Conseguir os maquinários adequados é muito importante para garantir um bom resultado, mas nem sempre é possível adquirir todos os itens necessários pois além do investimento financeiro existe também o espaço físico para armazenar esse tipo de equipamento.
Por isso, uma grande vantagem é optar por empresas especializadas nesse serviço. A locação de máquinas e ferramentas para construção é uma alternativa bem-vinda como a praticidade de pagar por um serviço ao invés de fazer com as próprias mãos.
Além de oferecer economia existe também a possibilidade de escolher o equipamento adequados para o trabalho.
No início de uma construção ou na hora de uma reforma, existe uma lista de equipamentos e maquinas que podemos utilizar para facilitar esse trabalho como por exemplo:
- Tratores;
- Caminhões
- Retroescavadeira
- Guindastes;
Tipos de equipamentos
Para aumentar a produtividade e eficiência do projeto de construção civil, é essencial utilizar alguns equipamentos adequados para garantir o sucesso da construção.
Afinal, cada obra tem suas necessidades específicas, que demandam a locação de equipamentos necessários para conseguir vencer os mais diversos desafios. Há, entretanto, alguns tipos de equipamentos que são indispensáveis em qualquer canteiro de obras.
Um trator esteira, por exemplo, é um equipamento que possui algumas esteiras no lugar de seus pneus, assim, esse tipo de adaptação é muito usada em terrenos tipo pantanosos ou com terra fora.
O trabalho das esteiras é ajudar a máquina ter uma maior aderência do solo e na sua distribuição de peso, assim este equipamento acaba sendo muito utilizado na construção de obras grande e áreas da agricultura entre outros.
O trator com esteira sanda através de um sistema mecânico que possui um sensor de transmissão que fica localizado na parte de suas esteiras.
Os tratores de esteiras são equipamentos de muita importância no setor de construção civil, principalmente nos trabalhos que envolvem terraplenagem. Possuem capacidade de tração para terrenos e trabalham em qualquer tipo de solo.
Esses equipamentos estacam-se por sua versatilidade, tanto no campo quanto nos canteiros de obras. O diferencial é a força e a robustez, o que as capacita a revirar áreas grandes. Na agricultura, elas atuam em operações como aragem, gradagem e subsolagem entre outros.
Ela se desloca sobre o solo apoiadas em sapatas de aço, a diferença de velocidade entre as esteiras é a responsável pela direção. Os tratores de esteiras são divididos por categorias e modelos projetados para desempenhar algumas funções específicas.
No caso da retroescavadeira é diferente de um trator por exemplo, pois possuí em sua frente uma pá montada e em sua traseira uma carregadeira, o equipamento é usado principalmente nas construções urbanas.
As funções desse equipamento são basicamente são de escavar valetas para tubulação, carregar caminhões com terras, nivelamento de terrenos, derrubada de paredes, entre outras.
Ela conhecida, também, como buldozer, sendo este um equipamento que pode ser considerada uma máquina muito versátil pois seu custo de aquisição é baixo e sua manutenção é feita em um grande intervalo de tempo.
Outro equipamento bem parecido é a mini retroescavadeira é ideal para realizar a movimentação de diversos tipos de matérias, nivelamento de solo e desagregação de terra.
Possui também configuração do braço que se lança de longo alcance, que possibilitam uma maior utilização em escavações profundas e em locais de difícil acesso.
A betoneira, por exemplo, é outro equipamento utilizado em obras e destinado para a mistura de materiais do concreto ou argamassa. Muito utilizada em construções civis para misturas de materiais.
Também é utilizada para misturas de outros produtos, como adubos, plásticos, entre muitos outros tipos de materiais. É movida a motor, sendo um recipiente como tambor ou uma caçamba, que ao girar faz a mistura desses componentes
A capacidade desse equipamento varia de acordo com a necessidade pode ir dos pequenos tamanhos como as que comportam pouco mais de 10 kg de concreto e que são movidos por um motor com sistema de polias, pois a mistura deve ser homogênea, até equipamentos maiores e com maior capacidade como por exemplo a betoneira 200 litros.
Manutenção
A manutenção é um ponto muito importante e que muitas vezes mais importante que a máquina em si, pois pode maximizar a vida útil do equipamento ao realizar uma série de ações necessárias para manter um componente, peça ou até mesmo a máquina funcionando corretamente.
Sendo muito importante no mercado, a manutenção desses equipamentos é um fator chave para garantir o funcionamento adequado da máquina, para manter seu funcionamento com qualidade e eficiência e sem pôr em risco a vida dos operadores envolvidos.