Para termos os objetos e produtos que temos em casa, é preciso que eles passem por um processo longo na indústria. A isso se da o nome de usinagem de peças. Ou seja, a usinagem é o procedimento que dá forma às matérias-primas por meio de máquinas.
Dessa forma, tudo o que envolve a fabricação de peças e ferramentas, por exemplo, é a usinagem. As peças em série que são produzidas pela indústria também são feitas por meio de usinagem.
Assim, o maior objetivo dessa ação é realizar o trabalho de maneira perfeita e rápida. Por exemplo, o corte a laser metal é uma atividade de usinagem, que tem a finalidade de cortar determinado produto de maneira automática e correta.
Dessa forma, a usinagem atua em diversas áreas, como:
- Mecânica;
- Eletrônica;
- Naval;
- De eletrodomésticos;
- De tecnologia;
- Aeroespacial;
- Automobilística;
- Eletrônica.
História da usinagem
De maneira geral, a usinagem significa colocar um material bruto (uma matéria-prima) em uma máquina para que ele saia de outra forma.
É basicamente um processo de transformação. Sabe quando fazemos a cópia de uma chave? Então. Isso é usinagem! Mas, como isso começou?
Desde a pré-história o homem já utilizava materiais para fazer e produzir outros tipos de produtos. Porém, foi apenas no século XIX que o aço rápido foi desenvolvido e, junto com ele, as primeiras máquinas de usinagem.
Apesar de a atividade ser feita de modo braçal naquela época, já era completamente diferente do que feito anteriormente.
Utilizando uma máquina chamada de torno, as peças usinadas eram formadas por rotação e delineadas da forma desejada, que eram circulares.
Porém, em 1906 foi criado o torno com motor, o que acabou deixando o processo um pouco mais rápido do que era. Já em 1925 surgiu o torno elétrico.
Em 1060, foi a vez de aparecer o torno automático, que realizava a usinagem de uma forma mais parecida com o que temos hoje.
Mas, foi em 1978 que o torno computadorizado (CNC) foi criado. Hoje em dia, utiliza-se diversos outros equipamentos e materiais para o processo de usinagem. Um deles é o aço 1045, que é utilizado para a fabricação de pinos, parafusos, grampos, pinças, pregos, entre outras peças.
Usinagem de precisão
Como a usinagem é realizada há muito tempo, a usinagem de precisão é a mais utilizada hoje em dia.
Isso porque seu objetivo é produzir peças e equipamentos da forma mais precisa possível, se embasando em formulações tecnológicas e com a ajuda de computadores.
Ela é feita por meio do serviço de usinagem CNC, onde CNC é uma máquina que responde a comandos numéricos.
A usinagem de precisão pode ser aplicada em todos os serviços de usinagem, como serramento, torneamento, fresamento, aplainamento, furação, eletroerosão, brochamento, entre outros.
Com o passar do tempo, a usinagem de precisão tem se modernizado cada vez mais. Com o avanço das tecnologias e dos computadores, é cada vez mais fácil melhorar esse processo e, assim, criar novas peças e proporcionar grandes melhorias no setor industrial e, inclusive, na sociedade.
Importância da usinagem
Conhecendo a história da usinagem, é mais fácil de compreender sua importância tanto para a sociedade quanto para o avanço das tecnologias.
Sem a utilização dela, os materiais e estruturas que temos hoje não seriam os mesmos e isso envolve desde questões alimentícias como a área da saúde.
Sendo assim, a usinagem é um processo pelo qual se fabricam peças de maneira mais detalhada e perfeita. Com a utilização dessa técnica, muitos erros são evitados.
Inclusive, a segurança é um dos pontos importantes quando o assunto é usinagem. Isso porque estruturas grandes precisam, muitas vezes, de peças e bases de metal, que é feito por meio desse processo.
Se formos citar todas as áreas que se beneficiam da usinagem, o tamanho do texto não daria conta. Inclusive, as próprias ferramentas e equipamentos industriais são feitos por meio de usinagem.
Dessa forma, sem ela todo o procedimento que conhecemos hoje e que nos proporciona rapidez e efetividade não seria da mesma maneira.
E a usinagem não é utilizada apenas para a criação inicial das peças. Ela também é muito aplicada no acabamento de diversos tipos de materiais, fazendo com que alcancem a perfeição.
Por fim, podemos dizer que a usinagem é a responsável pela sociedade e pelo modo de viver que conhecemos hoje.