Quando falamos de industria estamos nos referindo à uma gama de procedimentos e métodos usados para produção em pequena, média ou grande escala. E por conta disso é sempre importante falar que há diferentes equipamentos que vão desde o secador de ar comprimido Schulz até altos fornos e assim por diante.
Esse artigo falará sobre um dos principais equipamentos que são os chamados compressores de ar.
O que é um compressor e quais são seus principais usos?
Para falarmos de compressores de ar precisamos entender o que são e quais são os seus usos principais.
De maneira geral um compressor de arnada mais é que um tipo de ferramenta pneumática que ajuda na captação do ar que está no ambiente de modo a armazená-lo sob um altíssima pressão dentro de um reservatório que pode ser usado para enchimento torre de resfriamento.
O compressor de ar pode ser usado para diversos tipos de exercícios e seus tipos variam conforme suas características físicas, assim podemos fazer algumas distinções:
- Compressores para sistemas industriais;
- Compressores para refrigeração;
- Compressores para serviço de vácuo;
- Compressores de gás.
Os sistemas industriais de compressores de ar são feitos para atender demandas industriais, e seu funcionamento é comum. A operação dos compressores depende da adequação da pressão e da vazão às necessidades da planta basicamente.
Apontamentos sobre o compressor de ar industrial
Há dois princípios que guiam os compressores de ar que são: volumétrico e dinâmico. Assim há uma diferença entre ambos.
Os compressores volumétricos são conhecidos dessa forma, porque mexem com deslocamento positivo, e então a elevação da pressão é feito por meio da um tipo de redução do volume do gás. Porém, cada tipo de compressor tem um sistema de funcionamento.
Compressores volumétricos
Os compressores de ar volumétricos são os chamados de tipo alternado em que existem um ou então mais pistões que ajudam no ar atmosférico, e então é comprimido para dentro de um reservatório para ser utilizado quando necessário, e então sendo usado como enchimento para torre de resfriamento, por exemplo.
Os compressores volumétricos ou então chamados de compressores de deslocamento positivo possui um sistema conhecido como parafuso.
Esse sistema permite que o volume de gás ou de ar seja reduzido de forma progressiva e consequentemente aumentado o aumento da pressão.
Esse sistema permite uma vida mais prolongada dos componentes internos e ajudar na eficiência volumétrica.
Compressores de ar dinâmicos
Esses compressores também são conhecidos como turbo compressores e a elevação da pressão é feito por meio de uma conversão de energia cinética em energia de pressão, e isso acontece pela passagem do ar por meio do compressor.
O ar que é colocado entra em contato com o chamado rotor laminado que possui grande velocidade. Assim, o ar é acelerado fazendo com que os chamados impulsores ganhem energia cinética. O escoamento da energia é feito por meio de difusores.
Compressores de ar por função
Quando falamos na estrutura de compressores temos apenas dois tipos que vimos acima, como os dinâmicos e os volumétricos, porém, quando falamos de função dos compressores podemos citar três tipos principais como os compressores de êmbolo, compressores rotativos e turbos.
Compressores por êmbolo
Tem versões como mini compressor de ar e dentro do êmbolo temos três modelos sendo o mais comum aquele que tem pistões, os chamados compressores de pistão de dois ou mais estágios.
Esse tipo de pistão consegue comprimir o ar com precisão e são perfeitos para sistemas de refrigeração para eliminar o calor gerado.
Além do tipo mais comum que é o compressor de pistão há os de membrana, na qual o funcionamento é similar, tendo como uma única diferença o ar que não entra em contato com partes móveis.
Compressores rotativos
Os compressores rotativos são caracterizados por um motor com palhetas de forma excêntrica. A grande vantagem desse sistema e a pressão contínuo e o baixo ruído, perfeitos para desumidificador de ambiente.
Existem três tipos de compressores rotativos os multicelulares, o compressor duplo parafuso e o do tipo roots.
Turbo compressores
Há dois tipos de turbo compressores os axial e o radial. Os axiais a compressão do ar é feito por meio de uma aceleração do ar. Os radiais é jogado contra as paredes da câmara dos compressores.
Vimos então que existem uma gama variada de compressores e cada um com uma função específica e que ajudam no desenvolvimento dos processos industriais.