As atividades na indústria têm um papel importante no processo de fabricação de peças e mercadorias de pequeno, médio e grande porte.
As tarefas relacionadas a produtividade acontecem em diversas firmas e grandes companhias de segmentos diferentes entre si, ajudando a criar uma diversidade de produtos.
As mercadorias destinadas aos comércios para as vendas e empresas que utilizam os componentes na criação de diversos itens, ação que ajuda a entender as necessidades do público.
O trabalho no ambiente industrial acontece, graças ao uso de matéria-prima de excelência, equipamentos de qualidade e um planejamento bem elaborado que priorize todas as metas, objetivos que o dono da empresa deseja conquistar.
Uma equipe de funcionários capacitados e experientes para operar as máquinas com eficiência e segurança é o segredo para resultados expressivos.
A importância dos métodos produtivos na indústria
Os métodos de produção industrial são técnicas utilizadas no sistema fabril para conduzir da melhor forma as operações que acontecem na linha de montagem. Estes procedimentos têm como objetivo o desenvolvimento de diversas mercadorias de qualidade e preço justo.
A escolha do método a ser executado depende muito do material que usado pela empresa. Plásticos e metais são os mais usados devido às propriedades de resistência, durabilidade, versatilidade e capacidade de suportar as variações de temperaturas.
O processo de fabricação dos componentes, engrenagens, moldes e peças necessita de máquinas que possam usinar, transformando a matéria-prima em mercadoria com eficiência.
A criação destes itens acontece no centro de usinagem, após a elaboração do projeto com os desenhos.
Nesta planta, os projetistas colocam todas as informações de tamanhos, medidas e formatos conforme o que o cliente passa. Por isso, as conversas com o profissional é fundamental para conseguir um bom resultado.
No centro é possível utilizar muitos equipamentos e máquinas-ferramentas que são primordiais para o trabalho de elaboração dos moldes e peças.
A usinagem é um método que consegue transformar a matéria bruta em produto, por meio do desgaste mecânico dos equipamentos.
As técnicas mais utilizadas são:
- Aplainamento;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Fresamento;
- Furação;
- Mandrilamento;
- Retificação;
- Serramento;
- Torneamento;
- Trepanamento.
A criação de peças e moldes são apenas uma das opções da usinagem, pois este método pode ser usado para acabamento.
A rebarbação fundição é um procedimento muito executado na indústria metal-mecânica para a remoção de excesso de material para melhorar e aprimorar o design.
Máquinas vibradoras, de tambor rotativo e centrífugas são as mais indicadas para fazer os rebates, arredondamento das bordas das peças.
Os benefícios da rebarbação se resumem em nivelação das superfícies dos componentes produzidos e limpeza. Por isso, é considerada uma etapa importante no ambiente industrial.
O papel dos processos de fundição e rotomoldagem
Uma maneira de realizar um trabalho de qualidade as empresas industriais podem investir em diferentes tipos de métodos de produção. A fundição de alumínio, por exemplo, é uma atividade que consiste produzir peças e artigos metálicos que são utilizados em diversas áreas como: automobilística e transportes.
O processo acontece por gravidade, com a utilização de areia e molde metálico que são submetidos a alta ou baixa pressão. Há outras técnicas especiais que podem ser feitas com tixofundição ou cera.
Alguns exemplos de itens que podem ser criados por meio da fundição são:
- Blocos de motor;
- Carcaças;
- Caixa de câmbio;
- Cabeçotes;
- Rodas para veículos pesados e automóveis.
Estes são apenas algumas das inúmeras possibilidades a fabricação de peças em metal proporciona para as empresas no ambiente industrial.
Rotomoldagem
A rotomoldagem é um método que cria materiais termoplásticos que podem ser transformados em produtos de plástico oco, devido à alta rotação no interior de um molde em processo de aquecimento.
Os moldes são usados na maioria dos objetos os indivíduos utilizam no dia a dia. A fabricação de moldes para rotomoldagem ocorre, graças ao uso de chapas de alumínio ou aço que são usinadas.
Após a usinagem, os moldes são destinados para o setor que realiza a injeção de plásticos, onde o molde recebe um revestimento com camadas de resina plástica e depois é levado para um forno de altas temperaturas.
Para finalizar, um acabamento para remover as rebarbas deixam as peças prontas para serem entregues aos clientes.
Deste modo, os trabalhos de usinagem e fundição são essenciais para o surgimento de objetos que têm um papel importante na rotina das pessoas, independente do ambiente laboral ou não.