A estrutura energética de uma indústria é composta por componentes eletrônicos. Estes são considerados as estruturas que fazem parte de um circuito elétrico, desde os mais avançados até os mais básicos. Desse modo, eles atuam de maneira integrada.

Além disso, é caracterizada como um componente eletrônico um dispositivo elétrico que pode transmitir uma corrente elétrica através de um material que apresenta condutibilidade ou um semicondutor de energia.

Com esses itens, pode-se construir uma série de equipamentos eletrônicos utilizados nas indústrias, entre eles estão:

  • Os painéis IHM;

  • O transistor de potência;

  • As montagens de circuitos;

  • Os transformadores de energia;

  • Os geradores de energia;

  • Os painéis de comando.

O que é o painel IHM

Os painéis IHM (Interface Humano-Máquina) são interfaces eletrônicas criadas com o objetivo de possibilitar uma relação entre o processo industrial e os operadores de máquina.

É por meio desses painéis que os operadores e os supervisores de uma linha de produção são capazes de controlar e de coordenar os processos industriais.

Assim, o painel IHM são capazes de traduzir as informações captadas nas máquinas e transformá-las em dados traduzíveis para os trabalhadores em tempo real.

Dessa forma, pode-se obter, por exemplo, gráficos a respeito dos processos industriais, estado das válvulas e dos motores, níveis em que se encontra um tanque, entre outros parâmetros importantes. Tudo isso serve para otimizar a produção industrial.

A funcionalidade do transistor de potência

Os transistores de potência são equipamentos muito importantes para os dias atuais, tendo em vista que o crescimento humano tem provocado um consumo de energia elétrica muito alto.

Assim, um transistor é responsável por reduzir gastos com eletricidade, já que ele consegue otimizar o consumo da eletricidade por meio da mensuração de sua quantidade ou da potencialização dela.

De um modo geral, os transistores podem ser achados com uma ampla variedade de modelos e de tamanhos, dependendo apenas do tipo de equipamento em que será instalado, podendo este ser um dispositivo caseiro ou, até mesmo, equipamentos industriais.

Além dos componentes: a montagem de circuitos

A montagem de circuitos eletronicos pode ser definida como a fixação, o posicionamento e a soldagem de componentes elétricos sobre uma superfície conhecida como Placa de Circuito Impresso.

Trata-se de uma forma de gerar uma série de placas elétricas as quais são utilizadas em praticamente todos os dispositivos que fazem uso de energia elétrica, como é o caso de máquinas, computadores, painéis IHM, painéis de controle, entre outros.

É por essa razão que essa montagem é de suma importância para a indústria.

Os transformadores de energia nas indústrias

Um transformador de energia pode ser caracterizado como todo dispositivo capaz de alterar os valores de tensão ou de corrente elétrica que passam por um condutor.

Trata-se de uma necessidade constante dentro das indústrias, tendo em vista que elas trabalham uma série de processos industriais que fazem uso de complexas atividades elétricas.

Assim, o uso de transformadores permite que uma máquina que precisa ser ligada em 220 Volts possa ser conectada a uma tomada de 110 Volts, pois existe um transformador capaz de alterar essa tensão, tornando-a mais adequada, conforme a situação.

Os transformadores funcionam de uma maneira simples. Fazendo uso de apenas um núcleo e de enrolamentos ou de bobinas.

Basicamente, um transformador consegue transmitir uma corrente elétrica para outra bobina. Isso permite que o valor de tensão da saída possa ser controlado de acordo com o valor de entrada.

O que são os geradores de energia

Apesar de uma indústria fazer uso de uma fonte de energia, é necessário que ela utilize, também, uma fonte secundária de energia elétrica.

Isso só pode ser possível através da instalação de um gerador energia, já que ele é capaz de, como o nome indica, gerar uma eletricidade com o intuito de substituir aquela proveniente da fonte principal da indústria.

Assim, um gerador consegue transformar uma energia mecânica em energia elétrica que pode ser repassada para a rede de energia de uma edificação.

A importância dos painéis de comando

Um painel de comando é um equipamento responsável por alocar uma série de dispositivos eletrônicos dentro de seu corpo feito de metal.

Com isso, é possível dispor circuitos elétricos e dispositivos de modo que a operação e a manutenção se tornem fáceis e práticas.

Além disso, o corpo dos painéis é capaz de proteger os sistemas elétricos de possível danos elétricos, mecânicos e térmicos.

Portanto, verifica-se a importância da estrutura energética para as indústrias da atualidade. Visto que a maioria dos processos industriais acontecem por meio da energia elétrica, os dispositivos precisam funcionar de maneira adequada para que não aconteçam problemas durante a produção.