A indústria possui variados setores, e cada um deles oferece um tipo de produto. No entanto, para que esses produtos tenham qualidade e preços acessíveis, as indústrias fazem uso de diversas máquinas e equipamentos.

Essas máquinas são designadas a diferentes funções, mas todas elas possuem o mesmo objetivo: melhorar o produto final.

Um dos equipamentos mais utilizados pelo meio industrial é a balança, que tem como objetivo medir corretamente a quantidade de ingredientes, produtos ou qualquer outra necessidade.

Mas você sabe o que de fato são essas balanças e como são feitas suas medições? Confira este artigo que traz algumas informações.

Por que as balanças e a medição são tão importantes?

As balanças industriais são instrumentos imprescindíveis e insubstituíveis para a indústria em seus mais variados segmentos. Isso porque a balança realiza pesagens de maneira prática e eficiente.

O controle das cargas que são enviadas para o clientes das indústrias é muito mais preciso por causa das balanças, o que acaba por evitar perdas e prejuízos.

Mas para que essas balanças trabalhem com eficiência, é necessário realizar a sua medição. Essa medição é realizada por meio de instrumentos que visam controlar a qualidade e a capacidade de medição desses instrumentos. Medir e calibrar a balança oferece diversas vantagens, como:

  • Redução de custos;
  • Medições confiáveis;
  • Conformidade;
  • Detecção de desgaste;
  • Aumento dos lucros.

Agora que você já sabe por que as balanças e instrumentos de medição são importante, confira no próximo tópico alguns equipamentos que são utilizados nesses procedimentos.

Equipamentos necessários para a indústria

Como você já sabe, existem variados e segmentos industriais, mas a maioria deles, ou praticamente todos, precisa de balanças e instrumentos para medição.

A venda de balança para os setores industriais é muito grande, pois é muito importante pesar produtos, componentes ou qualquer outra necessidade presente na indústria. Um bom exemplo de pesagem para você ter uma ideia é quanto ao peso de uma carga transportada por um caminhão.

Antes de uma empresa realizar o transporte de suas cargas pelas estradas e rodovias, ela precisa pesar o caminhão juntamente com a carga para conferir se está dentro do limite máximo estipulado pelas rodovias.

Caso a empresa ou transportadora responsável pela entrega dessas cargas ultrapasse o peso máximo permitido, corre o risco de sofrer a penalidades. Para evitar isso, o ideal é realizar a pesagem das cargas.

Outro exemplo de pesagem é a balança analitica de laboratorio. Trata-se de um equipamento de uso mais restrito, pois ela exige experiência do operador, além de possuir um grau de precisão altíssimo.

Essas balanças determinam a massa de análises químicas, além de determinar a quantidade absoluta ou relativa dos constituintes de uma amostra.

Outro tipo de balança bastante comum no meio industrial é a balança de precisão. Trata-se de um equipamento de sensibilidade elevada e bastante usado para medir a massa de componentes sólidos ou líquidos.

Possui um alto grau de precisão e é indispensável nos laboratórios, pois, muitas vezes, as amostras precisam de uma pesagem exata.

Mas para manter a precisão e aferição desses instrumentos tão importantes para o dia a dia industrial, é necessário realizar alguns procedimentos.

Um deles é a calibração de instrumentos, que tem como finalidade aferir as balanças para garantir que estejam com as capacidades intactas, ou seja, pensando corretamente.

É muito importante que a medição seja realizada para evitar diversos problemas com produtos e até consumidores. Além disso, a calibração das balanças evita que os setores industriais tenham prejuízos que podem surgir por conta de uma pesagem incorreta.

Imagine uma balança usada para medir o peso do caminhão com a carga não mostrando resultados corretos? A empresa pode pagar por isso.

Já a calibração RBC é um procedimento que visa calibrar os equipamentos de precisão, que são monitorados regularmente para atestar sua eficiência. Além disso oferece um laudo que apresenta o resultado da verificação, que conta a qualidade e precisão do mesmo.

Muitas empresas ignoram a necessidade de uma boa calibração em seus instrumentos de medição, no entanto, não imaginam quantos prejuízos podem surgir por conta disso.

Para evitar esses problemas é muito simples, bastando apenas manter os instrumentos sempre calibrados e em perfeito estado de funcionamento. Dessa forma, a segurança das pesagens é mais garantida e as empresas evitam problemas.