Diversos equipamentos de utilidade, no dia a dia, estão ligados às matérias-primas provenientes do ferro e aço. Por exemplo, os carros, motos, bicicletas e caminhões (no setor automobilístico) e portas, janelas e portões (no setor da construção civil).
A partir dos exemplos citados pode-se entender a importância de um tratamento especial, em relação à pintura de veículos.
As empresas responsáveis pelas pinturas industriais utilizam uma técnica que garante os produtos contra as ações corrosivas, que podem atingir o ferro e o aço, que compõe a maioria destes objetos.
Como é uma matéria-prima que possui a maleabilidade como uma de suas principais características, com a vantagem de se transformar em diferentes produtos provenientes da indústria.
A pintura industrial é bastante celebrada, como uma proteção que garante a qualidade dos produtos, com uma longa vida útil, e que pode ser usada sem agravar a poluição do meio ambiente.
Utilizados os equipamentos corretos, a pintura industrial tem uma aplicação que pode ser realizada facilmente, com ótimo custo benefício e uma manutenção eficiente.
Os produtos cobertos com a técnica de pintura eletrostática protege a matéria-prima, neste caso, o aço, com eficiência, em toda a sua extensão, pois permite que o produto fique impermeabilizado.
Proteção garantida com técnica profissional
Por permitir o uso de tintas especiais, que promovem o isolamento elétrico e a redução acústica, o uso em equipamentos industriais também é aplicado para atender às normas de segurança, conforme os conselhos de classe e os sindicatos patronais e de trabalhadores determinam.
A variedade de cores também é uma característica muito bem-vinda, quando este tipo de técnica é aplicada em ambientes industriais, proporcionando facilidade na permissão ou restrição de acesso a ambientes controlados, além de cooperar com a estética do local.
Além do aço, é possível aplicar a pintura eletrostatica SP em alumínios, esquadrias, armários e eletrodomésticos, garantindo a proteção por um longo período de tempo, conforme a aplicação de uma manutenção preventiva, como a limpeza com pano e produtos desenvolvidos para este tipo de tinta.
Por não apresentar solvente em sua fórmula, a pintura eletrostática garante a qualidade final do serviço, sem oferecer qualquer risco à saúde dos trabalhadores ou ao meio ambiente.
A aplicação da tinta pode ser por imersão, em tanques preparados para receber as peças de um produto separadamente, como na indústria automobilística, ou então ser feito por meio de equipamentos desenvolvidos para este tipo de trabalho.
Equipamentos para trabalho específico
Por ser um tipo de pintura que precisa de equipamentos desenvolvidos exatamente para o uso desta técnica, muitas empresas oferecem aos clientes um espaço exclusivo, principalmente para aqueles que precisam reforçar a qualidade do produto que recebe a camada de tinta em pó.
Para realizar a remoção de agentes contaminantes ao meio ambiente, criando um fluxo de ar para a aplicação do produto, é realizada uma lavagem, dentro da cabine de pintura industrial, antes do contato do pó de tinta ter contato com o ar atmosférico.
Este ambiente permite que o produto, quando acabado o trabalho de pintura, tenha a garantia de um trabalho bem feito, além de proporcionar um espaço mais seguro, em relação à salubridade de saúde do trabalhador.
Por suas características voltadas à sustentabilidade, quanto à proteção do meio ambiente, muitas empresas empregam este tipo de sistema nas linhas de montagem. Além disso, há outros características que justificam o investimento, como:
- Sistema de aquecimento para secagem rápida;
- Portas de serviços pontuais;
- Escape de ar nas laterais, parte traseira ou ao solo;
- Painéis de comando lógico programável.
A tecnologia empregada neste modelo de equipamento garante uma maquina de pintura eficiente e totalmente otimizada ao espaço de instalação, podendo ser fabricada de forma aberta ou fechada, conforme o processo de filtragem do ar, atrelado ao processo de climatização, com controle de umidade e temperatura interna.
Mesmo com todas as facilidades de instalação e aplicação em uma linha de montagem industrial, é preciso contar com acessórios complementares.
Como a pistola para pintura, que permite aos profissionais responsáveis por este setor, preparar a superfície que receberá o tratamento da tinta, assim como possíveis correções, em pontos específicos, quando há necessidade.
O acompanhamento de um técnico também garante a utilização correta dos equipamentos, assim com as normas de segurança e conformidade à lei voltada à proteção do meio ambiente.