Com o crescimento previsto para o setor industrial, o nicho de tubos e conexões tem se aquecido bastante. De fato, os tubos industriais são utilizados para muitos propósitos dentro dessa área.
De tal modo que, indo da energia elétrica e química até à da construção naval ou armamentista, eles podem ajudar a suportar e a transferir vários gases e líquidos por meio de aplicações específicas.
No entanto, tal como ocorre com a maioria das peças e partes da indústria em geral, é muito importante encontrar materiais resistentes, duráveis, anticorrosivos e devidamente voltados para sua aplicação específica.
Pensando nisso, seguem abaixo algumas dicas e informações relevantes sobre esse mercado.
Um pouco mais sobre as conexões
Dito de modo geral, as conexões industriais são uma solução leve, resistente à corrosão de materiais como líquido, gás e outros produtos químicos. Elas podem ser produzidas em situações extremas de temperatura e atuar por muitos anos nas mesmas situações.
Normalmente, elas são usadas para drenagem, irrigação, revestimento e processamento químico.
Também conhecido engate rapido, esse tipo de dispositivo apresenta vários benefícios gerais, sendo os principais:
- Uma fabricação altamente técnica;
- Uma natureza geralmente econômica;
- Uma natureza de fácil instalação;
- Soluções bastante resistentes, etc.
Em termos de resistência, existe um tipo de tubagem, por exemplo, que é revestido com zinco. Isso resulta em mais resistência no que concerne à corrosão tipicamente industrial e em uma maior e melhor durabilidade funcional.
Normalmente, este tipo de tubo é a melhor solução para a aplicação ao ar livre, seja no transporte de gases, seja no de líquidos.
A variedade e suas funções
Os itens mais comuns vão de valvula de retenção ou de mangote, passando por flanges e tubulações até regulador de pressão. Já as diferenças vão muito além de questões econômicas ou preferenciais.
De fato, um tubo soldado que é utilizado em materiais como petróleo, construção naval ou produtos químicos, estão entre os mais fortes e duráveis do setor. Porém, isso não quer dizer que ele será o ideal para qualquer aplicação, pois a resistência não é o único fator decisivo.
Na própria classificação de solda, por exemplo, alguns tipos incluem solda de topo, outros solda por arco, outros ainda solda por resistência. Como dito, alguns são ideais para o transporte de água, outros para o de petróleo, outros para o de gás.
Conforme ficará claro adiante, em alguns casos, o que está em jogo não é apenas o fato de qual é mais econômico, mas o de qual é o correto para a instalação, segundo a demanda industrial de cada setor da área.
Tubo de aço galvanizado
Uma das pesquisas mais comuns no tocante à questão de conexões industriais diz respeito a tubo de aço galvanizado preço e demais condições.
Geralmente feito em formato quadrado ou retangular, o tubo de aço galvanizado nada mais é que um aço mergulhado em um processo de galvanização rico em zinco.
Substituto do aço inoxidável, ele é uma alternativa de baixo custo para obter a mesma proteção contra a ferrugem.
Os tubos galvanizados são cortados e usinados/soldados por métodos industriais, tanto que os profissionais da área usam ventilação adequada para evitar a inalação de fumaça química.
Geralmente, as extremidades de corte de serra das máquinas de fabricação não são galvanizadas e devem ser tratadas com um composto de galvanização a frio para manter a proteção dos operadores.
Válvulas e conexões pneumáticas
Existem vários tipos de conexões pneumáticas, quais sejam as principais:
- A de tipo engate rápido;
- A de tipo compressão;
- A de tipo super-rápida;
- A de tipo roscado, etc.
As conexões pneumáticas nada mais são que peças usadas para conectar as várias seções que compõem um sistema de tubulação, ou de qualquer sistema pneumático como um todo. Como é sabido, esses sistemas lidam com gás pressurizado.
Comparado aos encaixes hidráulicos, os encaixes pneumáticos se caracterizam tipicamente por conterem vedações mais justas e exigências mais baixas em termos de pressão geral.
Eles são frequentemente usados em sistemas de controle de lógica pneumática e instrumentação.
As válvulas pneumáticas são dispositivos que permitem a essas conexões de um sistema o controle do fluxo. Tal controle pode se dar por meio dos seguintes dispositivos:
- O de compressão padrão;
- O de encaixes de alargamento;
- O de soquetes de crimpagem;
- O de aperto mecânico, etc.
Em todos esses casos, o que se busca é a segurança nos processos e sistemas, especialmente por tratar-se de um nicho industrial de alta periculosidade para os operadores da área.