A produção de peças envolve os mais diversos equipamentos, afinal, o mercado é muito amplo, logo, os métodos aplicados para atender a grande diversidade em meio as demandas, também são diferentes.
O mais interessante em todo esse cenário é que muitas vezes um mesmo material ou equipamento é empregado para finalidades totalmente distintas.
Por exemplo, o aluguel de compressor preço pode ser buscado em variados setores produtivos, são equipamentos que geram e armazenam o ar comprimido por meio de movimentos mecânicos que são gerados por motores à gasolina, diesel ou por energia elétrica.
Existem diferentes modelos desse item, mas de forma geral, apresentam alguns dos seguintes componentes:
- Bloco compressor: efetua a aspiração e compressão do ar atmosférico;
- Serpentinas: orientam e resfriam o ar comprimido;
- Filtro de ar: retém as impurezas do ar atmosférico captado;
- Motor elétrico: aciona o bloco compressor.
Há compressores de baixa pressão, dos quais são mais leves e portáteis do que outros modelos. Normalmente, eles são aplicados em processos de secagem, envernizamento e pintura de peças.
Já alguns modelos de média pressão, apresentam um nível inferior de ruído e são aplicados em operações na construção civil, em borracharias e serralherias.
Já as alternativas de alta pressão, naturalmente, atendem a trabalhos com exigências maiores, além disso, apresentam um design mais robusto. São amplamente usados em marcenarias, serralherias e oficinas mecânicas.
O que é tubo metalon?
Basicamente, o tubo metalon consiste em um tubo constituído por aço carbono e muito usado na construção civil. Para a produção desse tipo de tubo, ocorrem processos como moldagem ou solda de folhas de aço para a constituição dos tubos, que pode ser em formato cilíndrico, barras retangulares ou quadradas.
Entre as principais aplicações, é possível citar o uso na estrutura para suporte de telhas metálicas, bancadas, jardins suspensos, portões eletrônicos, convencionais e até mesmo na construção de corrimãos para escadarias. Por esse motivo, é considerado um item muito versátil para a produção de diversos produtos.
Outro tipo de tubo comumente usado, é o tubo galvanizado, um produto fabricado em carbono e ferro, garantindo assim elevado nível de resistência.
No entanto, além desses elementos, também contam com o processo de galvanização no acabamento, que corresponde ao processo de zincagem, onde uma camada de zinco é aplicada e dessa forma, o tubo tem maior proteção contra agentes corrosivos.
Um dos principais diferenciais desse tipo de tubo, é que apresenta grande facilidade para a higienização e eficiência para a troca térmica, o que acaba sendo favorável em determinadas aplicações, como em sistemas de evaporação e cozimento, por exemplo.
Esses tubos também são muito utilizados em indústrias petroquímicas e químicas e, por conta das propriedades anticorrosivas, garantem maior segurança nos fluídos que os atravessam.
Além do mais, podem ser adaptados para diferentes fases das produções industriais, mas é preciso se ater às especificações, uma vez que podem ser encontrados em diferentes dimensões e com propriedades divergentes.
O aço pode ser encontrado na produção de diversos itens, por exemplo, para a produção de chapas, primeiramente é importante que os componentes que não correspondem ao ferro sejam eliminados do minério extraído.
Após esse processo, ocorre a aciaria, onde o ferro passa por conversão em placa de aço. Nessa etapa, diferentes elementos podem ser adicionados para alcançar tipos variados de aço para a chapa de ferro. Por fim, ocorre o processo de laminação e posteriormente, em chapas.
O uso do paquímetro
O paquímetro consiste em um tipo de pinça que e é comumente aplicado para medir diferentes itens com precisão. É utilizado para que seja possível medir tanto medidas externas, quanto internas.
Há o paquímetro digital digimess e o manual, sendo que a principal distinção entre esses itens é o modo de exibi a leitura, uma vez que o digital exibe por meio de um LCD.
Esse instrumento de medição apresenta formato de L e um braço móvel, que tem como propósito o deslizamento para o ajuste do objeto no centro ou em torno dos bicos.
Também é importante citar que o instrumento apresenta quatro bicos, sendo dois inferiores para medir as distâncias internas e dois superiores para medir as distâncias externas.
Além disso, o paquímetro também conta com uma sonda de profundidade, que é ideal para medir profundidades no interior de um objeto. A sonda é fixada ao braço móvel e se movimenta juntamente a ele.
O paquímetro é ideal para a medição, mas conforme apresentado, a produção de peças conta com muitos outros elementos, que estão ligados a diferentes processos e materiais empregados.
Sendo assim, é indispensável que profissionais especializados estejam sempre a frente dos processos executados, em especial para a escolha e uso dos itens mais adequados.