indústria

Uma indústria é formada por diversos setores, entre os quais muitos são complementares e dependem da atuação entre um e outro. Até mesmo empresas diferentes dependem dos produtos fabricados em uma linha de produção que possuem finalidades opostas ou similares.

O caso da indústria automotiva é um exemplo que abrange os mais variados segmentos de atuação, com empresas diferentes produzindo materiais que são utilizados para o acabamentos de automóveis como:

  • Carros;
  • Motocicletas,
  • Ônibus;
  • Caminhões.

Até mesmo a indústria naval e aérea se aproveita de outras empresas, como é o caso dos materiais têxteis utilizados nas poltronas dos navios de grande porte e para as cabines dos aviões.

Os tecidos também chegam aos veículos terrestres, com acabamento apropriado para atender o mercado consumidor.

Setor industrial fabrica produtos intermediários

A indústria têxtil é um exemplo entre milhares que são intermediários e chegam ao alcance dos consumidores das mais diferentes formas.

São cores específicas para modelos de veículos de uma mesma fábrica, bancos de motocicletas, poltronas de ônibus e cabines de caminhões.

Outro exemplo que atende de forma intermediária mas chega nas mãos dos consumidores é a produção da fábrica de moldes plásticos dividido entre equipamentos voltados para a indústria automobilística e as vasilhas utilizadas no ambiente doméstico.

Para os automóveis como ônibus, carros e caminhões, os tanques de combustível são produzidos em tamanhos diferentes mas com a finalidade de receber os produtos que movimentam os motores a combustão.

A qualidade do material plástico precisa ser resistente, pois os compostos químicos dos combustíveis podem ser naturais, como a cana de açúcar que produz o etanol, ou o petróleo, matéria-prima para a gasolina e o diesel.

O encaixe do tanque de combustível precisa ser perfeito, pois é parte importante da estrutura de um veículo e envolve a segurança dos motoristas e passageiros.

Por isso, as fábricas que produzem esse material devem estar atentos quanto a manutenção de moldes de injeção plástica e a matéria-prima utilizada no acabamento final.

O mesmo vale para os produtos que são destinados aos utensílios domésticos. Muitas ferramentas de medida são produzidas a partir dos moldes plásticos produzidos nessas fábricas especializadas.

As empresas que fabricam esses produtos devem seguir medidas e normas técnicas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Área de serralheria precisa de bons equipamentos

O trabalho com elementos metálicos está nos mais diferentes ambientes industriais, assim como na construção civil e no setor agropecuário, com suas máquinas e ferramentas para a produção de alimentos.

Dessa forma, as técnicas utilizadas na serralheria dependem das finalidades e propostas apresentadas pelos projetos. Os profissionais que trabalham com solda podem preferir o distribuidor harris para a brasagem quando a matéria-prima principal é o alumínio.

Outros utilizam equipamentos de outras marcas, conforme a necessidade de utilização. As tarefas realizadas pelos soldadores profissionais demandam conhecimento do material que está sendo trabalhado, pois o tipo de metal pode demandar uma ferramenta diferenciada para a finalização do projeto.

As máquinas que trabalham com mig sem gás possuem arames formados por um arco elétrico com partículas em seu interior, formando uma fixação que protege todo o cordão de solda.

Esse material atende a tarefas específicas da serralheria, principalmente, quando são trabalhos de solda em ambientes externos, como portões e estruturas metálicas de telhados.

A segurança do trabalhador é evidente quando utiliza as ferramentas apropriadas e o equipamento de segurança individual, como a máscara de proteção.

A luminosidade provocada pelo arame de solda mig sobre o material metálico é prejudicial à visão, por isso seu uso é obrigatório em toda e qualquer situação.

Distribuição de energia eficiente garante produção

Da produção de produtos plásticos até aqueles presentes no dia a dia de serviços de serralheria, a distribuição de energia elétrica deve ser eficiente e de qualidade.

As concessionárias públicas e privadas são responsáveis até a entrada do empreendimento industrial, residencial ou comercial.

No caso do setor industrial, o quadro de distribuição interna precisa contar com um painel elétrico trifásico para garantir o funcionamento de máquinas que exigem maior capacidade de energia.

Essa instalação deve ser realizada por uma empresa especializada que vai especificar todo o circuito de distribuição, sem que uma máquina tenha responsabilidade sobre a atuação de outra.

Como podemos perceber, tudo está ligado e as parcerias empresariais são importantes para a produção industrial. Uma mesma fábrica pode produzir vasilhas de uso doméstico até tanques de combustível para o setor automobilístico.

Os serviços de serralheria estão relacionados à segurança de imóveis, mas também estão ligados à montagem de indústrias e dos mais variados produtos que têm o metal como matéria-prima em seu escopo.