Um produto muito utilizado e produzido são as barras de aço que possuem muitas aplicações e desenvolvem muitas funções dentro da indústria. Também por isso elas estão disponíveis em diversos formatos, dimensões e materiais derivados do aço.
Sendo aplicadas na produção de diferentes produtos como:
- Corrimões;
- Eixos;
- Grades;
- Peças para máquinas;
- Mezaninos;
- Portões;
- Ferramentas.
Seus produtos são distribuídos em diversas áreas e são confeccionadas pelas indústrias de usinagem, serrarias, metalúrgicas e afins, proporcionando para a sociedade objetos resistentes, funcionais ou decorativos desde a indústria até as residências.
Devido a sua constante utilização, as barras de aço são constantemente produzidas e aprimoradas com o intuito de fornecer aos seus consumidores produtos com alta qualidade e usabilidade.
Por serem produzidas com o aço, elas possuem como características:
- Longa vida útil;
- Resistência;
- Durabilidade;
- Sustentabilidade.
Vale ainda destacar que o aço pode ser reciclável em vários níveis, de acordo com a sua composição.
Barra Inox
A barra redonda inox tem como característica sua alta resistência ao processo de corrosão, que é um dos principais problemas ao utilizar o aço.
Dessa forma, são produtos fáceis de limpar e conservar, visto que as ações de intemperismo não tem o mesmo efeito nesse material.
Composta por um processo que envolve a utilização do cromo, que evita a oxidação a sua maior aplicação são em locais que exigem uma limpeza maior como hospitais, industrias farmacêuticas, industrias químicas, utensílios para cozinhas industriais e residenciais como torneiras, mesas, cadeiras e afins.
Outra característica desse produto é sua resistência a altas temperaturas. Além disso, em sua produção é possível confeccionar barras personalizadas atendendo, dessa forma, todas as necessidades e demandas dos clientes.
O seu material também permite a sua total reciclagem que contribui para um uso consciente e sustentável.
Barra de Carbono
A barra redonda de fibra de carbono é um produto com alta rigidez, resistência, estabilidade dimensional e leveza.
Sendo composta por intermédio de uma técnica especializada a fim de proporcionar o maior aproveitamento de sua matéria-prima.
Possuindo um alto índice de carbono em sua composição, a produção desse material precisa ser realizada por profissionais especializados na área para garantir a sua constituição de maneira correta.
Depois de produzidas, essas peças são leves e seu processo de oxidação é mais lento devido a quantidade de concentração de carbono.
São amplamente aplicadas em máquinas e suas manutenções da indústria têxtil, na integração das máquinas conhecidas como ramas, que são utilizadas em grande escala na indústria nacional e também em peças e equipamentos.
Barra de cobre
Essa barra tem como principal material o cobre, o que acrescenta ao produto boa condutibilidade elétrica e térmica, além de ter alta resistência mecânica e não sofrerem tanto com o desgaste e corrosão.
Assim, o barramento de cobre estanhado é mais utilizado pela indústria na área elétrica como em quadros de luz e distribuição de energia, painéis elétricos, eletroeletrônicos e sistemas elétricos de maneira geral.
O barramento permite que sua fabricação ocorra em diferentes formatos e tamanhos, por ser também uma liga metálica possui essa versatilidade sem perder a sua qualidade. Ainda mais se forem fabricadas de acordo com os padrões estabelecidos por órgãos responsáveis pela fiscalização desse produto.
Dessa forma, o cobre precisa ser selecionado, pois é necessário que ele apresente um equilíbrio com outros elementos metálicos em sua composição como o estanho, zinco, alumínio, fosforo, chumbo e níquel.
Seguindo os padrões de qualidade e segurança, é possível desenvolver produtos resistentes e que possuem aplicações em diversos segmentos industriais com destaque no mercado de telefonia, eletroeletrônicos e automotivos.
Modelos de barras
Além das barras redondas, o mercado apresenta ainda as barras trefiladas, sendo produzidas por meio de um processo mecânico a frio que consiste na passagem do produto por uma fieira que comprime por meio da tração. Esse processo confere ao produto o diâmetro desejado.
Assim, as barras possuem mais precisão dimensional e propriedades mecânicas.
Já as barras laminadas são barras produzidas por meio do aço laminado, sendo estes produzidos por um processo de aquecimento acima da temperatura de recristalização.
A placa é reaquecida em fornos especiais e passa por cilindros que são responsáveis por moldar e confeccionar as barras.
Como exposto, as barras possuem alta aplicabilidade no mercado e no dia a dia da sociedade, assim é importante que sua produção – bem como manutenção – sejam processos conduzidos por empresas e pessoas que são especializadas na área para conferir melhor qualidade, precisão e segurança aos produtos.