De eletrodomésticos, transformadores a máquinas industriais, boa parte dos itens usados em nosso cotidiano são movidos a eletricidade.

Isso significa que são os elétrons da corrente que providenciam a energia necessária para que eles funcionem.

Porém, o mecanismo por trás disso é muito mais complexo do que se imagina, pois é preciso lidar com as variáveis das correntes.

Como elas não são todas iguais, pode ser que as suas características não favoreçam o funcionamento do item em questão.

A boa notícia é que existem aparatos criados exclusivamente para fazer as adaptações necessárias, como o transformador.

Aprenda mais a respeito dele a seguir.

Para que serve o transformador?

Entre os fatores que podem variar de uma corrente elétrica para a outra, estão:

  • Intensidade;

  • Sentido;

  • Tipo (alternada ou contínua);

  • Tensão.

Este último aspecto também é conhecido com outro nome: voltagem. Ele é como se fosse a pressão da água quando ela flui por um cano, podendo ser mais ou menos intensa.

Nesse caso, a unidade de medida usada para calculá-la são os volts.

Por mais que boa parte das pessoas conheça os riscos de se ter mais tensão do que o necessário em uma corrente, nem todos sabem o que acontece quando ela é insuficiente. O aparelho pode simplesmente não receber energia suficiente para funcionar.

Para evitar problemas envolvendo ambos os extremos, usa-se o transformador de voltagem. Trata-se de um aparelho capaz de fazer a conversão de tensão, levando-a ao nível ideal.

Quais os modelos de transformador disponíveis?

A função básica de todos os aparelhos do tipo é a mesma: adequar a voltagem a um nível adequado para o funcionamento do equipamento em questão.

Por conta disso, todos os modelos contam com pontos em comum: todos são Transformadores com núcleo ferromagnético, por exemplo.

Entretanto, há pequenas variações em seu projeto que podem torná-lo mais ou menos adequado para o uso em certas circunstâncias. Confira mais a respeito disso a seguir:

Transformador de isolamento

Este modelo é o mais usado em residências.

Como o seu próprio nome dá a entender, ele deve ser empregado de maneira isolada, em apenas um aparelho por vez, de modo a inverter a voltagem da corrente oferecida pela rede de distribuição.

Como os objetos domésticos não costumam ser muito complexos, sua amperagem máxima fica ao redor de 16A. Ficando além disso, pode resultar em sobrecarregamento.

Vale ressaltar que, o indivíduo que faz uso de um gerador diesel (ou um modelo com qualquer outra fonte de alimentação) também pode usar este aparato para fazer correções na tensão, de modo que a energia gerada por ele seja melhor aproveitada.

Transformador de medida

Se por um lado há transformadores relativamente simples, que se limitam a inverter a tensão da corrente, também há modelos mais complexos, que são mais robustos.

É o caso do modelo de medida. Ele costuma ser instalado diretamente nas redes de distribuição, com o objetivo de adequar a corrente aos parâmetros fixados pela empresa responsável por ela.

Isso, por sua vez, significa que ele é bem diferente de um transformador 220 para 110 doméstico. Eles costumam ser usados em conjunto com outros aparelhos, como:

  • Relés de segurança;

  • Frequencímetros;

  • Fasímetros;

  • Contadores de energia.

Transformador de potência

Em determinados circuitos elétricos, as perdas de energia são algo que merece ser combatido de maneira rígida, pois elas podem se acumular ao longo do tempo, causando um grande desperdício e, consequentemente, a redução de sua eficiência.

Nesses casos, recomenda-se fortemente usar os chamados transformadores de potência para regular a tensão. Sua estrutura diferenciada evita as perdas pelo chamado efeito Joule, ao mesmo tempo que é mais compacta, leve e fácil de instalar.

Consequentemente, este aparelho contribui com a modernização das redes elétricas como um todo.

Transformador de segurança

Os geradores preço podem ser elevados. O mesmo se aplica aos equipamentos elétricos em geral, que podem exigir um alto investimento em sua aquisição. Por conta disso, quem os compra espera que sua durabilidade seja alta.

Porém, é preciso considerar que problemas na rede de distribuição podem sobrecarregar o aparelho, causando defeitos que, em alguns casos, podem ser irreparáveis. Com isso, ele será totalmente perdido.

Felizmente, há algumas maneiras de se evitar incidentes do tipo. A principal delas é contar com transformadores de segurança – que, como o próprio nome diz, protege os equipamentos conectados a ele dos efeitos causados pela variação na rede.