indústria

A indústria têxtil é uma das mais importantes do mundo, afinal, ela é uma das responsáveis pelo começo da Revolução Industrial no século XIX e que impulsionou todo o movimento industrial ao redor do mundo.

As primeiras indústrias em série do setor têxtil apareceram na Inglaterra. De lá para cá muitas coisas mudaram, moveis industriais mais sofisticados e mais preparados fizeram dessa indústria conhecida no mundo inteiro.

Somente no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT) o setor representa cerca de 16,7% dos empregos no Brasil, e quase cerca de 200 anos de existência.

No Brasil, segundo o Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) há no país cerca 27 mil fábrica textil, sendo a perspectiva do ano de 2021 o crescimento de até 3,1%.

Segundo a ABIT, o Brasil é o quarto maior produtor e consumidor de denim do mundo, além de ser o quarto maior produtor de malhas do planeta, e sendo uma das referências na moda e confecção de:

  • Social;
  • Beachwear;
  • Jeanswear;
  • Homewear.

Somente a nível mundial, todo arcabouço e maquinarios industriais do setor responde por cerca de 2,4% da produção mundial.

Abaixo falaremos sobre as tendências neste setor da indústria, além de falar de alguns tipos de equipamentos que podem ser encontrados e que garantem esse bom desempenho.

Tendências para a indústria têxtil

Vimos então que a indústria têxtil é altamente relevante no cenário do Brasil, e para que os empresários deste setor consigam ainda mais sucesso é preciso sempre estar atento as tendências, tanto de equipamentos como o uso do pressostato para compressor, como de tecnologias muito recentes como o caso da nanotecnologia.

Abaixo falaremos sobre alguns desses tipos de tendências para o mercado têxtil.

1. Nanotecnologia

A nanotecnologia está presente no desenvolvimento de tecidos inteligentes como as roupas com proteção de raios ultravioletas conhecidos como UV e que apresentam propriedades antibactericidas.

O uso dos conhecimentos dessa tecnologia permitem que o usuário seja melhor atendido em sua demanda, aumentando o faturamento de forma considerável.

2. Sustentabilidade

Vivemos em um mundo desequilibrado, naturalmente, e uma indústria que se preocupa com a produção de roupas e tecidos reciclados são levados em bom tom pelos clientes.

Também outros pontos são tendências, como a redução dos descartes durante a produção, economia de água e produção com energia sustentável.

A moda sustentável é uma tendência da indústria. Portanto, essas duas características são muito importantes para a indústria têxtil que vem crescendo cada vez mais.

Os equipamentos da indústria têxtil

Assim, vimos que este setor da indústria é profundamente importante para a economia do país gerando muito emprego e tendo tendências cada vez mais importantes para o setor.

No entanto, uma indústria não se faz sem os seus equipamentos, a indústria têxtil possui em sua composição muitos tipos, que vão desde as bancadas de inox para apoiar e armazenar tecidos, passado pela mesa de corte e a fusionadeira.

Abaixo, falaremos sobre alguns tipos de equipamentos encontrados neste tipo de indústria.

1. Fusionadeira

Este equipamento é um maquinário do setor têxtil que fusiona entretelas em colarinhos de camisas sociais, vinca bolsos, punhos e outros processos.

Possui alta precisão, e são indicadas para produção de peças com alto nível de qualidade, além de permitir uma otimização do tempo e dos recursos.

Esse tipo de equipamento costuma possuir muitos tipos de funcionalidades como: controlador de velocidade, controlador de temperatura e possui uma esteira com desligamento automático.

2. Mesa de passar roupa

É equipada com um equipamento de passar, como um ferro. Geralmente, é alimentada por um caldeira a vapor que produz grande calor retirando da roupa rugas e amassados.

Alguns tipos de ferro de passar tem um modelo chamado “bico de pato”, sendo ideal para peças fechadas, independente, dos tipos de tecido ou fibra.

3. Máquinas de costura

Essa máquina é uma das mais importantes, pois elas que dão forma as peças, e são empregados tanto nas fábricas, como nas confecções, como nos ateliês.

Cada ponto da indústria têxtil então é profundamente importante para o seu funcionamento, e o primeiro ponto a sermos observados é que é um setor que sempre inova, portanto, sempre mantém suas cadeias produtivas atualizadas garantindo um bom desempenho.