O meio industrial é um local que necessita do funcionamento de todos os seus materiais e serviços para que ele possa produzir. Isso é porque a nossa sociedade depende de tudo o que ele nos proporciona diariamente.
Ou seja, dificilmente conseguiremos avançar tanto na tecnologia e na modernidade, principalmente em suas facilidades, se ele não estivesse pronto para trabalhar com todos os seus elementos e todos os serviços que possui.
Para que ele faça as engrenagens rodarem, é necessário tanto muitas pessoas quanto muito conhecimento.
Por falar em engrenagens, hoje iremos falar sobre a importância delas para a indústria.
Então, para saber mais, aproveite e acompanhe o texto, que irá explicar diversos modelos e também utilizações que são feitas diariamente para que esses objetos que são pequenos, porém, muito poderosos e necessários.
Processos de produção
Para que seja possível entender a engrenagem como todo, é necessário entender sobre usinagem.
De modo geral, ela é um segmento industrial e trabalha com metal mecânico, que produz peças metálicas sejam elas fundidas ou forjadas e que são submetidas a processos específicos.
Esse tipo de instrumento proporciona a forma desejada a todos os tipos de peças que possuem metal ou elementos semelhantes em seu corpo, seja a finalidade que for, todas podem ter acabamento em todas as superfícies e podem possuir características como:
- Furos;
- Saliências;
- Roscas;
- Reentrâncias.
O trabalho de forjar um elemento metálico é realmente muito antigo, porém hoje, a sociedade é muito maior, assim como a tecnologia. Com isso é possível fazer diversos materiais e muitas peças para todos os ramos profissionais existentes.
Veja a seguir os principais componentes que a Usinagem proporciona.
Helicoidal
Um elemento muito conhecido é a engrenagem helicoidal, que faz parte de sistemas de máquinas e ajuda no funcionamento de um motor, ou de outro tipo de engrenagem que pode ser considerada coadjuvante.
Há diversos formatos de engrenagens, porém a helicoidal é composta por cilindros e dentes, de uma forma que se colocam transversais e ficam conhecidos como “hélice”, para que seja possível permitir um impulso ideal de uma carga, ou seja, transportar cargas pesadas.
Essas engrenagens são peças mecânicas arredondadas que possuem rodas. São dentadas, ligadas a eixos que realizam a movimentação e a rotação, além da potência dos elementos que ela compõe para um todo.
Cônicas
As engrenagens cônicas são utilizadas geralmente quando é necessário fazer uma mudança de rotação e da direção de um eixo no maquinário. Seus dentes podem ter variados formatos como, retos helicoidais ou em espiral.
O que a diferencia e faz com que ela possa fazer o trabalho de mudança é o seu formato. Afinal, ele sempre será adequado para essa aplicação.
Para que seja necessário entender quais dentes devem ser utilizados, basta saber da necessidade e dos estudos de cada maquinário.
Dentes retos
As engrenagens de dentes retos são as mais encontradas e facilmente compradas, pois são as mais comuns. Elas são usadas em variadas aplicações e principalmente nas transmissões, quando é preciso uma mudança de posição de operação.
Isso ocorre basicamente ao fato de que muitas delas precisam de um sistema de engate facilitado, posição comparada em relação ao eixo que estão trabalhando devem se posicionar para lateralmente.
Outra função importante também, é possibilitar a transmissão de todos os eixos e conseguir o movimento rotacional e o movimento de torque. Assim,tanto o início no perfil da base quanto no local onde ela está se movimentando irá conseguir uma conexão e o movimento necessário.
Rolamentos
Sempre ao lado da engrenagem, o rolamento é uma peça redonda que ajuda na movimentação facilitada e na redução de flexão de todos esses maquinários. As funções são basicamente transferir o movimento e também transmitir forças.
Há dois tipos de rolamentos, que são os mancais deslizantes e os axiais.
Os mancais possuem um eixo que se move em direção oposta da superfície deslizante. Já os outros transmitem a carga em uma direção, combinando as cargas radiais e axiais para melhor transmissão.
Correia
Por último, a correia dentada irá finalizar este texto. Ela compõe a parte final do encaixe de todo o funcionamento da engrenagem e também é conhecida como o correia de distribuição.
Ela garante a sincronia das válvulas que estão funcionando, juntamente com os pistões nos cilindros, ou seja, ela quem garante que a válvula não entra no cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura ou o restante do trabalho do equipamento.
Quando esses elementos estão unidos, cada um funcionando perfeitamente, engrenagem e todos os sistemas irão fazer com que o funcionamento de todos os tipos de alimentos maquinários e materiais sejam possíveis e que o ambiente industrial continue seguindo com sua existência.