Montar uma cozinha industrial é muito diferente do que elaborar um cômodo doméstico. O motivo por trás disso é o fato de que, como elas funcionam em um contexto comercial, servindo muitas pessoas, as cozinhas profissionais precisam seguir padrões de higiene rígidos.

Do contrário, haverá um risco considerável de contaminação, podendo acarretar uma crise de saúde pública.

Felizmente, a montagem de um cômodo para ser usado em um bar, restaurante ou hotel é muito mais simples do que algumas pessoas imaginam: basta empregar algumas técnicas e instalar alguns objetos específicos, como aqueles feitos em aço inox, para que o espaço tenha todas as características exigidas pelos órgãos competentes.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos itens que são necessários em cozinhas industriais:

  1. Produtos em inox

Atualmente, o aço inoxidável é um dos materiais mais visados no mercado de decoração, principalmente por conta de seu apelo estético.

Entretanto, nem todos sabem que essa liga metálica também é muito usada em cozinhas industriais, em itens tais como:

  • Cuba inox;

  • Bancadas;

  • Utensílios;

  • Panelas.

O motivo que o torna tão usado em tais espaços é, além de sua resistência, sua superfície lisa e livre de ranhuras.

Como estes são os espaços nos quais microrganismos costumam se proliferar, as chances de contaminação caem drasticamente.

Por conta disso, em termos de higiene, objetos como uma bancada de aço inox são muito melhores do que um modelo feito com outra liga metálica.

Além disso, como o aço inoxidável é resistente, ele tem um bom desempenho, até mesmo, quando é exposto a situações de alta temperatura e pressão, como no caso do corte de alimentos com facas mais afiadas.

Assim, os proprietários do espaço também saem ganhando: o item durará por muito mais tempo.

  1. Pias

Em uma cozinha industrial, qualquer erro pode ser fatal e dar margem à contaminação de alimentos e bebidas, colocando em risco a saúde de quem os consome.

Por conta disso, é essencial que tais espaços sigam padrões elevados de higiene, contando com instalações apropriadas para tal e que facilitem a limpeza.

Com isso em vista, boa parte dos proprietários de bares e restaurantes optam por contar com uma pia de inox sob medida em suas cozinhas.

Além das vantagens do material, citadas anteriormente, o fato desse item ser feito sob medida permite um melhor aproveitamento do espaço e a montagem de uma peça que se adapte perfeitamente às necessidades do espaço. Deste modo, trata-se de um investimento que tem retorno.

  1. Pintura para cozinha industrial

Não são apenas os equipamentos da cozinha industrial que têm que facilitar a limpeza do espaço: o chão e as paredes também devem ser fáceis de higienizar.

Na prática, isso significa que o espaço deve ser livre de rejuntes e que a superfície deve ser regular, reduzindo as chances de que haja um acúmulo de resíduos que sejam difíceis de se remover.

Felizmente, existe uma técnica de pintura que pode ser usada tanto no chão quanto no teto e que pode: o epóxi.

Ele gera uma superfície que, além de lisa e homogênea, é resistente, quimicamente inerte (não reage com substâncias químicas) e é impermeável.

Tudo isso dificulta a proliferação de microrganismos e facilita os processos de limpeza, colaborando com um padrão elevado de higiene.

Além disso, boa parte das empresas de pintura industrial trabalha com essa técnica, fazendo com que esse seja um serviço simples de se contratar.

  1. Refrigeradores

Além de manter o espaço da cozinha sempre limpo, é preciso que as matérias-primas usadas em cozinhas industriais – ou seja, os ingredientes – sejam conservados da maneira correta.

Como boa parte deles é sensível a variações de temperatura (como carnes e laticínios, por exemplo) é fundamental que tais espaços contem com refrigeradores de qualidade.

Da mesma maneira, é preciso levar em conta que, quando houver quedas de eletricidade, há que se encontrar uma maneira de manter tais equipamentos funcionando, de modo que os alimentos não seja comprometido. Felizmente, isso é relativamente simples: basta instalar um gerador no local.

Quando houver qualquer falha na distribuição de energia elétrica, ele entra em ação automaticamente, alimentando todos os aparatos que estiverem conectados à rede enquanto o problema persistir.

Deste modo, não há nenhuma perda, e a cozinha pode prosseguir com os seus trabalhos normalmente.