industriais

A força motriz aplicada pelos sistemas hidráulicos está em diferentes aplicações no ramo das industriais e da construção civil.

Para gerar energia, e executar funções variadas, o sistema hidráulico possui componentes que utilizam líquidos sob alta pressão, que são distribuídos por uma máquina ou uma ferramenta, realizando o empuxo, ou entorse, conforme as características do equipamento.

No campo industrial, muitos maquinários possuem este tipo de sistema, para o pleno funcionamento de uma linha de montagem, desde a preparação da matéria-prima, até a distribuição ao público consumidor.

A tecnologia hidráulica industrial está bastante avançada, atendendo de forma eficiente toda a demanda necessária, para oferecer ao mercado diferentes produtos e serviços voltados a diferentes públicos consumidores.

Processos industriais atuantes e funcionais

Na construção civil, máquinas pesadas, como escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões basculantes utilizam o sistema hidráulico para a movimentação de terra, por exemplo, em serviços de terraplanagem.

O içamento de materiais pesados, como sacos de areia, colunas de ferro e vigas, telhas e estruturas metálicas, tem no guindaste um equipamento eficiente, e que se aproveita do sistema hidráulico em toda a sua estrutura, para a realização dos serviços.

Há diferentes modelos de bomba hidráulica industrial, com tamanhos, formas e características específicas para cada uso, e por isso, são divididas em duas categorias, sendo a hidrodinâmica e a hidrostática.

De qualquer forma, o funcionamento ocorre por meio da movimentação de óleo no reservatório, e a pressão exercida sobre as peças e engrenagens que constituem o equipamento.

Para evitar qualquer tipo de problema quanto ao funcionamento de um equipamento, é preciso entender quais os ambientes de trabalho a que serão aplicadas as bombas hidráulicas.

A responsabilidade dos profissionais da área é verificar quais os pontos de pressão e vazão que serão aplicados, assim como a frequência que será utilizada, para cálculo do torque.

Com estes dados devidamente apresentados, é possível desenvolver um planejamento industrial, com todas as máquinas e ferramentas necessárias, para atender a demanda industrial.

Em paralelo, os procedimentos de manutenção hidráulica devem ser colocadas em prática, para identificação de possíveis falhas, e a substituição de peças gastas, conforme o tempo e o uso.

O funcionamento em condições ideais permite serviços realizados com qualidade e eficiência, sem prejudicar os processos industriais empregados em uma linha de produção.

Procedimentos para segurança interna

Os cuidados com a manutenção devem estar presentes em todos os processos industriais, para que a segurança dos operadores, e até mesmo para a aplicação de projetos de sustentabilidade, sejam empregados dentro das etapas de industrialização dos produtos.

Por isso, a calibração de valvulas de segurança deve ser realizada de maneira contínua, para que os equipamentos industriais trabalhem de forma precisa e os operadores sintam confiança, quanto aos dispositivos ligados a este sistema.

Os procedimentos industriais estão voltados aos objetivos de cada maquinário ou ferramenta industrial, disponíveis em galpões e até mesmo em ambientes externos.

Por isso, o monitoramento, o controle e a supervisão dos processos, e o funcionamento regular de cada equipamento, é de vital importância.

Para cada acionamento de uma máquina, ou um equipamento industrial, é preciso verificar a presença de uma valvula controladora de fluxo, e sua plena funcionalidade, dentro de todo o sistema de abastecimento, conforme as especificações técnicas.

Este tipo de controle é importante, em todo setor industrial, pois permite:

  • Ajuste de fluxo de fluídos;
  • Proporciona segurança a todo o sistema;
  • Interfere na produtividade das máquinas e equipamentos;
  • Tem aplicação segura e alta eficiência.

Em um sistema de pressurização, ou um sistema hidráulico, é preciso garantir que a valvula redutora de pressão manutenção seja realizada periodicamente, pois permite o desempenho pleno do sistema em que está integrado, distribuindo uniformemente os fluídos, por todo o encanamento.

Com a manutenção devidamente regularizada, ainda permite que a pressão seja trabalhada de forma eficaz, e garante maior durabilidade e um ambiente mais higienizado, influenciando na linha de produção, ao final de todo o processo.

Para cada sistema instalado, é preciso garantir que não tenha nenhum tipo de vazamento, para não ocorrer problemas de infiltração em outros sistemas industriais.

O ideal é que a manutenção preventiva se sobressaia à manutenção corretiva, que pode ser realizada por profissionais técnicos, capacitados na busca de problemas, apresentando as soluções mais viáveis para cada tipo, garantindo a segurança interna de um ambiente industrial.