Desde o transporte de fluidos em linhas de produção até o reforço na estrutura de uma obra, os tubos são objetos presentes em diversas atividades industriais. Sejam eles de ferro ou de cobre, trata-se de objetos que são de alta procura entre os empreendedores do setor.
Porém, eles nem sempre consideram o fato de que há diversos modelos de tubos disponíveis no mercado, cada qual com as suas particularidades. Isso, por sua vez, faz com que um modelo que é adequado para determinado projeto não seja recomendado para outro.
A boa notícia é que, apesar de existirem diversos modelos de tubos no mercado, não é difícil conhecê-los, muito menos entender as particularidades de cada um deles. Aprenda mais a respeito das principais opções do mercado a seguir:
Tubo de aço galvanizado
Por mais que seja presença praticamente garantida nas estruturas de edificações, essa não é a única aplicação dos tubos: eles também estão presentes na fase de acabamento. Mais especificamente, tais objetos costumam ser empregados na confecção de grades e portões, itens essenciais em tempos de crise na segurança pública.
Nesse caso, o tubo galvanizado é a melhor opção para montar tal estrutura. Isso pois ele passa por um processo diferenciado, no qual o metal principal é revestido por outro, que, por sua vez, é chamado metal de sacrifício. Assim, é ele quem é danificado por elementos danosos, tais como:
-
Chuva;
-
Vento;
-
Maresia;
-
Efeito de microorganismo.
Por conta disso, ele garante uma vida útil mais longa a tais itens, principalmente em cidades litorâneas, onde a maresia é intensa.
Tubo de aço inox
Por mais eficiente que a galvanização chega, ela não é a única opção disponível para quem busca um tubo mais resistente e com vida útil mais longa. Nesses casos, há outra matéria-prima interessante: o aço inox.
Seu diferencial é o fato de que há uma porcentagem mínima de 10,5% de cromo em sua composição, o que, por sua vez, lhe proporciona o apelo estético característico, a superfície lisa e pouco propensa a ranhuras e a resistência frente a elementos que costumam degradar metais.
Porém, antes de optar pelo tubo de aço inoxidável para o seu projeto, é preciso ter em mente que todos esses benefícios têm um preço: esse material tem um custo muito mais elevado do que outros, justamente devido ao seu processo de fabricação diferenciado. Ainda assim, o investimento extra costuma compensar.
Tubo de cobre
Há quem pense que o tubo de cobre é um objeto ultrapassado, que é usado apenas em instalações mais antigas. Isso, porém, não é de todo verdade: apesar de ele já não ser tão empregado nas redes de distribuição de água, esse material ainda é extremamente útil para locais onde há a necessidade de transportar outros fluidos em alta temperatura, como gases.
Por conta disso, ele acaba sendo muito popular em instalações industriais.
Apesar disso, vale ressaltar que o uso desse material também exige alguns cuidados. O principal deles é evitar o seu uso para transportar fluidos quimicamente agressivos, bem como o contato com outros tipos de metais. Ambas as práticas são simples, mas têm muito potencial para prolongar a sua vida útil.
Tubo retangular
Quando boa parte das pessoas pensa em tubos, elas imaginam produtos de formato redondo, feitos em metais. Por mais que esses produtos sejam a maioria, há alternativas a elas, como o tubo retangular.
Apesar de o seu formato fugir do comum, esse item é tão versátil quanto os modelos redondos, podendo ser usado tanto em estruturas quanto no transporte de fluidos. Ainda assim, ele costuma ser mais popular em canteiros de obras, sendo usado com a finalidade de tornar estruturas em geral mais robustas.
Da mesma maneira como os outros modelos, esse tipo de tubo pode ser confeccionado em diversos metais. Assim, é preciso analisar as características de todos e decidir qual é o melhor.
Tubo schedule
Quando se trata do quesito versatilidade, o tubo schedule é um dos que mais se destacam no mercado. O motivo por trás disso é o fato de que ele está disponível nos mais diversos modelos, sendo que um se diferencia do outro pela espessura de suas paredes – o tubo schedule 40, por exemplo, é mais grosso que o 30. Deste modo, há um tipo apropriado para cada projeto.