O avanço tecnológico acaba alterando o meio das empresas atuarem e também o mercado, que se torna cada vez mais competitivo, potencializando os processos industriais.
Neste contexto, diferentes elementos tecnológicos podem ser aplicados para contribuir com a adequação das empresas, principalmente no que diz respeito as estratégias mercadológicas.
Entre eles, é interessante citar os gadgets, que basicamente, consistem em dispositivos tecnológicos com funções específicas, das quais vão muito além de levar praticidade para o dia a dia.
Sendo assim, diversos dispositivos integram a classificação de gadget, tais como smartphones e dispositivos para escutar músicas.
As aplicações são muito variadas, por exemplo, no caso do dvr (Digital Video Recorder) se refere a um dispositivo que tem como principal funcionalidade efetuar gravações para posteriormente, possibilitar a reprodução.
É uma tecnologia amplamente aplicada em televisores por assinatura e, por meio desses dispositivos, oferecem serviços adicionais para a gravação dos programas
Além de permitir esse tipo de utilização, também há a opção de dvr camera, que são dispositivos instalados com a finalidade de gravar as imagens de câmeras de segurança. São ideais para a gravação das imagens em câmeras tradicionais analógicas.
Os sistemas e aparelhos aplicados para as câmeras de segurança podem também ser em NVR (Network Video Recorder) e HVR (Hybrid Vídeo Recorder).
A primeira alternativa além de efetuar o monitoramento, também gerencia as câmeras via internet, também chamadas de câmeras IP. Já o HVR, nada mais é que um híbrido dos sistemas anteriormente apresentados, atendendo tanto as câmeras analógicas, quanto as do tipo IP.
Processos industriais: o uso do smartphone
A busca por preço de smartphone é alta, uma vez que este item é o carro chefe da indústria tecnológica.
Por mais que a utilização do smartphone e de outros dispositivos já seja imprescindível em diversos setores e no cotidiano de muitas pessoas, na realidade industrial também podem contribuir, especialmente como uma ferramenta para acessos mais práticos aos seguintes recursos:
- E-mail;
- Banco de dados;
- Comunicação com outros colaboradores;
- Agenda.
Com os avanços da automação industrial, a perspectiva é que os colaboradores possam efetuar muito além do que o contato e troca de informações, como uma maior conexão com o ambiente de trabalho, tendo o dispositivo de fato como mais uma ferramenta.
Isso se deve ao fato de que os dispositivos móveis são adaptáveis, sendo assim, sua forma de utilização pode variar muito de acordo com o ambiente em questão e exigências.
A grande vantagem, é que a gama de aplicativos que podem ser instalados é muito ampla, como para o acesso de dados produtivos, controle de tarefas e falhas, entre outras possibilidades.
Esses fatores não se enquadram apenas no ambiente industrial, mas em empreendimentos de diferentes tipos.
Hoje, diversas empresas apresentam suas próprias plataformas para promover maior praticidade para os funcionários e o acesso por meio do smartphone é um grande diferencial.
Processos industriais: Os principais aspectos de tablets
O tablet também é um dispositivo móvel amplamente aplicado para o auxílio de diferentes tarefas no dia a dia.
De forma geral, é uma alternativa apontada como intermediária entre computadores e os smartphones, principalmente no que diz respeito ao porte que normalmente apresenta.
Os tablets são baseados em touch, o que significa que o seu uso ocorre por meio de toques na tela.
No entanto, para quem busca notebook tablet, é interessante ter conhecimento de que existem teclados adaptáveis para esses dispositivos, proporcionando assim maior conforto para escrever para algumas pessoas.
Os modelos são variados, principalmente de acordo com a tela, tamanho e sistema. Por essa razão, hoje existem empresas que atuam na área de locação de dispositivos como esses para colaboradores de corporações.
No entanto, também existe a opção de o acesso aos sites e aplicativos ocorrer por meio do dispositivo do próprio colaborador, sendo essa uma medida a ser avaliada pela empresa.
Afinal, a proposta é aprimorar processos industriais e levar mais praticidade, não gerar resultados negativos no ambiente produtivo.
Assim como os smartphones, os tablets vão além de possibilitar a navegação na internet e interação entre colaboradores, pois também permitem o uso de inúmeros aplicativos funcionais.
A aplicação no dia a dia acaba gerando uma nova dinâmica nos empreendimentos, mas para isso, é imprescindível que não apenas o tablet, como os outros recursos apresentados ao longo do texto, sejam utilizados de forma consciente.