A mundo automobilístico é, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Tudo o que acontece dentro desse nicho influencia em todo o mercado, mostrando sua grande importância econômica.
Primeiro, é necessário considerar que os carros são realmente muito úteis e tornam a vida moderna muito mais fácil.
Mas vai além disso, pois os carros ocupam um lugar de desejo. As pessoas apreciam sua estética e sua performance, ou seja, enxergam-no como parte do estilo de vida.
Um exemplo que deixa isso evidente é o fenômeno de tuning.
O tuning é a personalização extrema dos carros, tornando-os mais potentes, acrescentando diversos adereços, dos quais modificam a sua estrutura.
Muito influenciada por filmes como Velozes e Furiosos, essa prática mostra que os carros são muito mais que algo útil para a nossa sociedade.
Saiba mais sobre essa indústria
Os carros são projetados por meio da engenharia automotiva. É uma área da engenharia mecânica especializada em automóveis que trabalha com uma filosofia de constante aprimoramento.
A ideia é que os carros sejam cada vez mais potentes, confortáveis, bonitos e econômicos. A engenharia automotiva aplica elementos das seguintes áreas:
- Eletrotécnica;
- Eletrônica;
- Informática;
- Segurança;
- Engenharia;
- Ciências de base.
Tudo isso para sempre realizar os melhores projetos.
A linha de produção dos carros envolve a fabricação das peças, com a indústria de autopeças, a fabricação das parte se equipamentos do carro, o trabalho das montadoras e a sua comercialização.
A industria de peças automotivas também tem grande importância no mundo automobilístico. As peças do carro são essenciais para o seu funcionamento e sua qualidade influencia muito na performance.
De forma geral, é possível dizer que as peças são fabricadas de dois modos possíveis: a usinagem e a fundição. Usinar é moldar um material, geralmente o metal, retirando cavacos dele.
Os cavacos são porções irregulares do material e a máquina de usinagem mais conhecida é o torno, que usa um material abrasivo em movimentos rotativos para moldar a peça.
A fundição, por sua vez, se baseia em deixar o metal líquido por meio da elevação de temperatura, despejá-lo em moldes e esperar que ele se solidifique no formato desejado conforme esfria novamente.
É mais utilizado para pequenas peças e de maior complexidade.
Carros mais sustentáveis
Um dos tópicos mais discutidos acerca do mundo automobilístico é o problema ambiental com os combustíveis.
A gasolina, combustível mais utilizado, é derivada do petróleo, que é um recurso não renovável. Além disso, ela emite gás carbônico, substância que contribui para o efeito estufa.
Existem alternativas menos nocivas que a gasolina, como o gás natural veicular (kit GNV) ou o álcool. Entretanto, ainda não são as opções ideais.
O gás natural é feito com metano, que embora seja um combustível fóssil, pode ser conseguido com muito mais facilidade do que o petróleo, sendo considerado renovável, porém também emite gás carbônico.
A vantagem está em emitir em menor quantidade. Já o álcool vem de uma fonte natural de energia, geralmente algum vegetal, sendo a cana-de-açúcar o principal recurso brasileiro, porém também há emissão de CO2 em menor quantidade.
Uma solução que é tanto renovável quanto limpa é utilizar um carro eletrico ao invés de um carro com motor a combustão.
Como o nome indica, esse tipo de carro funciona por meio de eletricidade e ele não polui o meio durante seu funcionamento.
Existem diferentes tipos e modelos desses carros, que são mais populares na Europa.
Os mais comuns são os movidos a baterias recarregáveis e os movidos a hidrogênio, substância que muitos apostam ser o combustível do futuro.
Quando se opta pela bateira, o tipo escolhido geralmente é o mesmo dos celulares, de íon-lítio.
Para ter a capacidade necessária, a bateria acaba ficando pesada, representando até 20% do peso dos veiculos eletricos e 40% de seu lucro. Na maioria dos casos a bateria fica em torno de 200kg.
A principal vantagem desse tipo de veículo é que eles podem ser carregados em qualquer tomada com a voltagem adequada, que costuma ser 220V.
O custo inicial mais elevado acaba retornando em forma de economia dentro de pouco tempo, considerando os altos preços de combustíveis.
Em conclusão, a industria automotiva é uma das mais dinâmicas que existe. Com muitos detalhes e cuidados não apenas com a performance dos veículos, mas também com sua estética, ela movimenta grande parte do PIB.
Sempre existem opções mais ou menos econômicas, mais ou menos sustentáveis, enfim, basta estabelecer as prioridades e fazer uma pesquisa de mercado.