Para que uma indústria consiga atuar de maneira eficiente, produzindo todos os produtos e realizando todos os serviços necessários, é preciso que ela passe por processos de montagens industriais SP.
É por meio desses processos que é realizada a instalação dos equipamentos necessários, como máquinas, sistemas, tubulações, estruturas e tudo aquilo de que a indústria precisa para manter sua rotina de trabalho em funcionamento..
Durante essa montagem, para que a produtividade seja potencializada e todos os processos industriais sejam otimizados, é possível optar pela automação de máquinas. Para entender melhor esse conceito, acompanhe este artigo até o final.
Automação na montagem industrial
A automação industrial, de modo geral, é a utilização de maquinários eletromecânicos, que dispõem de eficiência e ajudam a diminuir a incidência de problemas. Sendo assim, a automação no momento das montagens industriais é muito necessária para que nada saia do planejado.
É preciso haver um técnico em automação industrial especializado no assunto para realizar a automação sem complicações. A automação passou a ser mais conhecida na década de 50, por mais que já estivesse presente na indústria desde o século XX.
No século XX, os computadores foram inseridos na área da automação. Isso fez com que os mecanismos passassem a ser ainda mais precisos e rápidos.
Hoje, a automação é utilizada, também, para a montagem industrial. Em geral, ela é aplicada nos seguintes locais:
- Instalações de sistemas elétricos;
- Instalações hidráulicas;
- Infraestrutura;
- Sistemas de comunicação;
- Sistemas de combate ao incêndio.
Ou seja, todos os tipos de sistema e instalações eletrônicos de uma indústria são montados por meio da automação industrial.
Sua importância, nesse quesito, passa tanto pela eficiência e funcionamento dos sistemas quanto pela segurança. Isso, porque, com a automação na montagem industrial, é muito mais difícil que ocorra acidentes e outros tipos de danos.
Essa é uma questão tão importante que existem empresas especializadas apenas em montagem industrial. Assim, antes do início dos trabalhos, elas fazem toda uma análise de infraestrutura e espaço para que não haja nenhum problema futuro.
A importância da manutenção industrial
Quando falamos em automação e montagem, precisamos falar também em manutenção industrial. Isso, porque, para que a automação seja feita de maneira correta, é preciso que as máquinas estejam em boas condições de funcionamento.
Um exemplo disso é a manutenção servo drive. O servo drive é um amplificador utilizado em sistema elétricos. Sua função é amplificar o sinal e enviar corrente para o servo motor, como o motor de passo arduino.
Assim, é necessário que esse aparelho passe por manutenções frequentes. Caso contrário, é possível prejudicar todo o processo.
A manutenção industrial é tão importante que ela é considerada uma das bases da indústria 4.0. Por visar a um caminho cada vez mais automático e digital, é preciso que todos os pontos do processo estejam funcionando de maneira correta. Isso envolve de softwares a robôs.
Aliás, muitas vezes, com o aumento da tecnologia, os próprios equipamentos e sistemas já avisam quando é necessária a manutenção, antes mesmo que haja uma quebra ou algum dano.
Assim como em qualquer outra indústria, os processos de manutenção continuam os mesmos: preventiva, preditiva e corretiva. A primeira acontece, como o próprio nome diz, para prevenir qualquer problema.
A segunda é feita de maneira mais detalhada e em locais mais específicos, analisando pontos importantes de determinados equipamentos. Já a corretiva acontece quando já houve o dano.
A diferença em relação à manutenção está na automação das ações. Por serem automáticos, muitas vezes os próprios equipamentos já sabem quando essa manutenção deve acontecer. Isso faz com que a manutenção corretiva seja muito menos utilizada e necessária.
Os equipamentos que passam por manutenções frequentes tendem a ter uma eficiência muito maior.
Isso, porque o desgaste com o tempo ainda acontece. Porém, é muito mais fácil ajustar desgastes pequenos do que defeitos e quebras grandes. Outra vantagem é a redução dos custos com trocas e consertos.
Quando a manutenção não é feita, as quebras são muito mais frequentes. Isso faz com que o valor gasto para os ajustes seja muito maior.
De maneira resumida, é importante lembrar que automação, montagem e manutenção devem “andar” sempre juntas. Isso é benéfico tanto para o bolso da indústria quanto para a segurança dos próprios trabalhadores.