Muitas pessoas não sabem, mas é graças a inúmeros procedimentos industriais automatizados que a vida moderna, como a temos hoje, é possível.

Com tantos sistemas tecnológicos e aparelhos específicos, como seria diferente?

Com o desenvolvimento das indústrias, da usinagem e de outros setores que envolvem diretamente o trabalho mecânico.

Aliar tecnologia e informática não foi difícil, de forma que hoje temos clp e demais sistemas a favor da produção automatizada.

Por isso, atualmente, esses mecanismos são voltados para a produção cada vez mais otimizada e de qualidade.

Vamos conhecer mais sobre esse procedimento e como ele é importante para o cumprimento específico e adequado de demandas que exigem muito mais do que simples esforço: exigem inteligência.

O que é automação

Basicamente, automação industrial é uma técnica de produção muito eficaz e ágil que foi desenvolvida para otimizar demandas sem que o principal mote do trabalho seja o esforço braçal.

Dessa forma, utiliza diversos tipos de dispositivos, aparelhagens e sistemas eletrônicos para garantir o devido funcionamento dos processos desejados.

Com uma estrutura de monitoramento avançada e bem definida, é possível controlar diversas operações de forma rápida, eficiente e satisfatória por meio dos aparelhos utilizados no setor.

Linhas de montagem

Isso significa um grande revolução nas divisões de trabalho.

Imagine que antigamente, para determinada função, fossem necessários dez homens que trabalhassem em conjunto, provendo o esforço e a força necessários para que a operação fosse cumprida.

Com sistemas automatizados, é possível que essas mesmas operações extremamente dificultosas do ponto de vista manufaturado sejam feitas de forma rápida, concisa e extremamente precisa por meio da utilização correta e orientada de máquinas.

O advento da automação foi o que possibilitou, por exemplo, que diversas fornecedoras e fabricantes de automóveis pudessem criar linhas de montagem padronizadas.

Que otimizaram a produção e tornaram possível cumprir uma demanda muito maior em menos tempos e com menos uso de esforço braçal humano.

Tecnologia de referência

Com os avanços cada vez mais rápidos e promissores no setor, foram desenvolvidos peças especializados nesse tipo de aplicação e uso industriais.

Um exemplo extremamente indicado é a placa Arduino, que pode ser conectada a um sistema elétrico e possibilita, assim, o controle automático dos dispositivos integrados.

Com duas camadas e uma série de benefícios para a composição automatizada de qualquer setor industrial, esse hardware é voltado justamente para a otimização da produção e dos resultados obtidos pela empresa de forma a torná-los cada vez mais satisfatórios e rentáveis.

Para Arduino comprar basta procurar pela placa em fornecedores especializados.

Vale lembrar que é imprescindível garantir a boa procedência do material, a qualidade do funcionamento e, claro, um produto original, garantindo mais eficiência e evitando prejuízos graves.

Entre as maiores vantagens de se optar por uma peça que viabilize a automatização dos processo de fabricação e produção industrial estão:

  • Dinamismo na operação
  • Garantia de conclusão
  • Precisão máxima
  • Economia de tempo
  • Trabalho especializado

Desempenhos térmicos

Chamados termopares, os sensores de temperatura apresentam algumas vantagens como simplicidade de manuseio, formato robusto e custo baixo. Por isso, são muito indicados em medição térmica.

Constituídas de dois metais diferentes que formam um único circuito fechado quando unidas por sua extremidades, essa ferramenta é capaz de gerar uma força eletro-motriz que oferece a interpretação da condição térmica a partir de um instrumento de leitura indicado.

Formado por fios de cromo e níquel (termoelemento positivo) e de alumínio e níquel (termoelemento negativo), Termopar tipo k é recomendado para medições constantes que podem variar de -50ºC a 750ºC. Além disso, apresenta outras características, tais como:

  • Uso genérico
  • Revestimento de Amianto
  • Flexibilidade extrema
  • Resistência química, térmica e a tração
  • Conector padrão
  • Monitoramento eficaz

Controle lógico

Com a funcionalidade proporcionada por um Controlador Lógico Programável, é possível obter dispositivos e mecanismos que tornam tudo mais fácil e preciso nos setores de produção contemporâneos, especialmente com a aplicação de procedimentos automatizados.

Dessa forma, a busca pela incorporação de Interface Homem-Máquina (IHM) é cada vez maior, aumentando também as aplicações de sucesso de Clp com ihm incorporada, possibilitando controle e visualização mais eficientes.

Outras vantagens são:

  • Redução de tempo de programação
  • Redução de cabeamento
  • Variedade de opções
  • Flexibilidade de hardware

O mais importante, em qualquer procedimento automatizado, é assegurar a qualidade dos produtos.

Dispositivos e programas que estão sendo empreendidos para a otimização produtiva, pois isso vai assegurar resultados mais eficientes e que satisfaçam de forma mais rápida e segura sem causarem transtornos mecânicos ou produtivos.