Como qualquer empresa, as fábricas precisam sempre melhorar seus processos de produção. Isto é fundamental para a criação de metodologias qualitativas e uma melhoria nos aspectos de produção.
Uma fábrica é um aglomerado de complexidades, principalmente, porque utiliza uma série de equipamentos e processos como trocador de calor tubular, esteiras transportadoras e metodologias de usinagem, que consistem na modelagem de materiais metálicos.
Neste artigo abordaremos os muitos elementos que estão presentes dentro das fábricas, que vã desde os componentes logísticos, que favorecem a organização e a dinamização e também metodologias diversas, como a galvanoplastia e o uso de materiais como as junta de expansão de borracha.
O uso das juntas de borracha na indústria
As juntas de expansão de borracha são usadas para absorver vibrações em muitos lugares e ferramentas como em:
- Tubulações;
- Dutos;
- Equipamentos;
- Ferramentas.
Elas, geralmente, possuem um corpo de borracha e possuem terminais em aço carbono. Elas podem ser feitos de diferentes borrachas, sempre atentando-se para muitos tipos de aplicações como na área industrial.
As principais características que apresentam é a alta resistência mecânica, grande resistência química, e que resistem a pressões de até 300 psi.
Assim, essas peças funcionam como uma membrana de teclado ajudando os elementos a terem menos vibrações e maiores desempenhos.
Entendendo os processos logísticos
A logística dentro de uma fábrica é fundamental, pois ela lida tanto com a movimentação de cargas como na armazenagem adequada e bem gerenciada.
Para que a armazenagem de produtos sejam feitos de forma adequada e também bastante eficiente, os setores de logísticas dentro das fábricas utilizam uma série de sistemas, como o flow rack.
O flow rack consiste em um sistema de armazenamento manual de caixas e também de embalagens que faz com que a operação FIFO seja possível. FIFO significa First In – First Out que é uma configuração em forma de fila, que ajuda na organização de pequenos volumes.
Os sistemas de flow rack são sistemas rotativos e que podem ser usados em conjunto com sistemas de transporte nas áreas de picking (separação), fazendo com que o ambiente do operador fique mais organizado, seja em fábricas de faca de corte e vinco ou de outros materiais.
As bombas industriais
As indústrias lidam com diversos tipos de fluidos e para que tudo ocorra bem em sua transferência e deslocamento é preciso ter um sistema de bombas hidráulicas e industriais.
Essas bombas funcionam por meio de motores e turbinas que atuam em trabalho mecânico em energia.
Abaixo falaremos sobre os mais diferentes tipos de bombas que podem ser encontrados na indústria e atuam sobre o deslocamento e transferência de fluidos.
1. Bombas de engrenagem
As bombas de engrenagem são uma das mais usadas nas fábricas de diferentes setores por conta da sua versatilidade. Ela pode ser usada em fluidos com diferentes características como em fluidos corrosivos, tóxicos, de baixa, média e alta viscosidade.
Portanto, atende a indústria e seus mais variados setores.
2. Bombas centrífugas
São bombas muito potentes que conseguem deslocar e transferir grandes volumes de fluidos, porém, com a característica de não ser tão versátil como as bombas de engrenagem.
As bombas centrífugas atuam sobre líquidos específicos, mais precisamente, sobre fluidos que possuem uma densidade próxima da água, e que não sejam agressivos quimicamente.
3. Bombas de deslocamento positivo
São bombas também conhecidas pelo nome volumétrica e atuam sobre os líquidos por meio da impulsão, por conta disso trabalha de forma muito eficiente sobre baixas vazões e sobre líquidos que são altamente viscosos como mel, xaropes diferenciados, óleos pesados, concreto e outros.
4. Bombas pneumáticas
São usadas em grande escala na indústria, mas também atuam de forma frequente e qualitativa em processos sanitários, principalmente, por conta da grande dificuldade de bombeamento.
Sua operação evita falhas e atendem a processos líquidos variados, sendo também muito versátil, como as de engrenagem.
Portanto, vimos que todas as indústrias, sejam de teclado membrana, sejam de peças metálicas, ou outro setor precisam de ferramentas, máquinas e processos para conseguirem se manter e manter a produção de forma qualitativa e adequada.
Uma indústria só consolidará suas estratégias, forças e marcas se conseguir atuar sempre com inovação tecnológica.
Assim, fica a cargo das gestões se preocuparem no desenvolvimento de aspectos inovadores, de transformação e que, principalmente, garantem melhor desempenho.