segurança

A transformação da matéria-prima em um produto que é disponibilizado ao mercado consumidor, passa por diferentes processos industriais.

Esses processos são realizados por intervenção de operários, máquinas robotizadas, com a aplicação de estudos e pesquisas, que são colocados em execução em linhas de produção.

O progresso tecnológico e a inovação são características que estão presentes na revolução industrial, e com o advento da implementação de computadores na fabricação de produtos e serviços, novas mudanças tem se apresentado no horizonte da atividade industrial.

A atuação da indústria na sociedade tem características próprias, que vão desde a transformação de matéria-prima de base, como extração de minério e transformação de combustíveis.

Passando pelas intermediárias, que atendem aos bens de consumo duráveis, semiduráveis e não duráveis, e a indústria de ponta, que envolve a tecnologia empregada em comunicação, aviação, navegação e programas espaciais.

Para tudo isso, é preciso que as empresas estejam adaptadas adequadamente, podendo trabalhar de forma correta, de acordo com as normas regulamentares de segurança, e atendendo à legislação trabalhista e tributária do país.

Procedimentos de segurança em vários setores

A segurança do trabalhador é um dos pontos de maior preocupação, pois é voltada para o bem estar humano, oferecendo um ambiente adequado de trabalho, com equipamentos de proteção que sejam adaptados ao serviço proposto.

O uso de capacete, luva, óculos de proteção e sapato de segurança é primordial, e obrigatório, para aqueles que trabalham em uma linha de produção, com a disposição de matéria-prima que pode ser prejudicial à saúde humana.

Em ambientes que podem ser prejudiciais, como espaços aéreos, sobre andaimes e plataformas, os equipamentos de segurança se estendem aos cintos de proteção, e até mesmo uniformização resistente.

As empresas de instalações elétricas oferecem aos trabalhadores um uniforme que garante a proteção do funcionário, e também pode resistir a impactos elétricos, e evitar choques casuais.

Nas indústrias, estas empresas são responsáveis pela instalação de todo o sistema elétrico, para disposição de energia elétrica para máquinas industriais e equipamentos de uso corporativo, como computadores e periféricos.

Para isso, os profissionais devem preparar um projeto que atenda, de maneira específica, cada capacitação elétrica, que atenda de forma eficiente, o funcionamento de máquinas e equipamentos,.

Para a segurança interna, é preciso, também, criar um projeto de combate a incêndio, e um planejamento de segurança contra acidentes.

A disponibilidade de equipamentos como extintor de incêndio preço, mangueiras de água, hidrantes e dispositivos de detecção de incêndio podem fazer parte do plano, que deve ser instituído tão logo o espaço industrial esteja em pleno funcionamento.

A verificação realizada por uma equipe de técnicos de segurança, ou pelo corpo de bombeiros, também deve ser implementada, para garantir toda a documentação necessária para a liberação do espaço, e para o funcionamento de todos os setores.

Caso seja identificado alguma irregularidade, é preciso que seja realizado todas as correções, e apresentadas aos órgãos competentes, para possível liberação.

Tratamentos funcionais de ambientes industriais

A poluição do ar foi um dos grandes problemas trazidos pela industrialização, sem pensar nas consequências.

Com o aumento de doenças pulmonares pelo mundo, e a percepção de que novos procedimentos de atuação industrial precisavam ser tomados.

Os governos buscaram formas de exigir das empresas a instalação de filtros, e até mesmo a aplicação de um lavador de gases industriais, sobre as chaminés industriais.

O objetivo deste tipo de equipamento é reduzir a vaporização de gases poluentes, atuar no controle dos odores e permitir a despoluição de tanques industriais.

O resfriamento de gases coletados, e a sua neutralização, também é possível, para atuar como um filtro, impedindo o lançamento de partículas poluidoras no meio ambiente.

O lavador de gás ainda atua de outras formas, nos processos industriais, como:

  • Controle das substâncias combustíveis;
  • Não restringe a umidade e temperatura dos gases;
  • Trata resíduos sólidos, líquidos e gasosos;
  • Redução de poluentes no meio ambiente.

A tubulação que está presente em toda a estrutura da lavagem de gases industriais precisa contar com outros equipamentos, para garantir a segurança no espaço de trabalho, e de todo o meio ambiente em que está envolvido.

Por isso, a instalação de um detector de vazamento de gás deve fazer parte de todo o sistema, para indicar com precisão se há algum tipo de falha, inclusive indicando o nível de gás que está vazando, conforme a pressão na passagem do sistema.

É importante que este tipo de equipamento receba manutenção preventiva periódica, para que seu desempenho seja eficiente, com a calibração adequada, para a realização de detecção e medidas confiáveis.