A indústria se tornou uma das principais atividades econômicas de todos os países do mundo, pois a produção de bens de consumo é capaz de alavancar vários setores que compõem o PIB de cada nação do nosso planeta.
Com o início marcado na Primeira Revolução Industrial, que se deu no final do século XVIII, foi desenvolvido um grande sistema que utiliza a força de trabalho humana alinhada a maquinários pesados e fontes de energia para transformar as mais variadas matérias-primas em mercadorias que, antes, seriam impensáveis de sequer existir.
Com a grande variedade de produtos que podem ser feitos a partir das indústrias, foi elaborada uma divisão de setores, que indicam quais os tipos de produção são feitas em cada um. São eles:
-
primário;
-
secundário;
-
terciário;
-
quaternário.
Uma das principais vantagens da indústria é a otimização dos processos, pois os equipamentos são capazes de oferecer uma produção muito mais rápida, no caso da confecção usando apenas o trabalho humano. Assim, as linhas de produção são automatizadas e rápidas.
Além disso, é possível garantir uma maior qualidade no resultado final, pois as máquinas não se cansam.
Em uma questão de dias é possível obter o mesmo produto em uma grande quantidade, o que seria impossível antes da invenção de algumas máquinas e tecnologias disponíveis no ramo industrial.
Equipamentos e operação
Para que haja o funcionamento adequado da indústria e que ela ofereça os benefícios mencionados para a população, foi necessário o desenvolvimento de alguns equipamentos para realizar o trabalho de otimização da força humana.
Muitos deles, hoje, são vistos como máquinas comuns, pois podem ser aplicados em diversos setores, porém o seu surgimento foi toda uma revolução.
Na maioria deles, a aplicação de força se deve ao fato de duas fontes principais: a hidráulica e a pneumática.
Enquanto a primeira é a aplicação da física gerada pela força de fluídos, principalmente a água, para criar energia que pode ser reaproveitada para movimentar equipamentos, a segunda usa o gás pressurizado para esse mesmo fim.
Um equipamento que pode aparecer em ambas as versões é o cilindro. O cilindro hidráulico para prensa, por exemplo, tem como principal característica usar o sistema de líquidos para obter força e energia.
A sua aplicação mais usual é na articulação de outros equipamentos, de modo que ele facilitará o movimento.
Muito parecido com essa máquina, também é possível encontrar a prensa hidraulica, ainda que a pneumática também possa ser comum.
Este equipamento é usado, principalmente, para a compressão de objetos, de forma que eles conseguem ser achatados facilmente. A força hidráulica é aplicada com bastante potência, de modo que o processo é bem rápido.
O seu manuseio deve ser feito com muita cautela, pois devido à grande força, é possível causar acidentes. O ideal é que o trabalhador opere a máquina através de botões que estejam um pouco mais afastados, de modo que ele não precisa entrar em contato com o equipamento durante o funcionamento.
Funcionamento e segurança
É obrigatório o uso de equipamentos de segurança dentro da indústria. Como se trata de um ambiente que está propenso a acidentes, devido às máquinas pesadas, ou, até mesmo, à contaminação, uma vez que o trabalhador pode trabalhar com elementos químicos ou radioativos, os EPIs se tornam necessários.
São vários equipamentos e tudo variará de acordo com o segmento da indústria. Em geral, usa-se botas, luvas e máscaras, mas quem vai trabalhar no alto, por exemplo, precisa de uma cinta de amarração para não cair. Esse dispositivo estará ligado à parte mais alta através de um cabo de aço, que não se romperá com o seu peso.
Outro ponto importante e que deve ser feito antes de tudo, são as burocracias para garantir o funcionamento da empresa.
Para isso, é necessário verificar na prefeitura da cidade as exigências para o tipo de segmento que deseja atuar, pois as regras podem variar de acordo com a cidade e ramo de produção.
Um dos principais é a aquisição de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros que é uma autorização que possibilita à empresa ser realmente aberta.
Para obter o AVCB é necessário comprovar na prefeitura todas as condições exigidas pela lei para exercer a atividade desejada e receber a visita do Corpo de Bombeiros.