Um equipamento que faz toda diferença na indústria é a máquina de solda elétrica. Dentro desse sistema elétrico existem dois tipos de produção de energia: transformadora e inversora, no entanto, na saída da máquina as duas geram um arco elétrico.

O arco é feito quando a ponta do eletrodo encosta na parte metálica da peça que precisa ser emendada, fornecendo o calor necessário à fundição do material da haste do eletrodo com a peça de metal, esse processo se realiza por causa do valor de corrente passa pela máquina de solda, isto é, quanto maior a corrente, considerável será a temperatura.

Mas a alta temperatura nem sempre garante uma soldagem perfeita, fácil ou eficiente e, o contrário, também não é eficaz. Por isso, é necessário medir ou regular o valor da corrente para que o serviço seja efetuado adequadamente.

Essas máquinas também funcionam a base de gás, pois a fontes desse aparelho podem ser por rede elétrica e geradores mecânicos internos de equipamento.

A máquina de solda, nas indústrias, usa muito da parte inversor de alta frequencia (em torno 10 khz para mais) e todo controlado por intermédio de software.

A diferença entre a máquina de solda transformadora e inversora envolve cinco aspectos:

  • Tecnologia;

  • Consumo energético;

  • Trabalho;

  • Estrutura;

  • Usabilidade.

No aspecto tecnológico, os aparelhos de procedimento transformador formam núcleo revestido de bobinas com fios de cobre esmaltado, tem a corrente alternada seguindo a linha do núcleo, os valores de corrente e tensão também são alternados no que pode criar complicações com alguns tipos de eletrodos.

Os inversores têm sua composição por uns circuitos eletrônicos, alterando seus valores de corrente e tensão são mais fáceis de execução, aqui são mais potentes e tem gama acima de compatibilidade de eletrodos.

O aspecto do consumo energético, as inversoras aproveitam melhor a energia do que as transformadoras. O aspecto trabalho, aqui é avaliado o tempo que a máquina funciona, ou seja, verifica do quanto o equipamento pode soldar sem perder o valor da corrente. As inversoras ainda se sobressaem perante as transformadoras.

Já no aspecto estrutural, as inversoras demonstram ser mais leves e compactas, facilitando seu transporte. A transformadora por ter um núcleo são pesadas e largas.

No último aspecto, os aparelhos inversores têm mais seleção de corrente e tensão por meio de botões potenciômetros e, alguns modelos, possuem telas eletrônicas para seleção.

Os aparelhos transformadores funcionam por manivela e, isso, resulta em desgaste e impreciso. É uma máquina essencial às indústrias e ajuda o processo de algumas atividades.

Qual a função de um inversor de frequência na indústria?

Inversor de frequência tem a função de gerar tensão e frequência trifásicas que podem se ajustar e consegue controlar a velocidade de um motor de indução trifásico, são alimentados pela rede de distribuição elétrica que tem velocidade constante.

Todo motor que funciona por meio do inversor tem a vantagem de economia de energia e ainda melhora seu desempenho. Diminui muito o pico de corrente na partida do motor, dando mais vida útil a ele e com menos manutenções.

O motor trifásico é indicado para quase todo tipo de operação encontrado na indústria. Possui uma velocidade constante e varia em função de cargas.

O inversor de frequência é de extrema importância à indústria porque consegue dimensionar, de modo certo, os motores reduzindo ao máximo a potência utilizada, resultando na otimização dos meios e controle no processo.

Saiba mais sobre compressores de ar na indústria

compressor de ar schulz é um equipamento muito eficiente nas indústrias, pois é por intermédio dele que o ar do ambiente é sugado, armazenado sob alta pressão dentro de um reservatório dentro da própria máquina e revertê-lo em ar comprimido.

Ele é muito versátil e pode ser usada em diferentes atividades, porque suas características físicas variam de acordo com a função a ser feita.

O compressor de ar pode se dividido nas seguintes categorias: compressores de ar serviços gerais, para sistemas industriais, compressores de gás ou de processo, compressores de refrigeração e compressores para serviços de vácuo.

Um exemplo são os compressores de ar para sistemas industriais, neles são instalados para fornecer suprimento de ar em unidades industriais, ou seja, renova o ar da indústria, custam mais caros, mas sua função continua sendo o mesmo que os outros modelos de compressores de ar que consiste em adequar a pressão e vazão às necessidade do lugar.

São fundamentais em qualquer ambiente, nas indústrias o compressor também é responsável por garantir aos funcionários bem-estar e ar limpo para respirar, evitando qualquer tipo de problema de saúde.

Ao montar uma indústria, esse aparelho é um dos primeiros na lista para ser adquirido. Qualquer dúvida, sobre o maquinário pergunte ao profissional.