Para que os trabalhos industriais funcionem, é preciso que as máquinas estejam em boa qualidade. Assim, os mínimos detalhes importam.

Para se ter uma ideia, os Acoplamentos mecanicos são algumas das peças que permitem o funcionamento de diversos equipamentos e é sobre elas que falaremos neste artigo.

Eles podem ser utilizados em diversos locais, como

  • Máquinas num geral
  • Elevadores de cargas;
  • Transportadores;
  • Extrusoras;
  • Máquinas de mineração;
  • Máquinas de indústria de petróleo.

O uso dos acoplamentos na industria

A função dos acoplamentos é permitir a rotação das máquinas. Por meio da união entre os eixos, eles evitam choques e desalinhamentos.

Além disso, fazem com que os equipamentos não sofram desgastes desnecessários, o que poderia levar à quebras. Existem diversos tipos de acoplamentos.

A importância de conhecer os tipos está relacionado à facilidade de escolher qual o modelo correto é necessário para a aplicação no seu maquinário.

Caso a escolha seja errada, é possível desgastar ainda mais o equipamento e, consequentemente, perder dinheiro.

O acoplamento não é a única peça utilizada para proteger equipamentos de rotação.

Isso porque o redutor de velocidade também tem essa função. Assim, quando há um aumento muito grande na velocidade de uma máquina, esse redutor se aciona, protegendo e fazendo com que ela não se desgaste.

Outra peça importante é o mancal de rolamento. É ele que da apoio aos eixos, ligados pelo acoplamento.

Acoplamento flexível

O acoplamento flexível é um dos tipos de acoplamentos que existem no mercado. São mais popularmente chamados de embreagens. Máquinas e rolamentos utilizam muito este modelo para controlar todos os tipos de desalinhamentos que existem.

Há, também, o acoplamento que é metade rígido e metade flexível e sua função é regular o desalinhamento angular.

Nesse caso, é utilizado para eixos flutuantes.

Acoplamento de engrenagem

Já o acoplamento de engrenagem é utilizado para regular os desalinhamentos chamados de inevitáveis. Ele não é utilizado apenas em indústrias, mas pode ser aplicado, também, em máquinas de construção civil.

Assim, suas principais funções são:

  • Amortecer fricções;
  • Diminuir vibrações;
  • Absorver choques;
  • Evitar desgastes;
  • Aumentar a vida útil do equipamento.

Independente do tipo de acoplamento utilizado, é necessário realizar a manutenção periódica. Isso significa manter a lubrificação em dia e trocar a peça quando necessário.

Peças utilizadas em equipamentos de transporte de carga

Peças de acoplamento também são utilizadas em automóveis. O acoplamento viscoso é um exemplo disso. Sua importância é que ele protege o veículo de atritos muito pesados, fazendo com que as rodas sejam poupadas.

Assim, transportes e carga acabam usando muito esse tipo de equipamento. Mas, existem outras peças que são importantes para transportes de carga. São elas:

1. Correia dentada

A correia dentada é uma das peças mais importantes de qualquer veículo. Sua função é impedir que a válvula entre no cilindro enquanto este estiver em movimento. Isso pode afetar o pistão e o motor do veículo, o que pode causar danos graves.

Quando a correia não está em bom estado, o veículo perde energia e vibra de maneira anormal.

Além disso, o consumo e combustível também pode aumentar. Assim, será preciso realizar a troca dessa peça.

Para que não chegue nesse momento e esse serviço não seja necessário, é possível realizar manutenções periódicas com um mecânico.

2. Suspensão

Além da correia dentada, a suspensão também é de extrema importância para o funcionamento do veículo.

É ela a responsável pela estabilidade do automóvel, absorvendo impactos. Assim, quando o veículo passa por buracos ou desníveis, é a suspensão quem o protege de se danificar.

3. Sensor de temperatura

Como o próprio nome já diz, o sensor de temperatura do automóvel indica a temperatura do motor. Sua importância se dá pois, quando o motor esquenta muito, ele pode fundir.

Assim, com essa peça, é possível preservar o equipamento e evitar diversos problemas.

Ele funciona a partir de um termistor cerâmico, que envia sinais para o painel do carro. Isso faz com que seja possível controlar essa questão de maneira fácil.

Quando o motor está muito quente, portanto, luzes acenderão. Normalmente, os sensores se encontram no cabeçote do veículo.

Para finalizar

De um modo geral, conhecer peças e equipamentos necessários tanto para o nosso dia a dia quanto para os trabalhos na indústria é uma questão necessária.

Apesar de muitos não enxergarem da mesma maneira, esse conhecimento evita problemas como: concertos desnecessários, gastos a mais e trocas adiantadas de maquinário.