O mundo possui diversos tipos de segmentos profissionais, e um dos maiores é o industrial, assim como o automotivo, o de construção civil e a agronomia. Todos eles desempenham papéis importantes em nossa sociedade.

A sociedade avança em diversas partes, inclusive no aspecto tecnológico, facilitando a vida das pessoas e proporcionando resultados cada vez mais eficientes em vários setores industriais e segmentos comerciais

Porém, para que tudo isso seja possível, é interessante lembrar que fábricas e indústrias necessitam de muita manutenção e também cuidado com montagens e equipamentos, sem falar de diversas peças e máquinas, para funcionarem normalmente.

Então, para que seja possível entender mais sobre isso, acompanhe o texto, pois o artigo apontará sobre alguns itens relacionados às tubulações fabris e industriais, alguns dos pontos mais importantes das fábricas.

Válvulas e tubulações

Há muitos tipos de elementos e áreas a serem cuidadas diariamente em indústrias, e as tubulações são uma delas. Isso porque são elas que proporcionam a circulação de todos os tipos de elementos e fluídos de um ponto ao outro.

Seja água suja e inutilizável, fluídos, óleos e gases ou outros elementos semelhantes, eles devem ser direcionados a locais definidos anteriormente na planta de tubulação do ambiente.

Ou seja, são tão importantes quanto o restante da estrutura, até porque o descarte de componentes deve ser feito de maneira que não agrida o meio ambiente.

E para que seja possível conter e controlar tudo o que passa nessas tubulações, são utilizadas algumas válvulas, que serão descritas a seguir.

A primeira é a válvula borboleta triexcentrica, que possui uma boa qualidade e também contém um mecanismo de redundância, ou seja, que evita vazamento e aumenta a vedação dos itens.

Ela é tripla, possui reforço e repetição e faz com que a vedação garanta rapidez nos reparos, ganhe agilidade e seja feita pelo estanque. Ela é uma peça fundida e aumenta sua rigidez quando é preciso, para assegurar o controle.

Ela é feita de:

  • Ferro fundido;
  • Aço inox;
  • Aço carbono;
  • Possui diversos tamanhos.

Enfim, essa válvula possui alta qualidade para que as manutenções possam ser realizadas sem a sua retirada, garantindo muita agilidade e também maior segurança nas estruturas tubulares em que estão empregadas.

Há também a valvula 3 2 vias, que pode ser chamada de solenoide. Isso, porque possui um sistema de acionamento que pode ser encontrado em diversos sistemas de distribuições e adequações.

Ela é chamada assim devido às suas três vias de trabalho e duas vias de posições no comando. Isso quer dizer que é possível ter três vias trabalhando em até três tipos de caminhos, e que terão duas vias para controle direcional.

Elas fazem parte da alimentação de um circuito de descarga que acontece por uma bobina eletromagnética, que é a responsável por fazer a comutação da válvula. Porém ela não é a única valvula pneumatica existente.

É possível considerar a direcional, que pode ter de 2 até 5 vias, reguladores de pressão, reguladores e vazão e bloqueio. Além disso, essa válvula pode trabalhar sozinha ou em conjunto, reduzindo o tempo de instalação e economizando espaço.

Vedação

Além das válvulas, ainda são necessários outros tipos de itens e equipamentos que compõem todo esse meio. Estamos falando do anel oring preço, que ajuda na parte de vedação dos tubos de uma forma eficiente.

Ele é um tipo de junta que possui um formato circular e é feito a partir de elastômeros e diversos perfis de bases em suas aplicações, como borracha. Com essa composição, serve como selador flexível e suporta altas temperaturas.

Esse anel de vedação, assim como todos os outros elementos que foram citados neste texto, possui diversos benefícios e, claro, uma simples aplicação. Além disso é muito versátil e pode ser usada em situações tanto estáticas quanto em problemas mais dinâmicos.

Seu aspecto é totalmente circular, seu corpo possui secção transversal e pode ser aplicado tanto como vedação quando como junta. Essa borracha de vedação foi criada para fazer com que a ranhura e a compressão sejam aperfeiçoados e que o funcionamento dos tubos seja estático e correto.

Esses são os mais importantes e necessários itens utilizados no meio industrial, mais diretamente na área de tubulações, que são componentes essenciais para que a produção em massa possa ocorrer.