Podemos falar de muitas coisas que aparecem e que acontecem em ambientes industriais: máquinas, sistemas, profissionais, tecnologia, processos, linha de produção, segurança, montagem.

Todos esses itens englobam as etapas que ocorrem para que as fábricas possam desempenhar o seu papel da melhor forma possível.

Claro, nosso espaço aqui é reduzido, mas tentaremos trazer para vocês algumas dessas coisas, bem como a variedade de componentes que auxiliam nas práticas industriais, fazendo com que a performance dos equipamentos sejam mais efetivas e menos sujeita a erros e problemas nas estruturas.

Portanto, continue com a gente e venha conferir a variedade de itens que podemos encontrar nesses espaços e como eles atuam.

Os processos ocorridos nas indústrias são variados e dependem de qual segmento industrial estamos falando. Obviamente, uma indústria que trabalha na produção de produtos plásticos, executa processos diferentes de uma fábrica petroquímica.

Mas o conceito de indústria é básico para praticamente todas, que é a produção de itens moldados a partir de operações em matérias-primas.

Processos nas indústrias metálicas

O exemplo mais fácil de mostrar para vocês dessas ocorrências é nas indústrias de metal. A partir da obtenção de uma matéria-prima bruta metálica e o posicionamento delas nas máquinas, as ferramentas operam para formar peças que serão comercializadas posteriormente ou aplicadas dentro dos diversos segmentos industriais.

A usinagem e ferramentaria são processos recorrentes nessas fábricas, que através do uso de máquinas CNC (controle numérico computadorizado) implementadas pelos conceitos de automação industrial, trabalham em cima desses materiais, realizando cortes, detalhamentos e refinando os metais para produzir algum tipo de peça.

No estado de São Paulo, principal região industrial do país, você pode encontrar inúmeras Empresas de usinagem em SP, que executam esses processos diariamente para abastecer outros setores e também a população.

A lubrificação dos equipamentos

O melhor desempenho desse e de outros processos industriais, é obtido pelo uso de lubrificacao industrial. Essa prática consiste na aplicação de fluidos lubrificantes, que quando entram em contato com os componentes das máquinas diminuem o atrito e garantem uma série de benefícios para os processos, como você pode conferir na lista a seguir:

  • Diminuição no gasto de energia;
  • Menor possibilidade de quebras;
  • Garantem o fluxo dos processos;
  • Diminuem a necessidade de manutenções;
  • Melhoram a eficácia das máquinas.

Existem diversos tipos de lubrificantes. Provavelmente, você que tem um veículo usa constantemente os lubrificantes aplicados na tração dos pneus para melhorar o seu desempenho, evitando que os pneus se desgastam facilmente.

Essa prática é fundamental nesse tipo de item, já que os pneus dos veículos estão em rotação constante e contato direto com elementos, como o asfalto, que poderiam ser prejudiciais para essa parte fundamental dos veículos.

Os lubrificantes também são muito usados nas indústrias, mas é ainda mais essencial nos setores automobilísticos, já que esse segmento é voltado para a montagem de veículos automotivos.

Outra parte fundamental em que o Óleo lubrificante industrial é usado, são nos motores industriais e nos motores dos veículos, garantindo melhor desempenho do motor no processo de ligamento e de transferência de energia.

Mais um tipo de lubrificante usado nesses setores, são as graxas industriais. Naturalmente, a consistência e o tipo de substância usado nesse elemento é diferente dos óleos lubrificantes, e também suas aplicações se diferem.

As graxas são muito usadas, por exemplo, em portões industriais, permitindo maior facilidade na abertura e fechamento, além de serem aplicadas em diversos componentes dos veículos automotivos, como as próprias portas, capô e dobradiças dos veículos.

Tipos de manutenção

Para finalizar, precisamos também mencionar a importância dos cuidados que as indústrias devem ter em relação às manutenções dos equipamentos.

Nos servo motores, por exemplo, que são motores comandados por controles computadorizados, essa prática é fundamental, já que a Manutenção servo motor permite que o componente sempre esteja apto para atender às necessidades dos profissionais e dos maquinários.

Além disso, as manutenções devem ocorrer em todo o ambiente industrial, a partir da aplicação de 3 tipos de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva.

Cada uma corresponde a uma etapa do processo de manutenção nas fábricas, desde o estudo completo dos componentes para estabelecer quando será necessário a manutenção, a prevenção de problemas a partir desses dados, e a correção de imperfeições nas composições, sem que haja previsão.

Aplicando essas três etapas, os profissionais estarão sempre prontos para enfrentar situações problemáticas, diminuindo a possibilidade de perda completa de materiais.