Sabemos que a eletricidade para o mundo de hoje é mais do que necessária e no ambiente industrial não seria diferente. Isso porque pelo menos 90% do funcionamento industrial depende da energia elétrica.

Sabendo que quase todos os processos industriais dependem da eletricidade, isso significa que a falta dela, consequentemente, impacta diretamente todos os meios de produção, gerando grande perda de produtividade.

Mas além da eletricidade, existem profissionais e também muitos tipos de equipamentos e ferramentas que são utilizados para que os procedimentos industriais e as ligações elétricas possam realmente acontecer.

Então, para melhor entendimento, acompanhe este artigo, pois nele você descobrirá sobre o funcionamento de diversos equipamentos que ajudam o meio industrial e locais semelhantes a funcionarem corretamente. Leia e confira.

Conversor

O primeiro equipamento que será citado é o conversor de tensão, que pode ser chamado de inversor também. Ele está presente nesses ambientes graças a uma demanda crescente de utilização de equipamentos elétricos onde não existe energia elétrica.

Alguns deles são televisões, equipamentos com usos mais domésticos, eletroeletrônicos e outros. Além disso, eles são encontrados nas voltagens mais utilizadas que são 127V e 220V, e facilitam a compra e uso por esse motivo.

Esse tipo de conversor possui circuitos eletrônicos que proporcionam a capacidade de transformação de energias e baterias e pilhas em energia alternada, assim como é utilizado nas luzes de emergência caso ocorra a falta da elétrica.

Ele é muito útil para fazer chegar tecnologia e informações a locais que ainda não podem ter instalações elétricas, as mesmas que estamos acostumados desde que nascemos por vivermos em áreas urbanas ou até rurais, porém mais modernas.

Autotransformadores x transformadores

Há dois tipos semelhantes de elementos que transformam a energia quando necessário, e são eles o auto transformador preço e o transformador. Muitas pessoas acham que são o mesmo maquinário, porém estão equivocadas.

O autotransformador é um equipamentos elétrico que faz uma indução de potência e um circuito que possui alteração de tensão e de corrente, porém possui somente um enrolamento em sua composição.

Já o transformador 110 220 volts pode transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro circuito com uma indução de corrente e de tensões a partir de grandezas e princípios relacionados ao magnetismo.

Outras diferenças que podem ser vistas são:

  • Criação de corrente elétrica em um fluxo magnético variável;
  • Funciona somente em correntes alternadas;
  • Possui dois rolamentos;
  • Preço mais elevado.

Os dois possuem diversas diferenças, porém um é tão utilizado como o outro em ambientes industriais. Um possui maiores dimensões, porém isso não é o que irá decidir o uso, mas sim cada necessidade.

Quadro Geral de Baixa Tensão

Conhecido também como Qgbt, esse quadro acomoda diversos equipamentos para a proteção da energia elétrica, assim como para suas manobras e seccionamento. Suas aplicações são de pequenos, médios e grandes portes.

Ele é feito a partir de cubículos elétricos, armários feitos em metal e autossustentados, além de serem testados. Seus painéis possuem variados tamanhos e podem ser encontrados em locais como condomínios, shoppings e lugares parecidos.

Inversores de frequências

Semelhante ao nossos primeiro tópico, mas diferente ao mesmo tempo, o inversor de frequencia é variável e controla o acionamento de motores elétricos, além de várias frequências e tensões.

É possível ter o controle de potência e consumo e da velocidade que está rodando a partir dos objetivos que são aplicados e projetados antes do uso dele. É provável encontrar facilmente esse elemento no mercado, porém quem o compra e o usa é o ambiente industrial.

Fontes para alimentação

Por último, mas não menos importante, diversos dos elementos que foram citados até agora necessitam de uma fonte de alimentação para que seja possível ter um funcionamento e uma potência muito mais produtiva.

Esse tipo de fonte garante o pleno funcionamento de todos os dispositivos eletrônicos, pois converte a tensão elétrica alternada e alta que é gerada em uma tomada para uma bem menor.

Elas ajudam a melhorar o desempenho de alimentação, proteger o ambiente assim como os equipamentos em geral. Assim, as fábricas podem utilizar diversos tipos de tensões e gerar energias que são de certa forma diminuídas e convertidas para algo que não prejudica o meio.

Com todos esses maquinários em dia, dificilmente o local terá problemas maiores como falta de energia, curtos-circuitos e outras dificuldades relacionadas à falta de cuidados e uso demasiado de aparelhos de modo inapropriada.