A evolução da tecnologia industrial abrange os mais diferentes setores e não seria diferente ao se tratar da área médica e os procedimentos.

Afinal, a capacidade explorada nas máquinas de analisar, monitorar, entre outras, contribui com a automatização também nesta área, principalmente para a otimização de processos e redução de riscos.

Entre as alternativas exploradas em meio a saúde, é possível citar:

  • Gestão de recursos;
  • Monitoramento do paciente;
  • Otimização a segurança;
  • Desenvolvimento de novos tratamentos.

Os avanços no meio industrial, naturalmente, são acompanhados por novos conhecimentos, que também incentiva em processos mais elaborados em todos os setores.

Afinal, uma maior conexão entre as máquinas também possibilita troca de dados, comandos e um maior controle de forma geral, obtendo assim resultados cada vez mais precisos e ágeis.

Também é importante citar que a tecnologia acaba se tornando um item que reforça a sustentabilidade de toda a cadeia, principalmente devido a maior eficiência gerada, otimização de recursos e redução de custos, sendo também um importante fator para o desenvolvimento econômico.

Um grande exemplo do uso da tecnologia, corresponde aos robos na medicina, que auxiliam na efetivação de métodos mais precisos devido as grandes mudanças contínuas.

A cirurgia robotica é explorada há alguns anos, onde através de um programa no computador, os procedimentos cirúrgicos são executados por meio de um robô.

No entanto, naturalmente, ainda há necessidade de certa supervisão, pois o planejamento é feito pelo cirurgião, que observa a execução.

Dessa forma, é possível evitar desvios no trajeto planejado, além de contar com manobras precisas, agilidade e segurança, principalmente nas cirurgias mais complexas em prol de métodos menos invasivos.

Os braços robóticos também são opções exploradas, onde os movimentos das mãos são reproduzidos por meio dos braços dos robôs.

Os sistemas testados apresentam uma câmera totalmente imóvel no robô, além de produzir imagens 3D com alta definição. Dessa forma, é possível reduzir danos e obter imagens mais nítidas.

Mais impactos da tecnologia na medicina

A automação de procedimentos medicos foi citada anteriormente, incluindo a inovação nos equipamentos medicos, como por meio dos braços robóticos, entre outros aspectos.

No entanto, também é interessante conhecer outros impactos que podem ser gerados por meio das inovações em torno da saúde.

Por exemplo, a relação com os pacientes, não apenas no atendimento inicial, como no cuidado de forma geral, é algo que pode ser otimizado, principalmente quando é delegado para meios automatizados determinadas tarefas.

Dessa forma, é possível também que exista maior foco na busca por soluções e também na elaboração de pesquisas.

A inteligência artificial é outro exemplo de aplicação para otimizar o atendimento, seja por meio de prontuários, apuração mais precisa de diagnósticos, preenchimento de tabelas e documentos, dando assim, um maior contato entre o médico e o paciente, enquanto esses processos são realizados por meios tecnológicos.

Além da transformação no atendimento ao paciente, a evolução na tecnologia também é aproveitada na área de formação e atualização dos profissionais do setor.

Os recursos foram aprimorados, principalmente por meio de realidade virtual, sensores, estratégias de gamificação, entre outras possibilidades que proporcionam cada vez mais uma imersão diferenciada e mais rica em detalhes.

Como funciona um software médico?

O software medico tem se tornado cada vez mais um aliado para o funcionamento de consultórios, atendendo a diferentes funções, seja para o uso e uma agenda ou até mesmo para a gestão correspondente a uma franquia de clínicas.  Isso se deve ao fato de que se trata de um sistema especificamente elaborado para o uso virtual nesta área.

Naturalmente, são diversos modelos de software para clinicas, mas de forma geral, há possibilidade de extração de relatórios de forma ágil sobre os pacientes, controle financeiro, procedimentos, repasses, fluxo de caixa, entre outras funcionalidades.

Há normas referentes ao CFM (Conselho Federal de Medicina) e ao HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act), que correspondem as normas internacionais, que servem principalmente para regularizar o funcionamento de tais programas.

Entre as normas, é possível encontrar maneiras específicas para armazenamento, backups obrigatórios, entre outros itens relacionados.

Conforme pode ser notado, assim como com outros setores, a tecnologia industrial reúne diferentes possibilidades de aplicação no setor da medicina, contribuindo principalmente para que os recursos utilizados no atendimento, gestão e tratamentos sejam cada vez melhores, seguros e precisos, possibilitando também melhorias na relação entre médico e paciente.