Dentro da indústria, muitas etapas e processos são importantes desde o projeto até a avaliação do produto para assegurar a sua qualidade. Durante essas etapas, muitos profissionais são envolvidos e exercem diferentes funções.
Dentre os processos há a parte da limpeza e manutenção que são essenciais para manter tudo operando de maneira ordenada e eficiente.
A manutenção, assim como a limpeza, constituem o dia a dia operacional das indústrias independente da área que as fábricas estão relacionadas ou dos itens que produzem.
No ramo alimentício e hospitalar, a higienização e limpeza das máquinas, equipamentos e acessórios é essencial, a fim de proporcionar qualidade e evitar danos a saúde dos consumidores.
Assim, a equipe de limpeza dessas fábricas precisa atuar com equipamentos e produtos que sejam resistentes, duráveis, econômicos e de fácil locomoção.
Um dos principais utensílios utilizados nas indústrias para auxiliar no processo de limpeza são os baldes de inox para industria.
Além de serem uteis para limpeza, esses baldes também são utilizados nas etapas de produção para transporte de substancias em pequenas quantidades.
Mais ainda, esse balde possui os seguintes benefícios:
- Sustentáveis;
- Resistentes;
- Duráveis;
- Econômicos;
Além disso, as empresas que utilizam esse material agem de acordo com a legislação vigente estabelecida pelos órgãos de fiscalização.
Os materiais
O inox confere as peças e objetos algumas características que são muito importantes, como durabilidade, resistência a altas temperaturas, longa vida útil e facilidade de limpeza.
O seu processo de oxidação é mais lento e também por isso o torna mais higiênico que outras matérias-primas.
Dessa forma, algumas áreas da indústria precisam utilizar equipamentos que são produzidos por esse material a fim de assegurar a qualidade do produto ofertado.
Um dos objetos que faz parte de muitas indústrias como a química, farmacêutica e alimentícia é a mesa inox.
Esse item serve para apoiar substancias e materiais, bem como produtos. Essas mesas que são fáceis de limpar e também compõem outras áreas como o comércio alimentício.
Esse equipamento possui uma superfície lisa, o que impede que a penetração de sujeiras e microrganismos, com isso, evitando a contaminação de alimentos e demais substancias que possam ser consumidas pelas pessoas.
Além disso, pelas vantagens já citadas pelo inox, esse modelo de mesa é o que está em conformidade com a vigilância sanitária e demais órgãos responsáveis pela fiscalização, controle e vigilância dentro das indústrias.
Nas indústrias a limpeza não se caracteriza apenas como limpar máquinas e acessórios, mas também ter processo limpos, que evitam a contaminação e proliferação de bactérias.
Por isso também que outros equipamentos são importantes como o filtro rotativo, que como o próprio nome sugere é um filtro de funcionamento continuo e são utilizados na indústria, pois conseguem realizar a filtragem em alta quantidade.
Nesse equipamento os processos de lavagem, drenagem, filtração e descarga são realizados de forma automática.
Outro equipamento que precisa ser constituído por materiais que são fáceis de desinfectar e limpar é o tanque para anodização. Utilizado para conferir mais resistência e durabilidade às peças.
No entanto, para que isso seja possível, o tanque precisa ser constituído por materiais resistentes, eficientes e seguros.
Segurança
A segurança é prioridade não apenas para a constituição de processos indústrias, mas sim uma prioridade social. Sempre que projetos são elaborados, independentemente da área ou atividade realizada, a segurança é um pré-requisito para que ele possa ser realizado.
Na indústria, entretanto, como muitos processos podem e oferecem risco a integridade física e mental dos funcionários que as exercem, há uma norma responsável por regulamentar o uso de equipamentos de proteção individual que podem variar de acordo com cada área de atuação – bem como a execução das atividades.
Isso ocorre com a NR10 – Norma reguladora de segurança para serviços e instalações em eletricidade.
O principal objetivo da norma é assegurar que os processos realizados sejam estáveis e não ofereçam risco a saúde das pessoas que os fazem e as que estão ao entorno.
Desse modo, além de pesquisar as normas e ter uma equipe para atuar na área da segurança do trabalho, é preciso que os colaboradores também tenham atenção, conhecimento e cuidado ao manusear equipamentos de risco como a máquina de corte e demais equipamentos que são perigosos, mas necessários para os processos.
Assim, ao investir em segurança, manutenção e limpeza, a eficiência e qualidade dos trabalhos desenvolvidos serão melhores o que refletirá diretamente na lucratividade dos negócios.