O setor industrial é formado por diversos segmentos distintos, com materiais primários que são manufaturados de diferentes formas, como o aço, com máquinas e equipamentos apropriados para a adaptação conforme os projetos necessários e a demanda do mercado consumidor.
Entre uma das principais matérias-primas utilizadas na indústria, seja na linha de produção como nos próprios equipamentos presentes no cenário, como um todo, está o aço. As empresas que trabalham com esse material sabem da importância e empregam com maestria.
A valorização desse elemento tão essencial para o desenvolvimento da humanidade não é algo recente. Desde o princípio das sociedades, o ferro é utilizado como ferramenta de caça e pesca, assim como para a própria defesa.
Na atualidade o aço é um dos principais elementos que influencia na economia regional, nacional e internacional, fazendo parte de diferentes cadeias produtivas.
Entre os muitos setores em que o metal está presente, podemos destacar:
- Indústria automobilística;
- Construção civil;
- Utensílios domésticos;
- Equipamentos de tecnologia.
Os bens de consumo denominados como duráveis, como eletrodomésticos e veículos, além do setor da construção civil, dependem de siderúrgicas para que estas façam a transformação e distribuição do aço, podendo ser encontrado em diferentes formas e tamanhos.
Construção civil exige grande demanda
O desenvolvimento da humanidade não para, com uma grande diversidade de produtos que dependem do ferro e aço para que o crescimento não pare.
A urbanização das cidades ocorre de maneira acelerada, atendendo as exigências da própria sociedade, como segurança e conforto imobiliário.
Os equipamentos destinados para o lazer também exigem a presença dos produtos metálicos e por isso mesmo, as empresas de aço precisam produzir em grande quantidade, atendendo a demanda da melhor forma possível.
Os projetos imobiliários desenvolvem, há muito tempo, prédios e edifícios em que os andares não param de subir. A aglomeração urbana exige que os espaços terrestres ultrapassem limites que, nesse momento, almejam as alturas do céu.
Dessa forma, a engenharia e a arquitetura apostam na composição de cimento, areia, pedra e vergalhão de aço desde a base de uma estrutura imobiliária até o topo mais alto, com as antenas servindo como ponto de referência para helicópteros e aviões.
As estruturas metálicas presentes nos empreendimentos imobiliários possuem outras funções de segurança, como a instalação de um para-raios em sistemas de proteção contra descargas elétricas.
Elementos metálicos presentes no dia a dia
A produção de aço atende os mais diversos segmentos e está presente em detalhes que não são percebidos na rotina de uma pessoa.
Até mesmo na hora de utilizar acessórios para se enfeitar. As joalherias utilizam corrente aço inox para gargantilhas e outros modelos de joias comuns, como pulseiras e relógios.
Em um formato completamente diferente, com resistência maior está as correntes utilizadas para fechar portões com cadeado. O aço está presente nesse material por sua resistência e possibilidade de formação de elos e facilidade de emprego em diferentes situações.
De volta à construção civil, há alguns trabalhos que podem necessitar de arame queimado para a amarração de peças simples e também na armação do concreto de vigas e colunas, para a devida fixação de vergalhões.
Ambiente industrial com montagem apropriada
Os equipamentos utilizados no dia a dia também são fabricados com o aço como matéria-prima, e passam despercebidos pelas pessoas, mesmo em um ambiente de trabalho.
O uso de compressor parafuso em sistemas hidráulicos é comum em um cenário industrial, e toda sua estrutura é reforçada com aço.
O motor faz a captação do ar para um sistema interno resistente, e faz a distribuição para os setores de maneira devida, garantindo a sustentação de maneira adequada.
As empresas que empregam esse equipamento em determinados setores devem manter a manutenção preventiva e corretiva dentro dos parâmetros corretos.
A substituição das peças para compressor de ar devem ser avaliadas por um profissional capacitado, seguindo periodicidade conforme indicação dos fabricantes.
A abrangência do ferro e aço é extensa, principalmente, com as possibilidades que a tecnologia permite empregar nos projetos imobiliários, automotivos e até mesmo nas comunicações e conquistas espaciais.
Vale lembrar que os satélites utilizam elementos metálicos para a captação de ondas sonoras para a transmissão de dados desde o século passado.
A corrida espacial permitiu a estudiosos e pesquisadores entender os limites do aço e desenvolver produtos que são empregados em equipamentos comuns do dia a dia da população.
Por fim, é preciso valorizar as possibilidades de transformação do metal em diversas máquinas e ferramentas industriais e facilitar os trabalhos das linhas de produção, atendendo todas as necessidades do mercado consumidor, para garantir o conforto e a segurança de maneira apropriada.