A descoberta de vazamentos nas dependências industriais é possível, principalmente, por meio de testes de estanqueidade. Para analisar as condições de ferramentas gerais, tubulações e sistemas de gás, o ar comprimido é utilizado como principal meio de comprovação.
Ao aumentar a pressão interna nos recipientes, e dimensioná-la com um manômetro ou outros equipamentos de medição, é possível analisar se há problemas de vedação.
O principal objetivo dos testes é identificar as fugas de materiais, verificando a integridade e a qualidade dos sistemas. Desta forma, fica mais fácil garantir o bom funcionamento e a segurança dos operários de um empreendimento.
Nas indústrias de automóveis e farmacêutica, por exemplo, as equipes realizam os testes com consistência para verificar seus componentes.
Não existe um material 100% estanque, entretanto, grande parte dos recipientes destinados a acomodar líquidos corrosivos ou medicamentos, por exemplo, não pode atingir altos níveis de fuga.
No caso de vazamentos de tubulações de gás, substâncias de natureza inflamável representam grandes riscos. Podem ocorrer explosões nos ambientes de trabalho ou incêndios.
Diante de vazamentos de gases que servem de combustíveis para as
indústrias, outra consequência possível é o desperdício, que acarreta em
gastos desnecessários.
Por fim, a asfixia é uma possibilidade de resultado extremamente letal para os colaboradores do empreendimento, que ocorre devido à inspiração de pouco ou nenhum oxigênio.
A importância do teste de estanqueidade
Os vazamentos não podem ser desclassificados pelo simples fato de o odor dos gases não ser perceptível. É importante que os empreendimentos sigam um cronograma com equipamento para teste de estanqueidade, a fim de identificar possíveis avarias.
O popularmente conhecido “cheiro de gás” é resultado do uso de uma substância química, também gasosa, empregada para facilitar a identificação de vazamentos, com o objetivo de resolvê-los o mais rápido possível.
Os testes de estanqueidade são essenciais para a garantia de segurança nas empresas ou indústrias, principalmente tendo em vista a saúde dos colaboradores.
Como o teste de estanqueidade é feito?
Testes de estanqueidade em tubulações ou sistemas de gás, maquinas e ferramentas dependem do profissionalismo de engenheiros e químicos experientes, no caso do surgimento de qualquer imprevisto.
Uma recomendação é que ele seja feito a cada seis meses, pelo menos, nos ambientes de alto risco, como indústrias petroquímicas e ambientes hospitalares, por exemplo.
Já nos ambientes siderúrgicos ou nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, o risco é considerado menor e os testes podem ser feitos anualmente.
O procedimento tem quatro passos:
- O ar pressurizado é inserido na tubulação analisada;
- Todas as conexões e componentes suscetíveis a vazamentos são avaliados;
- Após cerca de 30 minutos, o procedimento é repetido;
- Com um manômetro, a perda de pressão é avaliada.
Outros fatores analisados são canos de tubulações, que devem estar desobstruídos e sinalizados, assim como válvulas, mangueiras, relógios, conexões e peças que tenham passado pela estação de solda.
É preciso reparar se há sinais de corrosão ou desgaste que podem ocasionar em vazamentos. A pintura das instalações também deve estar totalmente uniforme.
Devido à exigência de diversos órgãos de segurança e biossegurança, é indicada a contratação de uma empresa especializada para a terceirização da tarefa. O principal benefício é a qualidade do teste, com uma equipe profissional experiente e tecnologia avançada.
Bandagem industrial
Vazamentos em tubulações e equipamentos pneumáticos são reparados nas indústrias por meio do sistema de bandagem industrial, principalmente.
Trata-se de um processo considerado rápido, feito em até 5 minutos, que mostra a sua eficácia em no máximo 30 minutos. A bandagem industrial pode ser feita em superfícies secas, úmidas ou até submersas, com aderência em superfícies metálicas, de aço, cobre, fibra de vidro, PVC, poliéster, concreto e cerâmica.
Com material resistente às possibilidades de ataque químico, altas pressões e altas temperaturas, a bandagem é composta por resina polimérica hidro ativa e massa epóxi.
A aplicação depende do uso de luvas e deve ser feita seguindo as recomendações dos fabricantes. Em alguns casos, borracha de drenagem comprar é preciso.
Garantir a estanqueidade dos sistemas industriais é uma questão de segurança de todas as pessoas que ocupam o local, além de ser uma exigência legal.
Ao realizar os testes com o devido cuidado, aplicando as melhorias necessárias para os sistemas, o resultado é a prevenção de grande parte das tragédias causadas por vazamentos de gases.