Resistente, de superfície lisa e com um excelente apelo estético, o aço inox é cada vez mais usado tanto em indústrias quanto em residências.

Normalmente, fabricantes se aproveitam de suas propriedades para oferecer objetos melhores que suprem melhor as necessidades de seus clientes.

Contudo, é preciso ter me mente que, em alguns casos, este material é muito mais indicado que os demais, ou, até mesmo, de uso obrigatório, conforme a legislação vigente. Assim, é preciso que cada estabelecimento fique atento aos diplomas legais da sua área para evitar sanções.

Quer aprender mais a respeito dos objetos feitos em inox? Então continue lendo e confira algumas informações a respeito dele:

Como são feitos os itens em inox?

O aço inoxidável, mais conhecido como aço inox, é uma liga metálica composta de muitas outras substâncias, como:

  • Ferro;

  • Cromo;

  • Carbono;

  • Níquel.

O resultado desta mistura é uma liga cuja superfície é extremamente lisa e resistente ao calor, motivo pelo qual ele costuma ser usado em locais como cozinhas e laboratórios.

A fabricação dos objetos usados em tais espaços, por sua vez, deve ser feito com aparatos adequados, tendo em vista a dureza do metal.

Uma máquina corte e dobra, por exemplo, é fundamental para manipulá-lo de forma segura e eficiente. No caso de tubos, pode ser preciso contar com equipamentos de extrusão, que permitam a moldagem do item.

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, há ferramentas cada vez mais avançadas para manipulá-lo e criar itens mais avançados e de forma mais rápida.

Uma delas é o laser, que permite a realização de cortes ou mesmo de pequenos vincos em sua superfície, conforme o projeto do item. Para tal, é preciso contar com uma maquina de corte que emita este tipo de luz.

Quais itens podem ser feitos em inox?

Por conta de todos os benefícios que oferece a seus usuários, o aço inox é considerado um material nobre e caro. Além disso, os procedimentos necessários para manipulá-los requerem mão de obra especializada e processos avançados, como o procedimento de Corte a Laser em SP.

Consequentemente, os objetos confeccionados tendo esta liga metálica como base têm um valor mais alto que os normais.

Contudo, em certos contextos, o investimento extra vale a pena, seja isso por conta das normas que regulam certos setores ou mesmo pela praticidade. Confira, a seguir, alguns dos itens que podem ser fabricados a base de aço inox:

  1. Móveis

Locais como laboratórios e cozinhas industriais têm que seguir padrões de higiene extremamente elevados. Do contrário, pode haver contaminações que colocarão em risco tanto o resultado dos trabalhos analisados quanto à saúde pública como um todo.

Consequentemente, há normas que regulam os padrões mínimos a serem seguidos por tais estabelecimentos. Uma das regras estabelecidas para este setor é o fato de que a mobília presente no ambiente deve ser feita em aço inoxidável.

Afinal, um balcão, uma mesa ou mesmo um armário de aço inox têm uma superfície muito lisa e que, consequentemente, dificulta o acúmulo e a proliferação de bactérias, mantendo os padrões de higiene em níveis adequados.

Entretanto, há quem relute em adquiri-los, temendo o valor que será cobrado pela peça. Contudo, é preciso ter em mente que a sua durabilidade ultrapassa a dos demais materiais, fazendo com que a relação custo-benefício seja vantajosa.

  1. Tubos

Tubos de aço são itens muito presentes em estabelecimentos industriais. O motivo é que eles são resistentes e adequados para o transporte de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos, de forma segura e eficiente.

A boa notícia é que eles podem ser feitos de aço inoxidável, de modo a aumentar ainda mais os benefícios oferecidos por eles. O tubo schedule inox, por exemplo, está disponível em vários diâmetros, podendo ser escolhido conforme as características de cada projeto.

  1. Utensílios de cozinha

Além de durável e higiênico, o aço inox é extremamente resistente contra o calor. Isso significa que, mesmo se ele for exposto a altas temperaturas, ele se manterá com sua forma e características originais, sem sofrer nenhum dano sequer.

Por conta disso, ele costuma ser muito usado em utensílios de cozinhas industriais, como panelas, colheres, escumadeiras e muitos outros itens comuns.

Vale ressaltar que, neste caso, o aço inox não é uma escolha, mas sim uma obrigação. As leis sanitárias brasileiras indicam que este material deve ser usado, de modo a reduzir o risco de contaminação e permitir que os clientes não corram nenhum risco sanitário ao consumir alguma comida.