Com a automação foram gerados resultados bastante satisfatórios dentro das linhas de produção das indústrias, de forma que foi possível conseguir resolver alguns tipos de problemas.

Devido a questões importantes, como a funcionalidade, a qualidade que consegue gerar um bom resultado nos processos, acabaram, desta forma, atraindo vários empresários a aderir aos processos automáticos dentro produção.

Assim, a automação garante alguns benefícios interessantes como, por exemplo:

  • aumento na produtividade;
  • melhoria de qualidade;
  • redução de alguns custos;
  • segurança para os empregados;
  • capacidade de monitoramento dos processos.
  • controle na tomada de decisões.

Benefícios

Um dos benefícios gerados pela automação industrial é a possibilidade de conseguir um aumento significativo na produção, pois, ao contrário dos funcionários humanos, uma máquina não se cansa, conseguindo assim, uma maior produção em um menor tempo.

Outro ponto, é a redução de custos, já que ao conseguir um menor desperdício de material e uma menor quantidade de mão de obra para produzir, o investimento acaba diminuindo.

A máquina, por exemplo, requer apenas uma revisão periódica e energia elétrica para poder funcionar, sendo assim, seus gastos são pontuais e seu custo-benefício promovido pela quantidade produzida e velocidade de produção ajuda na diminuição dos custos por produto.

Através da automação industrial, é possível conseguir monitorar, com eficiência e constância, qualquer complexo da indústria, garantindo assim o monitoramento do funcionamento do ambiente.

Por meio de alertas sonoros ou luminosos e o uso de sensores e infravermelho, é possível monitorar e avisar sobre qualquer tipo de irregularidade, como, por exemplo, o sensor de presença.

Desde problemas na produção até alertas de perigo aos funcionários, diminuindo assim, riscos e fatalidades.

Assim, utilizando esses processos, é possível verificar os status de sobrecargas além de possíveis aumentos de temperatura.

Desta forma, é possível diminuir os acidentes que seriam mais difíceis de ser evitados caso um operador humano fizesse esse trabalho.

O computador faz esse trabalho através de sistemas de controle, sensor infravermelho, alertas contínuos, entre outros tipos de ferramentas.

A automação, principalmente no setor industrial, consegue fornecer muitas ferramentas interessantes para conseguir mais eficiência e a qualidade nos processos industriais.

Alguns tipos de sensores

Existe uma variedade consideravelmente grande de sensores e cada um possui uma funcionalidade distinta.

Sensores indutivos, por exemplo, também conhecidos como sensores de proximidade, são dispositivos eletrônicos voltados para o ambiente e usados também para a detecção de partes e peças metálicas, como alumínio, aço inox, latão, etc.

No caso do sensor capacitivo, conseguem detectar qualquer tipo de massa, assim, são aplicados onde existe a necessidade de detecção de materiais não metálicos e também para detecção do nível de líquidos e sólidos.

Os sensores fotoelétricos, conseguem aumentar a detecção sem a necessidade do contato físico, esse tipo de sensor é capaz de detectar não apenas partes e peças de máquinas, mas também os próprios produtos manufaturados na linha de produção.

Os projetos com Arduino permitem diversas implementações, conseguindo assim, gerar soluções econômicas e a melhora de processos. Através dele é possível construir, de forma mais barata, quase todo tipo de sistema ou dispositivo.

Por exemplo, é possível usá-lo como computador que fará o controle da quantidade de um determinado material e enviará informações via Wi-Fi para uma central de controle em um outro local e dispositivo trazendo mais segurança, praticidade e permitindo, assim, o recolhimento de informações sobre aquele processo, possibilitando maior agilidade na tomada de decisões.

Além disso, com o Arduino é possível construir um sistema que aciona luzes ou motores com objetivo de economizar energia para a empresa e indústria.

A placa básica do Arduino possui uma série de sensores, que permitem a integração com outros dispositivos e a interação com outros aparelhos.

Assim, consegue funcionar através de uma interface própria e interagir com os outros aplicativos instalados no dispositivo gerador do sinal.

O Arduino possui um funcionamento semelhante a um pequeno computador capaz de interpretar entradas e controlar as saídas afim de criar sistemas automáticos. Para isso é necessário programa-lo através de um kit arduino completo.

Existem diversos tipos e modelos de placas Arduino, mas a mais comum é a Placa Arduino Uno.

Apesar de diferentes modelos, os projetos de programação em um determinado modelo podem ser, facilmente, adaptados para outro, é preciso apenas ficar atento às particularidades da placa.

Uma das grandes vantagens desse tipo de plataforma está no ambiente de desenvolvimento, e usa uma linguagem específica, com uma estrutura simples. É possível comprar arduino em lojas especializadas em componentes elétricos.