A construção de edifícios é um processo que envolve muitas etapas, principalmente em relação a estruturas, materiais e arquitetura.
A elaboração de projetos é complexa, já que existem muitos fatores envolvidos. Um bom projeto arquitetônico é importante para obter sucesso.
Na construção de edifícios acontece da mesma forma. Este tipo de obra não aceita improvisações e tão pouco a utilização de materiais sem qualidade.
Todos os elementos utilizados em construções de edifícios são fabricados industrialmente, portanto, a precisão é muito importante e deve ser milimétrica.
Materiais fundamentais na construção civil
No processo de construção, é muito importante ter cuidados especiais com a definição dos elementos de vedação, acabamento, proteção da estrutura e fixação de esquadrias. Para isso, é recomendável para o desenvolvimento de um bom projeto, que ele possua estrutura metálica.
Antes de um projeto ser iniciado na prática, é fundamental fazer o planejamento. O projeto é definido por perfis a serem utilizados, assim como espessura e dimensões de cada peça estrutural. Nessa etapa, serão determinados todos os elementos necessários como: perfis, chapas, tubos e barras.
Nos últimos anos surgiram diversas inovações na construção civil. Em termos de coberturas, por exemplo, o uso de telhas galvanizadas tem tido grande visibilidade no mercado, justamente por serem mais leves e resistentes.
As telhas se destacam desde 1950 e até hoje são empregadas nos mais diferentes empreendimentos, principalmente em locais que necessitam de estrutura mais pesada, como galpões, fábricas e indústrias.
O aço utilizado pode ser reciclado e ter uma longa vida útil, considerado um excelente material para ser utilizado na construção civil.
Dentre os principais materiais utilizados na galvanização, pode se destacar o zinco, que é a matéria-prima principal. O aço é banhado em zinco fundido, protegendo-o contra a oxidação, ou seja, a ferrugem.
Assim, pode-se dizer que o trabalho com aço galvanizado não exige cuidados especiais, além de não haver risco de fissura ou quebra. A diferença existente se restringe à vida útil nos locais em que forem aplicados: ambientes rurais, urbanos ou marítimos.
A camada de zinco aplicada no aço é um ótimo meio para proteger o substrato ou seja, o aço base, além de apresentar um bom custo-benefício.
A telha galvanizada pode ser utilizada em qualquer projeto, pelo fato de ser produzida sob medida, evitando assim o desperdício de utensílios em construções, resultando em um processo sustentável.
Eficiência e segurança
Outro material muito importante na construção civil é a Chapa expandida, um material conhecido por ser um metal estirado que possui uma superfície aberta, rendendo em média até dez vezes o seu tamanho original e podendo ser aplicada em diversas áreas.
Com a chapa expandida é possível reunir em um só produto, muita resistência, economia e durabilidade, o que faz total diferença quanto a execução de projetos e resultados dos empreendimentos. As principais aplicações das chapas expandidas são em:
- Parapeitos;
- Escadas;
- Câmeras frigoríficas;
- Mezaninos;
- Passarelas;
- Divisões industriais;
- Rampas;
- Plataformas de segurança;
- Contêiner.
A chapa é um produto confeccionado a partir de chapas metálicas que são normalmente submetidos a processos de corte e de repuxo mecânico com algumas facas especiais, que as transformam em telas inteiriças.
Além disso, elas podem ser fornecidas também em aço inox, aço carbono ou alumínio, de acordo com todas as especificações de cada material.
Por isso, é possível encontrar uma diversidade de malhas. As malhas podem ir desde o micro expandido, o qual é usado em elementos filtrantes, até malhas mais pesadas, as quais são usadas em pisos industriais, são mais uniformes, rígidas, de alta resistência e durabilidade.
Além desses materiais, um fator primordial nas construções civis é a Pintura industrial. Esse modelo de pintura consiste em uma técnica de proteção anticorrosiva, sendo a mais usada para promover proteção do aço contra a corrosão.
Na junção desse material, é importante acrescentar a cantoneira de alumínio, que é muito utilizada para dar um excelente acabamento nas quinas de paredes e proteger de desgastes.
Na engenharia e na construção de equipamentos, o principal material usado é o aço, já que é considerado um metal de baixo custo, que possui propriedades mecânicas extremamente úteis para a indústria, mas que também tem a característica de corroer quando em contato com o meio ambiente.
A maneira mais barata de inibir a corrosão do aço é a pintura industrial, que pode ser encontrada em Tubo de latão. Assim, todos esses procedimentos e materiais são muito importantes nas construções, resultando em perfeitos acabamentos, além de proporcionar segurança e bem-estar.