procedimentos de Montagem industrial e fabricação mecânica.
Abaixo descrevemos algumas delas e quais são os seus objetivos e pontos de atuação dentro de uma empresa ou de um processo industrial.
O órgão responsável por tal regulamentação é o Ministério do Trabalho e Emprego, ou MTE, como é popularmente conhecido. Confira algumas delas:
- Norma NR 10: A norma de número 10 se refere à segurança em todos os procedimentos que envolvem energia elétrica. A norma discorre sobre medidas de segurança que devem ser respeitadas a fim de garantir a segurança no trabalho dos funcionários e de prevenir quaisquer tipos de acidentes. A norma envolve, por exemplo, o uso obrigatório de equipamentos de segurança e uniforme adequado para cada tipo de atuação;
- Norma NR 12: A norma de número 12 define medidas de proteção e segurança para os processos industriais que envolvem máquinas e equipamentos em geral. A norma é específica para registrar e avaliar as condições de funcionamento dos equipamentos que fazem parte do processo produtivo. A norma se refere à manutenção e monitoramento das máquinas, a fim de prevenir falhas e garantir efetividade e segurança nos procedimentos;
- Norma NR 17: A norma de número 17 é referente ao bem-estar dos funcionários e às condições em que se encontra o local de trabalho. O empregador deve se comprometer a acompanhar as necessidades dos trabalhadores dentro do seu processo industrial e garantir a segurança dentro do espaço de trabalho. O local e as condições devem ser satisfatórios para os funcionários envolvidos, além de também atender às condições mínimas de salubridade.
Benefícios de automatizar as máquinas
Os Serviços de automação podem auxiliar funcionários e diretores a comandar os processos e fazer com que a empresa esteja de acordo com as Normas regulamentadoras.
Quando falamos em automação, muitos pensam que se trata apenas de adquirir máquinas e substituir a mão de obra por softwares e sistemas.
Mas não se trata apenas disso, pois a automação é também o aprimoramento da monitoração de procedimentos, e otimização de processos que podem facilitar a vida dos funcionários, e consequentemente, gerar maior e melhor produção.
Se as etapas que definem cada processo estiverem bem mapeadas e organizadas, e de acordo com as normas de segurança, fica muito mais fácil para o funcionário trabalhar de acordo com o que é exigido, e sendo assim, há maior produtividade, de maneira que os resultados financeiros são visíveis e bastante positivos para seu negócio.
Além disso, a sua empresa fica longe de processos judiciais e evita quaisquer outros problemas que possam gerar grandes gastos, a curto ou a longo prazo.